Em uma maior ou menor intensidade, todas as médias e grandes empresas de todo o mundo estão passando pelo movimento de Transformação Digital, que é o processo de inserir a tecnologia como parte do negócio, seja ela dentro de processos, experiência de usuário, cultura empresarial e requisitos de negócio. Basicamente a transformação digital é trazer a empresa para o Digital de tal forma que TI é o negócio e não mais uma área de apoio ao negócio.
Alinhado com esse movimento, existe uma estratégia na área de TI chamada Cloud First,que prioriza a execução de novos projetos em ambientes Cloud, devido a grande quantidade dos serviços disponíveis para uso com apenas alguns cliques e a transferência de custos de CAPEX para OPEX.
A maioria das empresas enfrentam dificuldades em encontrar empresas e profissionais para auxiliá-las nessa transformação para o digital. Sendo parceiro de serviços da GCP, temos equipe qualificada e certificada que contam com o suporte do Google para fazer projetos de sucesso.
Veja abaixo como podemos criar uma pipeline de aplicação na GCP com Cloud Run.
Neste exemplo simples, criamos uma Pipeline para um time pequeno que não precisa utilizar todos os recursos do Kubernetes, mas ainda sim precisa rodar a aplicação em containers na Cloud, com escalabilidade e versionamento.
O Cloud Run é uma plataforma que permite executar contêineres chamados por meio de solicitações ou eventos. O Cloud Run é serverless: ele abstrai todo o gerenciamento da infraestrutura.
Nesse workflow, as pipelines são gerenciadas pelo Github Actions, onde nele a equipe de DevOps pode definir qual será o Cloud run que será utilizado, o Cloud Storage é onde as imagens do Docker serão armazenadas assim como os objetos utilizados pela aplicação (imagens, documentos, objetos) Nenhum desenvolvedor tem acesso aos ambientes de produção ou as senhas, uma vez que todas elas estarão armazenadas dentro do serviço Secret Manager.