Transforme a sua infraestrutura de T.I.
com o poder do open source.
Conheça abaixo os produtos e tecnologias open source com as quais mais trabalhamos. Não encontrou a tecnologia que estava procurando? Também atuamos na prospecção de softwares open source para novas necessidades, prova de conceito e homologação.

MySQL
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares. O MySQL é utilizado por diferentes aplicações open source. Juntamente com o Linux, Apache e PHP formam o LAMP, tecnologias muito utilizadas nos sites da internet.

MariaDB
MariaDB é um derivado do MySQL e está disponível sob os termos da licença GPL v2.0. É desenvolvido pela fundação MariaDB e a meta é que seja o substituto gradativo do MySQL para oferecer mais recursos e melhor desempenho. O seu foco principal é a segurança, no qual o projeto mantém os seus próprios protocolos de segurança.

MongoDB
MongoDB é um banco de dados noSQL orientado a documentos, de código aberto e multiplataforma, escrito na linguagem C++. Suas características permitem que as aplicações modelem informações de modo muito mais natural, pois os dados podem ser aninhados em hierarquias complexas e continuar a ser indexáveis e fáceis de buscar.

Redis
O Redis é um armazenador de estrutura de dados em memória, de código aberto sob licença BSD. Os principais casos de uso do Redis incluem cache, gerenciamento de sessões, PUB/SUB, banco de dados, cache e broker de mensagens. Redis é um acrônimo de REmote DIctionary Server (servidor de dicionário remoto).

Percona
O Percona Server começou como um fork do MySQL que prometia desde o início fornecer uma plataforma de maior desempenho e escalabilidade. Hoje a Percona é uma organização que, com o principal produto do Percona Server, oferece uma quantidade significativa de software livre, serviços de consultoria e assistência técnica relacionados a banco de dados.

Zookepper
O Apache ZooKeeper é uma API Open Source que permite que os processos distribuídos em sistemas de grande porte sincronizem informações um com o outro sem falha, de modo que todos os clientes que fazem solicitações recebam dados consistentes. É especificamente um serviço para sistemas distribuídos que oferecem um armazenamento de chave-valor hierárquico.

Flume
O Apache Flume é um serviço da Apache Software Foundation que permite coletar, agregar e mover grandes quantidade de dados em um ambiente distribuído como os gerados em social media, e-mails , logs e qualquer fonte de dados possível. O objetivo principal do Apache Flume é ingerir dados de eventos no HDFS (Hadoop Distributed File System) de forma simples e automatizada.

Hive
Apache Hive é um software data warehouse construído a partir do Hadoop que facilita a leitura, gravação e gerenciamento de grandes conjuntos de dados residindo em armazenamento distribuído usando consultas semelhantes a SQL (HiveQL). Hive abstrai trabalhos MapReduce subjacentes e retorna dados em formato de tabelas (não HDFS).

Hbase
Apache Hbase é o banco de dados NoSQL padrão do Hadoop. É de código aberto que tem sua origem no Google Bigtable. O Hbase é um banco orientados por coluna e armazena seus dados no Datalake HDFS. O Hbase é adequado para conjuntos de dados esparsos armazenados em tabelas largas para grandes cargas de trabalho analíticas e operacionais.

Spark
Apache Spark é um framework para processamento de Big Data construído com foco em velocidade, facilidade de uso e análises sofisticadas. Oferece APIs de alto nível em Java, Scala e Python, bem como um conjunto de bibliotecas que o tornam capaz de trabalhar de forma integrada, em uma mesma aplicação, com SQL, streaming e análises complexas.

Ambari
O Apache Ambari é uma plataforma desenvolvida pela Hortonworks que permite instalar, configurar e monitorar um cluster Hadoop em poucos minutos. Ele simplifica o gerenciamento e o monitoramento de um cluster Apache Hadoop e essa simplificação é feita fornecendo uma interface do usuário Web - fácil de usar - e a API REST.

Apache Kafka
O Kafka é uma plataforma de streaming que atua como um “espinha dorsal” para as empresas a fim de diminuir o acoplamento entre sistemas de Big Data oferecendo message broker, processamento e armazenamento de streaming. O Kafka foi desenvolvido pela Apache Software Foundation e escrito em Scala e Java.

