Monitoramento

Monitoramento de serviços com Prometheus e Grafana

A combinação de Prometheus e Grafana é a solução para monitoramento de serviços em ambientes críticos. O Prometheus atua como back-end, responsável pelas métricas das aplicações ou serviços. Já o Grafana, para análise de dados, gerando gráficos com informações em tempo real. Além de utilizar o Prometheus como fonte de dados, o Grafana possui compatibilidade com várias outras fontes de dados, como o Zabbix e soluções como: Elasticsearch, AWS Cloud Watch, InfluxDB e etc.

Como podemos te ajudar

Consultoria para definição e dimensionamento de arquitetura, com base nas demandas de negócio do cliente.

Instalação e configuração do ambiente de monitoramento com Prometheus e Grafana utilizando as melhores práticas de infraestrutura como código

Atualização e implementação das melhores práticas de monitoramento em ambientes que já possuem o Prometheus e Grafana em funcionamento.

Configuração do Prometheus em ambientes multicloud ou descentralizado com diversos datacenters utilizando o Federation.

Criação de dashboards dinâmicas e customizadas no Grafana, agregando métricas de serviços/aplicações do Pormetheus e de recursos de infraestrutura do Zabbix.

Instalação, configuração e customização de exporters para os principais serviços de mercado.

Quer usar o serviços com Prometheus e Grafana?

Solução de monitoramento entre diferentes datacenters utilizando Prometheus e Grafana

No cenário ao lado, foi realizada a implementação de um ambiente de monitoramento entre 2 datacenters diferentes.
O Datacenter 1 (DC1) é composto pelo servidor Prometheus Master com um banco de dados PostgreSQL com TimescaleDB e Alert Manager habilitado para enviar alertas por e-mail e um servidor Grafana para exibição das métricas em tempo real através das Dashboards.

O Datacenter 2 (DC2) é composto pelo servidor Prometheus Federation, banco de dados PostgreSQL e várias aplicações com os seus devidos exporters instalados.

O Prometheus federation busca em cada um dos servidores de aplicações as métricas disponibilizadas pelos exporters via push HTTP e armazena todas elas no banco de dados PostgreSQL. Dessa maneira, temos um monitoramento centralizado dentro do DC2.

O Prometheus Master busca a todo momento no Prometheus federation todas as métricas das aplicações que foram coletadas, e com isso, todas as informações ficam centralizadas no DC1. O Grafana verificar as métricas do Prometheus Master disponibiliza-as em painéis com visões em tempo real e sempre que ocorrer um problema, o Alert Manager enviará os alertas por e-mail para as contas definidas.

Em caso de perda de comunicação entre os datacenters, o Prometheus federation continua coletando as métricas das aplicações, e assim que a comunicação estiver acontecendo novamente, o Prometheus master irá buscar no federation todas as métricas que estão faltando devido ao período de indisponibilidade, garantindo assim um monitoramento sem perda de informações e evitando ‘buracos’ nos Dashboards do Grafana. Caso também existam servidores de monitoramento Zabbix, é possível fazer a integração para que o Grafana receba também as métricas de infraestruturas coletadas pelo Zabbix centralizando as métricas de todo o ambiente de TI em uma única ferramenta, facilitando o gerenciamento e análise de incidentes, onde tudo pode ser acompanhado através de gráficos e dashboards intuitivas.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source. Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!

small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.