Transforme a sua infraestrutura de T.I.
com o poder do open source.

Conheça abaixo os produtos e tecnologias open source com as quais mais trabalhamos. Não encontrou a tecnologia que estava procurando? Também atuamos na prospecção de softwares open source para novas necessidades, prova de conceito e homologação.

Todos
Banco de dados
Big Data
Cloud
DevOps
Infraestrutura
Infraestrutura Web
Monitoramento
TECNOLOGIAS_postgreSQL

PostgreSQL

PostgreSQL é um moderno e robusto sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (SGBD), possuindo uma grande reputação no mercado devido sua confiabilidade e desempenho apresentado ao longo dos anos.

Tecnologia - MySQL

MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares. O MySQL é utilizado por diferentes aplicações open source. Juntamente com o Linux, Apache e PHP formam o LAMP, tecnologias muito utilizadas nos sites da internet.

Tecnologia MariaDB

MariaDB

MariaDB é um derivado do MySQL e está disponível sob os termos da licença GPL v2.0. É desenvolvido pela fundação MariaDB e a meta é que seja o substituto gradativo do MySQL para oferecer mais recursos e melhor desempenho. O seu foco principal é a segurança, no qual o projeto mantém os seus próprios protocolos de segurança.

Tecnologia - MongoDB

MongoDB

MongoDB é um banco de dados noSQL orientado a documentos, de código aberto e multiplataforma, escrito na linguagem C++. Suas características permitem que as aplicações modelem informações de modo muito mais natural, pois os dados podem ser aninhados em hierarquias complexas e continuar a ser indexáveis e fáceis de buscar.

Tecnologia - Redis

Redis

O Redis é um armazenador de estrutura de dados em memória, de código aberto sob licença BSD. Os principais casos de uso do Redis incluem cache, gerenciamento de sessões, PUB/SUB, banco de dados, cache e broker de mensagens. Redis é um acrônimo de REmote DIctionary Server (servidor de dicionário remoto).

Tecnologia - Percona

Percona

O Percona Server começou como um fork do MySQL que prometia desde o início fornecer uma plataforma de maior desempenho e escalabilidade. Hoje a Percona é uma organização que, com o principal produto do Percona Server, oferece uma quantidade significativa de software livre, serviços de consultoria e assistência técnica relacionados a banco de dados.

Tecnologia - Hadoop

Hadoop

Hadoop é uma plataforma de software escrito em Java, de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados. É a plataforma open source mais popular para construção de infraestrutura de BigData . Foi inspirada no MapReduce e no GoogleFS.

Tecnologia - Apache Zeppelin

Zeppelin

O Apache Zeppelin é um notebook web-based (ambiente de exploração e teste) que permite análise de dados interativa. Fornece gestão de dados, exploração de dados, visualização, compartilhamento e recursos de colaboração para Hadoop e Spark.

Tecnologia - Apache ZooKeeper

Zookepper

O Apache ZooKeeper é uma API Open Source que permite que os processos distribuídos em sistemas de grande porte sincronizem informações um com o outro sem falha, de modo que todos os clientes que fazem solicitações recebam dados consistentes. É especificamente um serviço para sistemas distribuídos que oferecem um armazenamento de chave-valor hierárquico.

Tecnologia - Apache Nifi

Nifi

O Apache Nifi é um projeto Open Source Apache Software Foundation de integração de dados, projetado para automatizar o fluxo de dados entre sistemas de software. Integrando diversas origens com diversos destinos, usando bancos de dados, Hadoop (HDFS), Kafka, Spark, entre outros.

Tecnologia - Flume

Flume

O Apache Flume é um serviço da Apache Software Foundation que permite coletar, agregar e mover grandes quantidade de dados em um ambiente distribuído como os gerados em social media, e-mails , logs e qualquer fonte de dados possível. O objetivo principal do Apache Flume é ingerir dados de eventos no HDFS (Hadoop Distributed File System) de forma simples e automatizada.

