Devops

Solução de Orquestração de Containers com Docker Swarm

O Docker Swarm é uma solução nativa para orquestração de containers Docker. Ela é segura, escalável e prática, cuja principal característica é sua simplicidade de implementação e operação. Aliada a simplicidade de uso da ferramenta temos o suporte ao arquivo “docker-compose.yml”, onde podemos definir serviços, réplicas, limitações, redes, etc. Este arquivo já é bem conhecido e utilizado pelos desenvolvedores, e nos permite levar a mesma stack utilizada em ambiente de desenvolvimento para produção, o que facilita a padronização e versionamento dos ambientes.

Como podemos te ajudar no Docker Swarm

Instalação e configuração de cluster com Docker Swarm utilizando práticas de Infraestrutura como código (IaC).

Implementação de um registry privado para armazenamento de containers com o Harbor.

Implementação de autoscaling para crescimento horizontal dos nós workers de forma automatizada em ambientes Cloud: AWS ou GCP.

Implementação de edge route/api gateway /ingress com descoberta automática de serviços com Traefik

Solução de monitoramento do cluster incluindo monitoramento dos nodes, do Docker e de chamadas HTTP com Prometheus e Grafana

Centralização de logs dos nodes e do containers Docker com Graylog.

Quer usar o Docker Swarm?

Cluster de Docker Swarm na AWS com autoscaling

Nesta solução temos um cluster de Docker Swarm rodando em instâncias EC2 da AWS. Ele é composto por 3 máquinas rodando nodes manager e por um segundo grupo com outras 3 máquinas para atuar como worker nodes do cluster configurados em autoscaling. Essa configuração nos garante tolerância a falhas dos nós managers e worker, além da escalabilidade horizontal sob demanda dos workers.
Além das instâncias do Docker Swarm a solução ainda conta com um Registry (repositório de imagens docker privado) utilizando o Harbor rodando em uma instância EC2 e um Load Balancer utilizando o serviço ALB/ELB (Elastic Load Balancer) da AWS

Para ter visibilidade do ambiente contamos com Prometheus para coletar métricas das máquinas, containers e serviços de forma automatizada através do recurso de service discovery. No quesito visualização e análise de métricas temos o Grafana, já para o armazenamento centralizado de logs estamos utilizando o Graylog. Neste cenário o Prometheus e o Grafana serão instalados como containers no próprio cluster de Swarm. Outro ponto é que para coletar as métricas do Docker temos o cAdvisor rodando como um container em cada nó do cluster.
Este cenário ainda conta com o Traefik, também rodando como um container nas máquinas managers, este é responsável por receber as requisições HTTP e direcionar para os serviços e/ou containers. O Traefik também é capaz de realizar a descoberta automática dos serviços disponíveis e disponibilizar para a aplicação um endereço informado na label do serviço.
Toda essa infraestrutura é provisionada e gerida através das ferramentas Ansible e Terrform.
O Terraform é responsável por criar e manter todos elementos da Cloud, neste caso ele fica responsável pelas instâncias EC2, pelas VPC’s, pelas regras de security groups, pelo Autoscale Group, pelo ELB e pelo ECR.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source.

Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!

small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.