Dask
Dask é uma biblioteca de código aberto para computação paralela escrita em Python composta de duas partes: Inclui um componente de agendamento de tarefas para construir gráficos de dependência e agendar tarefas. Em segundo lugar, inclui as estruturas de dados distribuídas com APIs semelhantes a Pandas Dataframes ou matrizes NumPy.

Spark Mllib
MLlib é a biblioteca de aprendizagem de máquina (Machine Learning) do Spark. Seu objetivo é tornar o aprendizado de máquinas prático escalonável e fácil. Em um alto nível, ele fornece vários utilitários úteis como classificação, regressão, clustering, modelagem, decomposição de valor singular (SVD) e análise de componente principal (PCA).

Keras
O Keras é uma biblioteca de rede neural de código aberto escrita em Python. Ele é capaz de rodar em cima de TensorFlow, Microsoft Cognitive Toolkit, R, Theano, ou PlaidML. Projetado para permitir experimentação rápida com redes neurais profundas, ele se concentra em ser fácil de usar, modular e extensível.Foi desenvolvida para facilitar experimentações rápidas.

AWS
AWS (Amazon Web Service) é uma plataforma que oferece soluções de computação em nuvem flexíveis, confiáveis, escaláveis, fáceis de usar e econômicas. A plataforma é desenvolvida com uma combinação de ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e pacote de software como serviço (SaaS).

GCP
AWS (Amazon Web Service) é uma plataforma que oferece soluções de computação em nuvem flexíveis, confiáveis, escaláveis, fáceis de usar e econômicas. A plataforma é desenvolvida com uma combinação de ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e pacote de software como serviço (SaaS).

Openstack
O OpenStack é uma combinação de projetos Open Source, que em sua somatória formam uma plataforma de computação em nuvem que permite criar e administrar um pool de recursos virtuais, similar aos principais serviços ofertados pelas Clouds Públicas. Ele pode ser chamado de Sistema Operacional da Nuvem.

Terraform
Terraform é uma ferramenta de código aberto comumente utilizada para construir, alterar e versionar uma infraestrutura de forma segura e eficiente, através de uma linguagem declarativa (HCL). Suporta uma grande variedade de nuvens públicas, como Google Cloud, AWS, Azure, Digital Ocean e também nuvens privadas, como OpenStack.

Puppet
Puppet é utilizado para automação do provisionamento da configuração e do gerenciamento contínuo de suas máquinas e o funcionamento do software nelas. Ele permite que os usuários entendam e atuem sobre as alterações que ocorrem nos aplicativos, juntamente com relatórios detalhados e alertas em tempo real.

Foreman
O Foreman é uma ferramenta de gerenciamento de sistemas de ciclo de vida para provisionamento, configuração e monitoramento de servidores físicos e virtuais. Com o Foreman, você pode implantar aplicativos rapidamente e gerenciar mudanças de forma proativa, tanto com VMs e bare-metal ou na nuvem.

Rundeck
O Rundeck é basicamente um Job Scheduler simples e poderoso que permite que você execute tarefas em qualquer número de hosts à partir de uma interface baseada na web ou de linha de comando. Ele também inclui : controle de acesso, geração de fluxo de trabalho, agendamento, log e integração com fontes externas para dados de nó e opção.

Docker
Docker é uma ferramenta projetada para facilitar a criação, implantação e execução de aplicativos através de containers, se tornando um padrão neste segmento para diversas outras tecnologias e para os próprios desenvolvedores, sendo a maneira mais simples de transportar sua aplicação do seu ambiente desktop para a nuvem sem problemas de dependencias.

Kubernetes
Kubernetes é a principal solução utilizada para orquestrar um ambiente com vários containers através de uma infraestrutura clusterizada, oferencendo maior escalabilidade, resiliência, disponibilidade e segurança para esses cenários, devido sua solidez serve como base para outras tecnologias do segmento.

Openshift
OpenShift é uma plataforma que auxilia no processo de orquestração de containers baseada em Kubernetes e containers Linux de maneira independente da plataforma na qual os containers serão executados. O OpenShift oferece a possibilidade de controlar todo o ciclo de vida de uma aplicação baseada em containers.