Tecnologia - Hive

Hive

Apache Hive é um software data warehouse construído a partir do Hadoop que facilita a leitura, gravação e gerenciamento de grandes conjuntos de dados residindo em armazenamento distribuído usando consultas semelhantes a SQL (HiveQL). Hive abstrai trabalhos MapReduce subjacentes e retorna dados em formato de tabelas (não HDFS).

Tecnologia HBASE

Hbase

Apache Hbase é o banco de dados NoSQL padrão do Hadoop. É de código aberto que tem sua origem no Google Bigtable. O Hbase é um banco orientados por coluna e armazena seus dados no Datalake HDFS. O Hbase é adequado para conjuntos de dados esparsos armazenados em tabelas largas para grandes cargas de trabalho analíticas e operacionais.

Tecnologia - Spark

Spark

Apache Spark  é um framework para processamento de Big Data construído com foco em velocidade, facilidade de uso e análises sofisticadas. Oferece APIs de alto nível em Java, Scala e Python, bem como um conjunto de bibliotecas que o tornam capaz de trabalhar de forma integrada, em uma mesma aplicação, com SQL, streaming e análises complexas.

Tecnologia - Ambari

Ambari

O Apache Ambari é uma plataforma desenvolvida pela Hortonworks que permite instalar, configurar e monitorar um cluster Hadoop em poucos minutos. Ele simplifica o gerenciamento e o monitoramento de um cluster Apache Hadoop e essa simplificação é feita fornecendo uma interface do usuário Web - fácil de usar - e a API REST.

Tecnologia - Apache Kafka

Apache Kafka

O Kafka é uma plataforma de streaming que atua como um “espinha dorsal” para as empresas a fim de diminuir o acoplamento entre sistemas de Big Data oferecendo message broker, processamento e armazenamento de streaming. O Kafka foi desenvolvido pela Apache Software Foundation e escrito em Scala e Java.

Tecnologia - Dask

Dask

Dask é uma biblioteca de código aberto para computação paralela escrita em Python composta de duas partes: Inclui um componente de agendamento de tarefas para construir gráficos de dependência e agendar tarefas. Em segundo lugar, inclui as estruturas de dados distribuídas com APIs semelhantes a Pandas Dataframes ou matrizes NumPy.

Tecnologia - Spark MLib

Spark Mllib

MLlib é a biblioteca de aprendizagem de máquina (Machine Learning) do Spark. Seu objetivo é tornar o aprendizado de máquinas prático escalonável e fácil. Em um alto nível, ele fornece vários utilitários úteis como classificação, regressão, clustering, modelagem, decomposição de valor singular (SVD) e análise de componente principal (PCA).

Tecnologia - Keras

Keras

O Keras é uma biblioteca de rede neural de código aberto escrita em Python. Ele é capaz de rodar em cima de TensorFlow, Microsoft Cognitive Toolkit, R, Theano, ou PlaidML. Projetado para permitir experimentação rápida com redes neurais profundas, ele se concentra em ser fácil de usar, modular e extensível.Foi desenvolvida para facilitar experimentações rápidas.

Tecnologia - Apache Flink

Apache Flink

É um framework e mecanismo de processamento distribuído em lote ou streaming. O Flink foi projetado para ser executado em todos os ambientes de cluster comuns, realizar cálculos na velocidade da memória e em qualquer escala.

Tecnologia - Tersorflow

Tensorflow

É uma biblioteca de código aberto para computação numérica e aprendizado de máquina em grande escala.

Tecnologia - Apache Airflow

Apache Airflow

É uma plataforma criada para criar, agendar e monitorar fluxos de trabalho de maneira programática.

Tecnologia - Apache Oozie

Apache Oozie

É uma plataforma criada para criar, agendar e monitorar fluxos de trabalho de maneira programática.

Tecnologia Kubeflow

Kubeflow

Automatiza a implantação de modelos do TensorFlow no Kubernetes.

Tecnologia - Apache Cassandra

Apache Cassandra

É um projeto de sistema de banco de dados distribuído altamente escalável de segunda geração, que reúne a arquitetura do DynamoDB, da Amazon Web Services e modelo de dados baseado no BigTable, do Google.

