{"id":22411,"date":"2022-08-03T18:00:05","date_gmt":"2022-08-03T21:00:05","guid":{"rendered":"https:\/\/4linux.com.br\/cursos\/?post_type=case&p=22411"},"modified":"2022-08-04T15:52:17","modified_gmt":"2022-08-04T18:52:17","slug":"capacitacao-linux-educacional-nte-mec","status":"publish","type":"case","link":"https:\/\/4linux.com.br\/cursos\/case\/capacitacao-linux-educacional-nte-mec\/","title":{"rendered":"Capacita\u00e7\u00e3o em Linux – na modalidade online – para 480 t\u00e9cnicos do MEC em contrata\u00e7\u00e3o feita pela UNESCO."},"content":{"rendered":"\t\t
O Programa Nacional de Inform\u00e1tica na Educa\u00e7\u00e3o (ProInfo) havia entregue centenas de milhares de computadores para a montagem dos laborat\u00f3rios de inform\u00e1tica das escolas p\u00fablicas em todo o Brasil. Foram montados mais de 12.000 laborat\u00f3rios e em mais de 120.000 computadores foi instalado o Linux Educacional, uma distribui\u00e7\u00e3o Linux baseada em Debian, especificamente criada para atender as demandas educacionais das escolas p\u00fablicas.<\/p>
Al\u00e9m do sistema operacional Linux o computador possuia v\u00e1rios outros softwares livres, e chegavam at\u00e9 os alunos repletos de conte\u00fados digitais, como hinos nacionais, 200+ objetos de aprendizagem, 800+ v\u00eddeos educacionais da programa\u00e7\u00e3o da TV Escola, 1.800+ textos de literatura em portugu\u00eas, espanhol e ingl\u00eas, al\u00e9m de 50 aplicativos educacionais livres, contemplando as grades de f\u00edsica, qu\u00edmica, biologia, matem\u00e1tica, geografia, hist\u00f3ria e portugu\u00eas.<\/p>
Do total de 12 mil laborat\u00f3rios, nove mil foram entregues em escolas urbanas, com mais de 100 alunos. Os outros tr\u00eas mil laborat\u00f3rios foram distribu\u00eddos em escolas rurais com mais de 50 alunos. Os equipamentos foram entregues, instalados e conectados a internet.<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
<\/span><\/p> Capacitar os profissionais das escolas p\u00fablicas que receberam os novos laborat\u00f3rios a usarem o Linux Educacional e os conte\u00fados digitais instalados nos computadores.<\/p> Para entender como o MEC encaminhou esta necessidade \u00e9 preciso entender o que s\u00e3o os N\u00facleo de Tecnologia Educacional. O NTE \u00e9 uma estrutura descentralizada de apoio permanente ao processo de introdu\u00e7\u00e3o de novas tecnologias nas escolas p\u00fablicas. Nele est\u00e3o sendo preparados os professores de 1\u00ba e 2\u00ba Graus e os t\u00e9cnicos de suporte \u00e0 Inform\u00e1tica Educativa das escolas. Os NTEs, t\u00eam entre outras fun\u00e7\u00f5es, a de capacitar professores da rede p\u00fablica de ensino cujo objetivo \u00e9 introduzir os recursos da inform\u00e1tica e das telecomunica\u00e7\u00f5es no processo ensino-aprendizagem. Os n\u00facleos disp\u00f5em de uma equipe composta por educadores (multiplicadores), especialistas em Inform\u00e1tica Educativa, que foram capacitados atrav\u00e9s de cursos de especializa\u00e7\u00e3o, ministrados pelas principais universidades. Foram estes especialistas em Inform\u00e1tica Educativa os profissionais escolhidos pelo MEC para receberem a capacita\u00e7\u00e3o no sistema Linux Educacional.<\/p> \u00a0<\/span><\/p> <\/div>\n\t\t \n <\/p> Capacitar especialistas em Inform\u00e1tica Educativa em mais de 500 NTEs situados em centenas de localidades diferentes, a um pre\u00e7o acess\u00edvel.<\/p> O custo de deslocamento de todos estes profissionais caso o curso tivesse que ser presencial poderia inviabilizar esta capacita\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m disso, nada mais natural para a contratante SEED\/MEC ( Secretaria de Ensino a Dist\u00e2ncia do MEC ) do que fazer a capacita\u00e7\u00e3o na modalidade online. <\/p> 480 alunos foram divididos em 12 turmas de 40 alunos para assistirem os cursos na modalidade online LIVE Class.