Rancher
Rancher é uma plataforma opensource para gerenciar infraestrutura de Docker e Kubernetes em produção, assim como efetuar deploy de apps usando Docker. Umas das suas principais funcionalidades são: Alta disponibilidade, interface de gerenciamento, multi ambientes, multi orquestradores, integração com os principais clouds, catálogo de serviços e load balancer.

Harbor
Harbor é um repositório de imagens OCI compliant com diversas features criado pela VMware e que hoje está sob o controle da CNCF. Ele garante que as imagens sejam verificadas e livres de vulnerabilidades, e assina as imagens como confiáveis. Também faz análise de segurança e vulnerabilidade, assinatura e validação de conteúdo, API extensível e IU da web, replicação de imagem, entre outras.

Docker Swarm
O Swarm é a ferramenta nativa de orquestração do Docker que permite a criação de clusters de Docker, ou seja, podemos fazer com que diversos hosts de Docker estejam dentro do mesmo pool de recursos, facilitando assim o deploy de containers. O Swarm disponibilidade uma API de integração, onde é possível realizar grande parte das atividades administrativas de um container.

OKD
O OKD é basicamente uma distribuição “personalizada” do Kubernetes. OKD é um acrônimo para “Origin Kubernetes Distribution”. O OKD foi criado pela Red Hat para que existisse uma distribuição do Kubernetes mais otimizada para processos tradicionais em ambientes baseados em nuvem. Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicativos e manutenção do ciclo de vida de longo prazo.

Traefik
O Traefik é um proxy reverso que reconhece o Docker e inclui seu próprio painel de monitoramento ou dashboard. Foi desenvolvido para atender a demanda de requisições web, então ele pode ser utilizado para fazer o roteamento das conexões de um site ou API para o container ou o serviço que foi criada para isso.

Git
Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. Possui ferramentas para análise e resolução de conflitos quando o mesmo arquivo é editado por mais de uma pessoa em funcionalidades diferentes.

Maven
O Apache Maven é uma excelente ferramenta de apoio a qualquer equipe que trabalhe com projetos Java, fornecendo aos desenvolvedores uma forma de automatizar e padronizar a construção e publicação de suas aplicações. Por ser extremamente flexível, permite a adição de plugins, para estender suas funcionalidades nativas.

Gitea
Gitea é um serviço Git auto-hospedado. É semelhante ao GitHub, Bitbucket e GitLab. Gitea é um fork de Gogs. O objetivo deste projeto é fornecer a maneira mais fácil e rápida de configurar um serviço Git auto-hospedado. Pode ser usado com uma distribuição binária independente em todas as plataformas e arquiteturas que o Go oferece suporte.

Sistema Operacional Linux
Linux é uma família de sistemas operacionais do tipo Unix de código aberto, baseado no kernel do Linux que normalmente é empacotado em uma distribuição Linux. Além do kernel, as distribuições incluem sistemas de suporte e bibliotecas, muitos dos quais fornecidos pelo Projeto GNU. Distribuições Linux populares incluem Debian, RedHat, Suse, Fedora e Ubuntu.

PfSense
O pfSense é uma solução de firewall e/ou roteador amplamente utilizada. É open source, baseado no sistema operacional FreeBSD e além disso possui recursos que muitas vezes, só encontra-se em firewalls comerciais caros. Podemos destacar: é considerado muito leve, exigindo baixíssimos requisitos de hardware; estável; fácil de utilizar e possui excelentes recursos de filtragem.

Rocket.chat
O Rocket.Chat é uma plataforma de comunicação (chat) para equipes. Permite acesso via browser, aplicativos para desktop e smartphone. Ele faz com que a comunicação interna se torne mais eficiente e permite ainda melhor interação com seus clientes através do LiveChat. Permite a personalização de sua interface com uma variedade de plugins e temas.

Hyperledger Fabric
O Hyperledger Fabric é um projeto que engloba todas as partes necessárias para montagem de uma infraestrutura de blockchains permissionada. Ele permite a implementação de uma infraestrutura segura e decentralizada de aplicações e permite que informações e aplicações sejam compartilhadas dentro de um consórcio de empresas ou empresas parceiras.