Tecnologia - Anaconda

Anaconda

É um gerenciador de pacotes de código aberto, gerenciador de ambiente e distribuição das linguagens Python e R.

Tecnologia - Jupyter Notebook

Jupyter notebook

É um ambiente computacional web para criação de documentos para a plataforma Jupyter. O termo "notebook" pode, dependendo do contexto, fazer referência a entidades distintas como Jupyter (aplicativo Web), Jupyter Python (servidor Web) ou ao formato de documento para a plataforma.

Tecnologia - RAPIDS

RAPIDS

É um pacote de bibliotecas de software, construído em CUDA-X AI, que permite executar ciência de dados de ponta a ponta e pipelines analíticos inteiramente em GPUs.

Tecnologia - ArangoDB

ArangoDB/ArangoML

ArangoML é suportado por vários recursos do ArangoDB, ele pode armazenar dados não estruturados, como as estatísticas de treinamento de uma execução de treinamento particular (documento), bem como a conexão (gráfico) com o conjunto de dados associado e o modelo resultante.

Tecnologia - AWS

AWS

AWS (Amazon Web Service) é uma plataforma que oferece soluções de computação em nuvem flexíveis, confiáveis, escaláveis, fáceis de usar e econômicas. A plataforma é desenvolvida com uma combinação de ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e pacote de software como serviço (SaaS).

Tecnologia - Google Cloud Platform

GCP

AWS (Amazon Web Service) é uma plataforma que oferece soluções de computação em nuvem flexíveis, confiáveis, escaláveis, fáceis de usar e econômicas. A plataforma é desenvolvida com uma combinação de ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e pacote de software como serviço (SaaS).

Tecnologia - Digital Ocean

Digital Ocean

Digital Ocean oferece uma plataforma de infraestrutura como serviço (IaaS) para desenvolvedores de software eé uma alternativa as tradicionais redes públicas ( AWS, Azure e GCP) com um excelente relação custo-benefício e muito popular entre os desenvolvedores de código aberto.

Tecnologia OpenStack

Openstack

O OpenStack é uma combinação de projetos Open Source, que em sua somatória formam uma plataforma de computação em nuvem que permite criar e administrar um pool de recursos virtuais, similar aos principais serviços ofertados pelas Clouds Públicas. Ele pode ser chamado de Sistema Operacional da Nuvem.

Tecnologia - Terraform

Terraform

Terraform é uma ferramenta de código aberto comumente utilizada para construir, alterar e versionar uma infraestrutura de forma segura e eficiente, através de uma linguagem declarativa (HCL). Suporta uma grande variedade de nuvens públicas, como Google Cloud, AWS, Azure, Digital Ocean e também nuvens privadas, como OpenStack.

Tecnologia - Ansible

Ansible

Ansible é uma excelente ferramenta para automatização de processos em uma infraestrutura, seja ela local ou na nuvem, atuando no provisionamento e no gerenciamento de configuração do ambiente, sem a necessidade de possuir agentes rodando nos hosts.

Tecnologia Puppet

Puppet

Puppet é utilizado para automação do provisionamento da configuração e do gerenciamento contínuo de suas máquinas e o funcionamento do software nelas.  Ele permite que os usuários entendam e atuem sobre as alterações que ocorrem nos aplicativos, juntamente com relatórios detalhados e alertas em tempo real.

Tecnologia Foreman

Foreman

O Foreman é uma ferramenta de gerenciamento de sistemas de ciclo de vida para provisionamento, configuração e monitoramento de servidores físicos e virtuais. Com o Foreman, você pode implantar aplicativos rapidamente e gerenciar mudanças de forma proativa, tanto com VMs e bare-metal ou na nuvem.

Tecnologia Rundeck

Rundeck

O Rundeck é basicamente um Job Scheduler simples e poderoso que permite que você execute tarefas em qualquer número de hosts à partir de uma interface baseada na web ou de linha de comando. Ele também inclui : controle de acesso, geração de fluxo de trabalho, agendamento, log e integração com fontes externas para dados de nó e opção.

