{"id":1560,"date":"2021-07-29T20:09:39","date_gmt":"2021-07-29T20:09:39","guid":{"rendered":"https:\/\/4linux.com.br\/?page_id=1560"},"modified":"2024-08-30T19:40:21","modified_gmt":"2024-08-30T19:40:21","slug":"o-que-e-chatbot","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 um chatbot?"},"content":{"rendered":"\n

Um chatbot \u00e9 descrito com frequ\u00eancia como uma das express\u00f5es mais avan\u00e7adas e promissoras da intera\u00e7\u00e3o homem-m\u00e1quina. No entanto, do ponto de vista tecnol\u00f3gico, um chatbot representa apenas a evolu\u00e7\u00e3o natural de um sistema de resposta a perguntas que tira proveito do processamento de linguagem natural (PNL).<\/p>\n\n\n\n

O processamento de linguagem natural (NLP – Natural Language Processing ) ajuda os computadores a se comunicarem com os humanos em seu pr\u00f3prio idioma. Por exemplo, a PNL possibilita que os computadores leiam texto, ou\u00e7am a fala, interpretem, me\u00e7am o sentimento e determinem quais partes da comunica\u00e7\u00e3o s\u00e3o importantes. A formula\u00e7\u00e3o de respostas a perguntas em linguagem natural \u00e9 um dos exemplos mais t\u00edpicos de processamento de linguagem natural aplicado nas empresas.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, o que \u00e9 um chatbot? \u00c9 um software desenvolvido para automatizar uma tarefa espec\u00edfica. Mais especificamente, um chatbot \u00e9 essencialmente uma interface de usu\u00e1rio conversacional que pode ser conectada a uma s\u00e9rie de fontes de dados por meio de uma API para que possa oferecer informa\u00e7\u00f5es ou servi\u00e7os sob demanda..<\/p>\n\n\n\n

Chatbots abertos e fechados ( open and closed chatbots)<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Dependendo do uso, os chatbots podem ser abertos ou fechados.<\/p>\n\n\n\n

Os chatbots abertos s\u00e3o aqueles que usam intelig\u00eancia artificial para processar a linguagem e aprender com suas intera\u00e7\u00f5es com os usu\u00e1rios. Chatbot abertos autoevoluem.<\/p>\n\n\n\n

Os chatbots fechados s\u00e3o aqueles que executam \u00fanica e exclusivamente um fluxo de conversa\u00e7\u00e3o ou script que pode ou n\u00e3o usar intelig\u00eancia artificial dependendo de como avalia as mensagens do usu\u00e1rio. Chatbot aberto depende de a\u00e7\u00e3o humana para evoluir.<\/p>\n\n\n\n

Os chatbots abertos podem oferecer suporte a uma maneira mais natural de conversar, no entanto, se eles n\u00e3o foram treinados adequadamente, h\u00e1 o risco de uma experi\u00eancia do usu\u00e1rio ruim. Por outro lado, os chatbots fechados t\u00eam um risco menor de uma experi\u00eancia do usu\u00e1rio ruim e t\u00eam a vantagem de eles podem direcionar uma conversa para um objetivo ou processo espec\u00edfico.<\/p>\n\n\n\n

Tipos de Chatbot<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

1- Chatbot menu\/bot\u00e3o.<\/h3>\n\n\n\n

Os chatbots baseados em menu \/ bot\u00e3o s\u00e3o o tipo mais b\u00e1sico de chatbots. Na maioria dos casos, esses chatbots s\u00e3o \u00e1rvore hier\u00e1rquicas de decis\u00e3o apresentadas ao usu\u00e1rio na forma de bot\u00f5es. Semelhante aos menus telef\u00f4nicos automatizados, esse tipo de chatbots exigem que o usu\u00e1rio fa\u00e7a v\u00e1rias sele\u00e7\u00f5es ( tecle em bot\u00f5es) para se aprofundar na resposta final.<\/p>\n\n\n\n

