Setor:
Financeiro

Suportando milhões de transações por dia com banco de dados PostgreSQL na Caixa Econômica Federal

Sobre o cliente:

Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

Resultados

Ícone de uma seta para cima

Ambiente eficiente

O sistema atende com fluidez os clientes Caixa, toda equipe TI da Caixa, dos desenvolvedores até o cliente final está satisfeita com o desempenho, escalabilidade e robustez do novo ambiente MultiCanal.

Tecnologias usadas

Sobre o projeto

Em 2008, a Caixa precisava modernizar seu sistema de autoatendimento feito pelos caixas eletrônicos, precisava também de maior economia no ambiente mainfame e banco de dados, além de um maior domínio sobre os dados e negócios, já que as operações eram terceirizadas. Ela havia acabado de implementar o Linux nos terminais lotéricos e financeiros com grande sucesso, qualidade e redução de custos. A busca por uma solução open source foi natural. Ela conseguiu estabilidade, qualidade e redução de custos com duas tecnologias open source: PostgreSQL e JBoss.

Desafios na implementação

Qualquer nova solução a ser implementada na Caixa já é um desafio por si só:  devido aos volumes e ao legado de mais de 180 anos de história. Neste projeto:

  • A nova solução deveria contemplar o melhor uso de recursos e trazer o maior grau de independência tecnológica para a Caixa Econômica Federal;
  • A nova solução deveria se integrar não só aos modelos de segurança e auditoria de um banco como a Caixa, mas também aos modelos de desenvolvimento de software, operações em TI e acima de tudo manter ou aumentar o grau de satisfação dos clientes Caixa.
  • Reduzir os elevados gastos de processamento em plataforma alta (Mainframes IBM).
  • Internalizar a solução, já que as operações eram terceirizadas (pagos por transação bancária).

Solução implementada

A Caixa escolheu a tecnologia JAVA EE e precisava decidir qual a infraestrutura que apresentava melhor relação custo x benefício para rodar esta aplicação. Decidiu, então, fazer um teste de benchmark. A CAIXA considerou 3 plataformas já existentes em seu ambiente de TI:

  •   plataforma alta:  zSeriesIBM – zOS – DB2 – Websphere
  •   plataforma intermediária: Sparc-Solaris-Oracle-SJSAS
  •   plataforma baixa: x86-Linux-PostgreSQL-JBoss

A Caixa solicitou para os fornecedores (entre eles a 4Linux) que montassem o ambiente de hardware e software para os testes de “estresse da solução Multicanal”. Como os outros fornecedores, a 4Linux construiu o ambiente para receber a aplicação Multicanal e fez inúmeros ajustes de tuning para que a infraestrutura tivesse a melhor performance.

A solução apresentada pela 4Linux foi escolhida, ocorrendo a criação da infraestrutura do ambiente multicanal com sistema Operacional Linux, servidor de aplicação JBoss e banco de dados PostgreSQL, todos eles em sua versão Open Source. Para monitoramento do ambiente a solução escolhida foi o Zabbix.

Benefícios e resultados

  • O ambiente Multicanal atende atualmente (2020) quase 50.000 caixas eletrônicos ATMs, picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia. Passam pelo multicanal mais de R$ 1 bilhão por mês.
  • O banco de dados PostgreSQL – com mais de 18.000.000 de transações de banco de dados por dia – passou a ser uma alternativa ao banco de dados Oracle e DB2 dentro da Caixa.
  • As metas de independência tecnológica não têm valor mensurável e foram conquistadas;
  • O sistema atende com fluidez os clientes Caixa;
  • A cadeia de TI da Caixa, dos desenvolvedores até o cliente final está satisfeita com o desempenho, escalabilidade e robustez do novo ambiente MultiCanal.

Acelere seu crescimento digital com a 4Linux

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade, você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

Apresentamos neste ebook uma variedade de cases de sucesso com detalhamento técnico de várias tecnologias.

Ícone

Linux Debian customizado para mais de 100.000 equipamentos (terminais lotéricos e caixas eletrônicos) da Caixa Econômica Federal

Ícone

Descubra neste ebook como fornecemos suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS.

Ícone

Saiba como implementamos uma solução baseada em Prometheus, TimescaleDB e Dashboards personalizadas no Grafana.

Projetos,
Consultoria,
Suporte.

Na 4Linux, estamos comprometidos em ajudar a transformar sua empresa. Nossas soluções sob medida são projetadas para impulsionar o crescimento, a eficiência e o sucesso do seu negócio. Preencha o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

Conheça outros cases

Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.