Tecnologia - AWX

AWX

O AWX é um projeto de código aberto do software Ansible Tower patrocinado pela Red Hat. Ele permite controlar melhor o uso do projeto Ansible em ambientes de TI, fornecendo uma interface de usuário baseada na web e um mecanismo de tarefas baseados no Ansible.

Tecnologia - Docker

Docker

Docker é uma ferramenta projetada para facilitar a criação, implantação e execução de aplicativos através de containers, se tornando um padrão neste segmento para diversas outras tecnologias e para os próprios desenvolvedores, sendo a maneira mais simples de transportar sua aplicação do seu ambiente desktop para a nuvem sem problemas de dependencias.

Tecnologia - Kubernetes

Kubernetes

Kubernetes é a principal solução utilizada para orquestrar um ambiente com vários containers através de uma infraestrutura clusterizada, oferencendo maior escalabilidade, resiliência, disponibilidade e segurança para esses cenários, devido sua solidez serve como base para outras tecnologias do segmento.

Tecnologia - Openshift

Openshift

OpenShift  é uma plataforma que auxilia no processo de orquestração de containers baseada em Kubernetes e containers Linux de maneira independente da plataforma na qual os containers serão executados. O OpenShift oferece a possibilidade de controlar todo o ciclo de vida de uma aplicação baseada em containers.

Tecnologia - Rancher

Rancher

Rancher é uma plataforma opensource para gerenciar infraestrutura de Docker e Kubernetes em produção, assim como efetuar deploy de apps usando Docker. Umas das suas principais funcionalidades são: Alta disponibilidade, interface de gerenciamento, multi ambientes, multi orquestradores, integração com os principais clouds, catálogo de serviços e load balancer.

Tecnologia - Harbor

Harbor

Harbor é um repositório de imagens OCI compliant com diversas features criado pela VMware e que hoje está sob o controle da  CNCF. Ele garante que as imagens sejam verificadas e livres de vulnerabilidades, e assina as imagens como confiáveis. Também faz análise de segurança e vulnerabilidade, assinatura e validação de conteúdo, API extensível e IU da web, replicação de imagem, entre outras.

Tecnolgia - Docker Swarm

Docker Swarm

O Swarm é a ferramenta nativa de orquestração do Docker que permite a criação de clusters de Docker, ou seja, podemos fazer com que diversos hosts de Docker estejam dentro do mesmo pool de recursos, facilitando assim o deploy de containers. O Swarm disponibilidade uma API de integração, onde é possível realizar grande parte das atividades administrativas de um container.

Tecnologia - Docker Registry

Docker Registry

O Docker Registry provê um serviço para hospedagem de imagens do Docker, altamente escalonável e que armazena e permite distribuir imagens Docker. Permite um controle rigoroso sobre onde as imagens estão sendo armazenadas e possui uma pipeline de distribuição de imagens.

Tecnologia - Podman

Podman

Podman é uma ferramenta multiplataforma - em linha de comando – que permite criar e gerenciar diretamente imagens de contêiner. O Podman é uma CLI (Comand Line Interface) para o gerenciamento de pods, containers e imagens e foi baseada na mesma linha de comando do Docker.

Tecnologia - OKD

OKD

O OKD é basicamente uma distribuição “personalizada” do Kubernetes. OKD é um acrônimo para “Origin Kubernetes Distribution”. O OKD foi criado pela Red Hat para que existisse uma distribuição do Kubernetes mais otimizada para processos tradicionais em ambientes baseados em nuvem. Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicativos e manutenção do ciclo de vida de longo prazo.

Tecnologia - Traefik

Traefik

O Traefik é um proxy reverso que reconhece o Docker e inclui seu próprio painel de monitoramento ou dashboard. Foi desenvolvido para atender a demanda de requisições web, então ele pode ser utilizado para fazer o roteamento das conexões de um site ou API para o container ou o serviço que foi criada para isso.