2- Chatbot lingu\u00edstico<\/h3>\n\n\n\n

Se os tipos de perguntas que os cliente far\u00e3o podem previstas, um chatbot lingu\u00edstico pode ser uma boa solu\u00e7\u00e3o. Os chatbots lingu\u00edsticos ou baseados em regras criam fluxos de conversa\u00e7\u00e3o usando a l\u00f3gica if \/ then. Primeiro, deve-se definir as condi\u00e7\u00f5es de idioma do chatbot. As condi\u00e7\u00f5es podem ser criadas para avaliar as palavras, a ordem das palavras, sin\u00f4nimos e muito mais. Se a pergunta recebida corresponder \u00e0s condi\u00e7\u00f5es definidas pelo chatbot, os usu\u00e1rios podem receber a ajuda adequada em um piscar de olhos.<\/p>\n\n\n\n

3- Chatbot de reconhecimento de palavra-chave<\/h3>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio dos chatbots baseados em menus, os chatbots baseados em reconhecimento de palavras-chave podem ‘ouvir’ o que os usu\u00e1rios digitam e responder apropriadamente, sem a necessidade de esperar uma escolha ou digita\u00e7\u00e3o no bot\u00e3o. Esses chatbots utilizam palavras-chave personaliz\u00e1veis \u200b\u200be um aplicativo de IA – Processamento de Linguagem Natural (PNL) para determinar como fornecer uma resposta apropriada ao usu\u00e1rio dependendo do que ele est\u00e1 digitando.<\/p>\n\n\n\n

4- Chatbot Machine Learning<\/h3>\n\n\n\n

Esse tipo de chatbot utiliza aprendizado de m\u00e1quina (ML) e intelig\u00eancia artificial (IA) para usar conversas com usu\u00e1rios para aprender e evoluir com o tempo. Ao contr\u00e1rio dos chatbots baseados em reconhecimento de palavras-chave ( que s\u00e3o engessados) , os chatbots contextuais s\u00e3o inteligentes o suficiente para se auto-aperfei\u00e7oarem com base no que os usu\u00e1rios est\u00e3o pedindo e como est\u00e3o solicitando.<\/p>\n\n\n\n

5- Chatbot h\u00edbrido<\/h3>\n\n\n\n

Os chatbots com IA s\u00e3o os chamam mais a aten\u00e7\u00e3o das empresas , mas elas nem sempre t\u00eam equipe ou grandes volumes de dados para apoi\u00e1-los. Ent\u00e3o, elas optam pelo modelo h\u00edbrido. O modelo h\u00edbrido oferece o melhor dos dois mundos – a simplicidade dos chatbots baseados em palavras-chaves, com a complexidade dos AI-bots.<\/p>\n\n\n\n

6- Chatbot com livechat<\/h3>\n\n\n\n

Neste cen\u00e1rio os chatbots s\u00e3oo integrados com os sistemas de atendimento humano, os livechats. Eventualmente, o atendimento via chatbot pode encontrar questionamentos mais complexos, al\u00e9m das perguntas frequentes feitas em larga escala.<\/p>\n\n\n\n

Quando esse fato acontece, o chatbot faz a primeira triagem do usu\u00e1rio e encaminha o contato para um atendente ou para a equipe de atendimento. \u00c9 um trabalho colaborativo realizado entre a automatiza\u00e7\u00e3o do rob\u00f4 e os colaboradores.<\/p>\n\n\n\n