<\/p> Assim que o contrato foi assinado, a primeira etapa foi definir o cronograma dos cursos, hor\u00e1rio das aulas e a divis\u00e3o dos 480 alunos em 12 turmas de 40 alunos ( n\u00famero m\u00e1ximo recomendado pela 4Linux – em termos pedag\u00f3gicos- para uma sala virtual).Os alunos foram indicados pela SEED\/MEC lotados nos NTEs espalhados pelas Coordena\u00e7\u00f5es Estaduais do Proinfo e da TV-Escola para que eles pudessem servir como facilitadores e multiplicadores desses conhecimentos em Linux junto \u00e0s escolas benefici\u00e1rias do programa Pro-Info. Optou-se por aulas s\u00edncronas (na qual o aluno entra na sala de aula virtual e ouve o professor ao vivo e interage pelo chat) foram definidos 6 hor\u00e1rios di\u00e1rios diferentes de aulas. Os alunos fizeram suas matr\u00edculas escolhendo um dos hor\u00e1rios dispon\u00edveis. O curso de 60 horas ( 2 horas di\u00e1rias ao vivo) tamb\u00e9m tinha a sua parte ass\u00edncrona ( aquela onde o aluno faz as tarefas na hora que mais lhe convier) onde ele participava de f\u00f3runs, resolvia exerc\u00edcios, assistia v\u00eddeo aula, se preparava para a pr\u00f3xima aula, praticava o que est\u00e1 sendo ensinado nas m\u00e1quinas virtuais, tirava d\u00favidas com o monitor ( toda turma tinha professor e monitor), lia os artigos recomendados pelos professores e fazia as pesquisas na internet. Para a parte ass\u00edncrona o aluno teve que se dedicar, para ter um bom aproveitamento, pelo menos outras 100 horas de estudo al\u00e9m das 60h em ‘sala de aula virtual’. Os cursos foram ministrados para as 12 turmas entre junho e setembro de 2008. Os alunos assistiam as aulas dos NTEs ou de sua pr\u00f3pria resid\u00eancia. <\/p> Uma taxa baix\u00edssima de desist\u00eancia e uma taxa de aprova\u00e7\u00e3o de 96%.<\/p> Dos 484 alunos matriculados, 455 conclu\u00edram os cursos. Uma taxa de desist\u00eancia considerada baix\u00edssima pela SEED\/MEC. A grande maioria dos que n\u00e3o conseguiram concluir foi devido a problemas com conflito de hor\u00e1rios entre o curso e suas tarefas di\u00e1rias. Voc\u00ea indicaria este curso para um amigo?<\/p> \u00a0<\/p> Sim: 96% \u00a0<\/p> Como o aluno se auto-avaliou:<\/p> Auto Avalia\u00e7\u00e3o \u00a0<\/p> O curso atendeu suas expectativas.<\/p> 6% \u00a0<\/p> Qual seu conhecimento do assunto antes do curso \u00a0<\/p> Qual seu conhecimento do mesmo assunto ap\u00f3s o curso
A convite da SEED\/MEC, a 4Linux e outras empresas de capacita\u00e7\u00e3o Linux foram convidadas – em consulta p\u00fablica – a apresentarem solu\u00e7\u00f5es para esta necessidade. A 4Linux ensina Linux pela internet desde 2002 e possui um ambiente de ensino online customizado para o ensino de TI, tendo o software livre Moodle como ambiente central . A SEED\/MEC, com sua grande experi\u00eancia neste tipo de capacita\u00e7\u00e3o, analisou as propostas, compilou as melhores ideias e conte\u00fados propostos e licitou atrav\u00e9s de edital p\u00fablico no in\u00edcio de 2008 a capacita\u00e7\u00e3o para 480 multiplicadores do NTEs. O Edital foi feito pela UNESCO – Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas para a Educa\u00e7\u00e3o, a Ci\u00eancia e a Cultura \u2013 que aportou recursos dispon\u00edveis para este fim. A 4Linux foi a empresa vencedora do certame licitat\u00f3rio e assinou contrato em maio\/2008.<\/p> <\/div>\n\t\t \n
Facilitou muito o trabalho da 4Linux a grande motiva\u00e7\u00e3o dos alunos para aprender Linux. Muitos deles tinham ouvido falar do Linux e estavam bastante curiosos para aprend\u00ea-lo. Todos os alunos receberam individualmente no endere\u00e7o que eles forneceram no ato da matr\u00edcula um kit de car\u00e1ter motivacional contendo: 1 camiseta, 1 pasta e Cds para instala\u00e7\u00e3o do Linux. Toda esta log\u00edstica foi idealizada e executada pela 4Linux.
No ensino a dist\u00e2ncia o controle de presen\u00e7a precisa ser diferente do controle de presen\u00e7a do ensino presencial pois no ensino a dist\u00e2ncia o aluno pode se ‘logar’ na aula, mas, ficar navegando na internet e n\u00e3o participar das aulas. Por este motivo \u00e9 importante medir a participa\u00e7\u00e3o dos alunos na aula e n\u00e3o a sua simples presen\u00e7a na sala de aula virtual.
Para medir esta participa\u00e7\u00e3o, definiu-se que seriam lan\u00e7ados ‘ desafios’ durante as aulas que nada mais s\u00e3o do que exerc\u00edcios lan\u00e7ados durante as aulas em momentos n\u00e3o agendados como forma de medir a presen\u00e7a, participa\u00e7\u00e3o e o seu aproveitamento.<\/p> <\/div>\n\t\t \n
Durante o curso foram aplicados question\u00e1rios de acompanhamento e ap\u00f3s o t\u00e9rmino foram aplicados question\u00e1rios de avalia\u00e7\u00e3o ( on-line) para medir a satisfa\u00e7\u00e3o dos alunos e os resultados foram bastantes positivos e duas delas, que resumem bem a satisfa\u00e7\u00e3o dos alunos, publicamos abaixo:<\/p>
N\u00e3o: 4%<\/p>
Notas 0 a 4
Notas 5 a 7
Notas 8 a 10<\/p>
26%
68%<\/p>
48%
40%
12%<\/p>
6%
35%
59%<\/p> <\/div>\n\t\t <\/div>\n <\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t