Tecnologia - Jenkins

Jenkins

Jenkins é um software de interface web que auxilia na criação de um fluxo automatizado através de pipelines, atuando em diversas etapas do ciclo de desenvolvimento de um software como a construção (Build) e testes, facilitando a integração, entrega e a implantação contínua (CI/CD).

Tecnologia - SonarQube

SonarQube

SonarQube é uma ferramenta para garantir a qualidade do código fonte em desenvolvimento. Ele realiza diversas análises durante o processo de compilação da aplicação, detectando por exemplo: trechos de código fonte que possam gerar bugs, duplicidade de linhas de comando, entre outras.

Tecnologia - Sonatype Nexus

Nexus

Nexus é um repositório de artefatos Maven e está entre os melhores e mais confiáveis repositórios Maven disponíveis. É Open Source e atua como um proxy para a equipe de desenvolvimento.

Tecnologia - Arachni

Arachni

Arachni é um framework rico em recursos, modular e de alto desempenho voltada para avaliar a segurança de aplicativos da web modernos. É multiplataforma, com suporte para todos os principais sistemas operacionais. Suporta aplicações web que fazem uso de JavaScript, HTML5 e AJAX.

Tecnologia - Apache Jmeter

Apache Jmeter

JMeter é uma ferramenta que realiza testes de carga e de estresse em recursos estáticos ou dinâmicos. É compatível com qualquer ambiente capaz de suportar a JVM versão 1.4 ou superior. Permite a criação de testes para diversos protocolos, como HTTP, JDBC, FTP e SOAP.

Tecnologia - Git

Git

Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. Possui ferramentas para análise e resolução de conflitos quando o mesmo arquivo é editado por mais de uma pessoa em funcionalidades diferentes.

Tecnologia - GitLab

Gitlab

Gitlab é uma plataforma DevOps e de hospedagem de código-fonte. Ela permite que os desenvolvedores contribuam em projetos privados ou abertos (mais conhecidos como projetos open source). Nessa plataforma, cada projeto contendo um código-fonte é considerado um repositório.

Tecnologia - Gogs

Gogs

O Gogs oferece uma interface web para gerenciamento de repositórios GIT similar ao GitHub, GitLab e Bitbucket, só que muito mais simples e leve que os três anteriores. As suas principais vantagens são: total controle sobre o serviço, privacidade, portabilidade e flexibilidade.

Tecnologia - Maven

Maven

O Apache Maven é uma excelente ferramenta de apoio a qualquer equipe que trabalhe com projetos Java, fornecendo aos desenvolvedores uma forma de automatizar e padronizar a construção e publicação de suas aplicações. Por ser extremamente flexível, permite a adição de plugins, para estender suas funcionalidades nativas.

Tecnologia - Selenium

Selenium

Selenium é um conjunto de ferramentas de código aberto multiplataforma, usado para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. Ele executa testes de funcionalidades da aplicação web e testes de compatibilidade entre browser e diferentes plataformas.

Tecnologia - Gitea

Gitea

Gitea é um serviço Git auto-hospedado. É semelhante ao GitHub, Bitbucket e GitLab. Gitea é um fork de Gogs. O objetivo deste projeto é fornecer a maneira mais fácil e rápida de configurar um serviço Git auto-hospedado. Pode ser usado com uma distribuição binária independente em todas as plataformas e arquiteturas que o Go oferece suporte.

Tecnologia - Linux

Sistema Operacional Linux

Linux é uma família de sistemas operacionais do tipo Unix de código aberto, baseado no kernel do Linux que normalmente é empacotado em uma distribuição Linux. Além do kernel, as distribuições incluem sistemas de suporte e bibliotecas, muitos dos quais fornecidos pelo Projeto GNU. Distribuições Linux populares incluem Debian, RedHat, Suse, Fedora e Ubuntu.

Tecnologia - Moodle

Moodle

O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem (LMS - Learning Management System ou AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) escrito em PHP, que permite a publicação de conteúdos, troca de informações entre professores e alunos e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Tecnologia - psSense

PfSense

O pfSense é uma solução de firewall e/ou roteador amplamente utilizada. É open source, baseado no sistema operacional FreeBSD e além disso possui recursos que muitas vezes, só encontra-se em firewalls comerciais caros. Podemos destacar: é considerado muito leve, exigindo baixíssimos requisitos de hardware; estável; fácil de utilizar e possui excelentes recursos de filtragem.

