O que é Zend Server

Zend Server é um servidor de aplicações PHP, ao contrario do que muitos pensam ele não é um servidor Web/HTTP, ou seja ele trabalha em conjunto com um servidor WEB seja ele Apache, nginx ou IIS na plataforma Windows.

O Zend Server  traz diversos recursos  “out-of-the-box” nas seguintes áreas

Padronização de deploy

  • Com o Zend Server trabalhamos com o conceito de pacotes de deploy, onde é possível que o desenvolvedor defina toda a logica do deploy, evitando que o time de infraestrutura tenha que seguir longos “rituais” para efetuar o deploy da aplicação.
  • Outra grande vantagem do empacotamento é a possibilidade de validar toda a rotina de deploy em ambiente desenvolvimento e homologação antes de ser enviada para produção.
  • Todo o procedimento de deploy pode ser executado via API, permitindo a automatização de deploy e continous delivery.

Visibilidade e facilidade de debug

  • Através dos recursos de monitoramento a nível de aplicação é possível gerar alertas e capturar toda a pilha de execução possibilitando atuar de forma preventiva em problemas de desempenho e de aplicação sabendo exatamente o que foi executado pelo usuário.
  • Com os gráficos de consume de recursos de maquina e de pontos de gargalo é possível de forma rápida saber o que esta deixando seu servidor lento.

Desempenho

  • Através do Page Cache é possível definir de forma simples as paginas que devem ser cacheadas para melhoria de desempenho sem modificar sua aplicação.
  • Através do Data Cache é possível realizar cache de dados em disco ou memoria com a possibilidade de uso de namespaces

Clusterização e escalabilidade

  • Não se preocupe com sessão, pois através do session clustering o Zend mantêm de forma distribuída e em alta disponibilidade as sessões de usuário entre os todos os nós do cluster.
  • Quando o Zend Server se encontra em modo cluster, você tem a facilidade de realizar um único deploy e a garantia de todos os nós irão ser atualizados e a certeza que todo o seu cluster encontra-se com a configuração idêntica.

Auditoria

Toda ação realizada dentro do Zend Server é registrada com data, hora e usuário logado e fica disponível através da trilha de auditoria.

Você gostou deste artigo?

Veja outros que temos:

Fique por dentro das novidades:

Conheça nosso blog, com diversos artigos técnicos

Fique por dentro das novidades relacionadas aos softwares open source usado em nossas soluções.

Quer entrar para o mundo de desenvolvimento?

Conheça nosso curso online de Beginners Developer gratuito!

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de E-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.