A integra\u00e7\u00e3o do chatbot com o livechat libera os funcion\u00e1rios de atendimentos b\u00e1sicos e rotineiros. Assim, mant\u00e9m apenas o suporte mais complicado, que necessita de maiores an\u00e1lises e da experi\u00eancia do atendente.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Um chatbot \u00e9 um software que usa recursos de intelig\u00eancia artificial (IA) e que pode simular uma conversa (ou chat) com um usu\u00e1rio em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, websites, aplicativos m\u00f3veis ou por telefone.<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1585,"parent":0,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"_acf_changed":false,"_uf_show_specific_survey":0,"_uf_disable_surveys":false,"footnotes":""},"class_list":["post-1560","page","type-page","status-publish","has-post-thumbnail"],"acf":[],"yoast_head":"\nChatbot: o que \u00e9, como funciona e quais os tipos - 4Linux<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"O que \u00e9 chabot? Como um chatbot funciona? Como criar um chatbot? Tpos de chatbot.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"en_US\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Chatbot: o que \u00e9, como funciona e quais os tipos - 4Linux\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"O que \u00e9 chabot? Como um chatbot funciona? Como criar um chatbot? Tpos de chatbot.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"4Linux\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/4linux\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2024-08-30T19:40:21+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1366\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"396\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:site\" content=\"@4linux\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Est. reading time\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"5 minutes\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/\",\"url\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/\",\"name\":\"Chatbot: o que \u00e9, como funciona e quais os tipos - 4Linux\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg\",\"datePublished\":\"2021-07-29T20:09:39+00:00\",\"dateModified\":\"2024-08-30T19:40:21+00:00\",\"description\":\"O que \u00e9 chabot? Como um chatbot funciona? Como criar um chatbot? Tpos de chatbot.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg\",\"width\":1366,\"height\":396},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\/\/4linux.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"O que \u00e9 um chatbot?\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/4linux.com.br\/\",\"name\":\"4Linux\",\"description\":\"Open Software Specialists\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/4linux.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"en-US\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/#organization\",\"name\":\"4Linux\",\"url\":\"https:\/\/4linux.com.br\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/02\/logo-POSITIVO.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/02\/logo-POSITIVO.png\",\"width\":1024,\"height\":325,\"caption\":\"4Linux\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/4linux.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.facebook.com\/4linux\",\"https:\/\/x.com\/4linux\",\"https:\/\/www.instagram.com\/4linux\",\"https:\/\/www.linkedin.com\/company\/4linux\",\"https:\/\/www.youtube.com\/user\/4linuxmultimidia\"]}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Chatbot: o que \u00e9, como funciona e quais os tipos - 4Linux","description":"O que \u00e9 chabot? Como um chatbot funciona? Como criar um chatbot? Tpos de chatbot.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/","og_locale":"en_US","og_type":"article","og_title":"Chatbot: o que \u00e9, como funciona e quais os tipos - 4Linux","og_description":"O que \u00e9 chabot? Como um chatbot funciona? Como criar um chatbot? Tpos de chatbot.","og_url":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/","og_site_name":"4Linux","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/4linux","article_modified_time":"2024-08-30T19:40:21+00:00","og_image":[{"width":1366,"height":396,"url":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg","type":"image\/jpeg"}],"twitter_card":"summary_large_image","twitter_site":"@4linux","twitter_misc":{"Est. reading time":"5 minutes"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/","url":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/","name":"Chatbot: o que \u00e9, como funciona e quais os tipos - 4Linux","isPartOf":{"@id":"https:\/\/4linux.com.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg","datePublished":"2021-07-29T20:09:39+00:00","dateModified":"2024-08-30T19:40:21+00:00","description":"O que \u00e9 chabot? Como um chatbot funciona? Como criar um chatbot? Tpos de chatbot.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#breadcrumb"},"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#primaryimage","url":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg","contentUrl":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/o-que-e-chatbot.jpg","width":1366,"height":396},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/4linux.com.br\/o-que-e-chatbot\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/4linux.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"O que \u00e9 um chatbot?"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/4linux.com.br\/#website","url":"https:\/\/4linux.com.br\/","name":"4Linux","description":"Open Software Specialists","publisher":{"@id":"https:\/\/4linux.com.br\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/4linux.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"en-US"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/4linux.com.br\/#organization","name":"4Linux","url":"https:\/\/4linux.com.br\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/4linux.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/02\/logo-POSITIVO.png","contentUrl":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/02\/logo-POSITIVO.png","width":1024,"height":325,"caption":"4Linux"},"image":{"@id":"https:\/\/4linux.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/"},"sameAs":["https:\/\/www.facebook.com\/4linux","https:\/\/x.com\/4linux","https:\/\/www.instagram.com\/4linux","https:\/\/www.linkedin.com\/company\/4linux","https:\/\/www.youtube.com\/user\/4linuxmultimidia"]}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/1560"}],"collection":[{"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1560"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/1560\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1585"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/4linux.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1560"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}