Tecnologia - Rocket.chat

Rocket.chat

O Rocket.Chat é uma plataforma de comunicação (chat) para equipes. Permite acesso via browser, aplicativos para desktop e smartphone. Ele faz com que a comunicação interna se torne mais eficiente e permite ainda melhor interação com seus clientes através do LiveChat. Permite a personalização de sua interface com uma variedade de plugins e temas.

Tecnologia - Hyperledger Fabric

Hyperledger Fabric

O Hyperledger Fabric é um projeto que engloba todas as partes necessárias para montagem de uma infraestrutura de blockchains permissionada. Ele permite a implementação de uma infraestrutura segura e decentralizada de aplicações e permite que informações e aplicações sejam compartilhadas dentro de um consórcio de empresas ou empresas parceiras.

Tecnologia - Nextcloud

NextCloud

NextCloud é um software para armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos. Ele segue o conceito de sistema distribuído, do tipo cliente-servidor. O Nextcloud é funcionalmente semelhante ao Dropbox , Office 365 ou Google Drive , mas pode ser usado em computadores domésticos locais ou para hospedagem de armazenamento de arquivos externo.

Tecnologia - Squid

SQUID

O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros. Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.

Tecnologia - FreeIPA

FreeIPA

FreeIPA é um sistema de gerenciamento de identidade e visa fornecer um sistema de identidade , política e auditoria (IPA -Identity, Policy and Audit) gerenciado centralmente. O FreeIPA é o projeto de código-fonte aberto do Red Hat Identity Manager. Ele usa uma combinação de Fedora, 389 Directory Server , MIT Kerberos, NTP, DNS, SSSD e outros componentes de código aberto.

Tecnologia - OpenVPN

OpenVPN

O OpenVPN é um software para criar VPNs do tipo ponto-a-ponto ou server-to-multiclient através de túneis criptografados entre computadores. Ele é capaz de estabelecer conexões diretas entre computadores mesmo que estes estejam atrás de NAT Firewalls sem necessidade de reconfiguração da sua rede.

Tecnologia - Debian

Debian Linux

Debian é um sistema operacional mantido oficialmente pelo Projeto Debian. Ele é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualização relativamente fácil a partir de versões relativamente antigas; instalação quase sem esforço para novos pacotes e remoção limpa de pacotes antigos.

Tecnologia - Ubuntu

Ubuntu Linux

O Ubuntu é uma distribuição Linux baseada no projeto Debian. Por ser uma distribuição popular, sempre haverá programas Linux já no formato compatível para o Ubuntu. Toda grande empresa que disponibiliza um software para Linux considera o Ubuntu em seus testes e compatibilidades. Utiliza interface gráfica própria chamada Unity, com origem no GNOME.

Tecnologia - RedHat

RedHat Linux

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é um sistema operacional Linux desenvolvido pela empresa Red Hat com foco no mercado corporativo. Possui versões para servidor para as plataformas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System e versões para desktop para as plataformas x86 e x86_64. Utiliza o sistema de gerenciamento de pacote RPM.

Tecnologia - Apache

Apache

O Apache é um servidor do tipo HTTPD, compatível com o protocolo HTTP versão 1.1. que garante desempenho, estabilidade e segurança para um servidor web. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos utilizando a API do software.

Tecnologia - HAProxy

HA Proxy

O HAProxy - High Availability Proxy - é um software de código aberto e gratuito que fornece um balanceador de carga e servidor proxy de alta disponibilidade para aplicativos baseados em TCP/IP e HTTP que distribui solicitações para vários servidores. Escrito em linguagem C, possui reputação de ser rápido e eficiente.

Tecnologia - Nginx

Nginx

NGINX é um servidor web open source de alta performance, fácil de configurar e que entrega o conteúdo estático de um site de forma rápida. Oferece recursos de balanceamento de cargas, proxy reverso e streaming, além de gerenciar milhares de conexões simultâneas. O resultado disso é maior velocidade e escalabilidade.

Tecnologia - PHP

PHP

PHP é uma das linguagens de programação livre orientada a objetos mais utilizadas na WEB, ela é uma linguagem interpretada, de tipagem dinâmica e conta com recursos de alto nível como closures, lambdas, traits, generators, etc.. Uma de suas principais características é facilidade da sua curva de aprendizado, o que ajuda a tornar uma das linguagens mais populares na internet.

Tecnologia - Python

Python

Python é uma linguagem de programação que foi criada para produzir código bom de maneira rápida e fácil de manter. Entre as características que ressaltam esses objetivos estão: baixo uso de caracteres especiais, o uso de indentação para marcar blocos, quase nenhum uso de palavras-chave voltadas para a compilação, coletor de lixo para gerenciar automaticamente o uso da memória, etc.

Tecnologia - JBoss

JBoss - Wildfly

O JBoss AS (atualmente denominado WildFly) é um servidor de aplicações baseado em Java. O padrão Java EE define padrões abertos que aceleram o desenvolvimento com uso de API padronizada e pensada para computação distribuída. Aspectos como conexões a bancos de dados, autenticação e gerenciamento de recursos são gerenciados pelo servidor de aplicação JBoss.

Tecnologia - Varnish

Varnish

Varnish Cache é um acelerador de aplicativo da web também conhecido como proxy reverso HTTP . Você o instala na frente de qualquer servidor que fala HTTP e o configura para armazenar o conteúdo em cache. O Varnish Cache é muito, muito rápido. Normalmente acelera a entrega com um fator de 300 a 1000x, dependendo de sua arquitetura.

Tecnologia - MemCached

memCached

memcached é um sistema distribuído de cache em memória de propósitos gerais. É frequentemente utilizado para acelerar sites dinâmicos orientados a banco de dados, cacheando dados e objetos na RAM para reduzir o número de vezes que uma fonte de dados externa (como um banco de dados ou uma API) deve ser acessada.

Tecnologia - Zabbix

Zabbix

Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de nível empresarial voltada para a infraestrutura de TI, coletando métricas de diversos componentes cruciais para operação do negócio, como carga de CPU e memória em servidores, latências de rede em switches e roteadores, capacidade de armazenamento em storages, etc.

Tecnologia - Prometheus

Prometheus

Prometheus é uma ferramenta de monitoramento e alerta de eventos focada em serviços. Ele grava métricas em tempo real em um banco de dados de séries temporais usando um modelo de recepção HTTP, com consultas flexíveis e alertas em tempo real. Mantido pela Cloud Native Computing Foundation onde é o segundo projeto em popularidade, depois do Kubernetes.

Tecnologia - Grafana

Grafana

O Grafana é uma plataforma para visualizar e analisar métricas por meio de gráficos. Ele tem suporte para diversos tipos de bancos de dados — tanto gratuitos quanto pagos —, e pode ser instalado em qualquer sistema operacional. Ele fornece tabelas, gráficos e alertas para a Web quando conectado a fontes de dados suportadas. É expansível através de um sistema de plug-in.

Tecnologia - ELK Stack

ELK Stack

ELK é o acrônimo para três projetos open source: Elasticsearch, Logstash e Kibana. O Elasticsearch é um mecanismo de busca e análise. O Logstash é um pipeline de processamento de dados do lado do servidor que faz a ingestão de dados a partir de inúmeras fontes simultaneamente. O Kibana permite que os usuários visualizem dados com diagramas e gráficos no Elasticsearch.

Tecnologia - Graylog

Graylog

O Graylog é utilizado para centralizar, ordenar e classificar os logs em forma de index a fim de analisá-los de maneira eficiente, direcionando todos os logs dos diversos ativos para um único host, facilitando uma auditoria e a identificação de algum problema. Possui funcionalidades que permitem ver histórico, estatísticas e comparativos para identificar e/ou antecipar problemas e necessidades.