NextCloud
NextCloud é um software para armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos. Ele segue o conceito de sistema distribuído, do tipo cliente-servidor. O Nextcloud é funcionalmente semelhante ao Dropbox , Office 365 ou Google Drive , mas pode ser usado em computadores domésticos locais ou para hospedagem de armazenamento de arquivos externo.

FreeIPA
FreeIPA é um sistema de gerenciamento de identidade e visa fornecer um sistema de identidade , política e auditoria (IPA -Identity, Policy and Audit) gerenciado centralmente. O FreeIPA é o projeto de código-fonte aberto do Red Hat Identity Manager. Ele usa uma combinação de Fedora, 389 Directory Server , MIT Kerberos, NTP, DNS, SSSD e outros componentes de código aberto.

OpenVPN
O OpenVPN é um software para criar VPNs do tipo ponto-a-ponto ou server-to-multiclient através de túneis criptografados entre computadores. Ele é capaz de estabelecer conexões diretas entre computadores mesmo que estes estejam atrás de NAT Firewalls sem necessidade de reconfiguração da sua rede.

Debian Linux
Debian é um sistema operacional mantido oficialmente pelo Projeto Debian. Ele é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualização relativamente fácil a partir de versões relativamente antigas; instalação quase sem esforço para novos pacotes e remoção limpa de pacotes antigos.

Ubuntu Linux
O Ubuntu é uma distribuição Linux baseada no projeto Debian. Por ser uma distribuição popular, sempre haverá programas Linux já no formato compatível para o Ubuntu. Toda grande empresa que disponibiliza um software para Linux considera o Ubuntu em seus testes e compatibilidades. Utiliza interface gráfica própria chamada Unity, com origem no GNOME.

RedHat Linux
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é um sistema operacional Linux desenvolvido pela empresa Red Hat com foco no mercado corporativo. Possui versões para servidor para as plataformas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System e versões para desktop para as plataformas x86 e x86_64. Utiliza o sistema de gerenciamento de pacote RPM.

Apache
O Apache é um servidor do tipo HTTPD, compatível com o protocolo HTTP versão 1.1. que garante desempenho, estabilidade e segurança para um servidor web. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos utilizando a API do software.

HA Proxy
O HAProxy - High Availability Proxy - é um software de código aberto e gratuito que fornece um balanceador de carga e servidor proxy de alta disponibilidade para aplicativos baseados em TCP/IP e HTTP que distribui solicitações para vários servidores. Escrito em linguagem C, possui reputação de ser rápido e eficiente.

Nginx
NGINX é um servidor web open source de alta performance, fácil de configurar e que entrega o conteúdo estático de um site de forma rápida. Oferece recursos de balanceamento de cargas, proxy reverso e streaming, além de gerenciar milhares de conexões simultâneas. O resultado disso é maior velocidade e escalabilidade.

PHP
PHP é uma das linguagens de programação livre orientada a objetos mais utilizadas na WEB, ela é uma linguagem interpretada, de tipagem dinâmica e conta com recursos de alto nível como closures, lambdas, traits, generators, etc.. Uma de suas principais características é facilidade da sua curva de aprendizado, o que ajuda a tornar uma das linguagens mais populares na internet.

Python
Python é uma linguagem de programação que foi criada para produzir código bom de maneira rápida e fácil de manter. Entre as características que ressaltam esses objetivos estão: baixo uso de caracteres especiais, o uso de indentação para marcar blocos, quase nenhum uso de palavras-chave voltadas para a compilação, coletor de lixo para gerenciar automaticamente o uso da memória, etc.

JBoss - Wildfly
O JBoss AS (atualmente denominado WildFly) é um servidor de aplicações baseado em Java. O padrão Java EE define padrões abertos que aceleram o desenvolvimento com uso de API padronizada e pensada para computação distribuída. Aspectos como conexões a bancos de dados, autenticação e gerenciamento de recursos são gerenciados pelo servidor de aplicação JBoss.

Varnish
Varnish Cache é um acelerador de aplicativo da web também conhecido como proxy reverso HTTP . Você o instala na frente de qualquer servidor que fala HTTP e o configura para armazenar o conteúdo em cache. O Varnish Cache é muito, muito rápido. Normalmente acelera a entrega com um fator de 300 a 1000x, dependendo de sua arquitetura.

memCached
memcached é um sistema distribuído de cache em memória de propósitos gerais. É frequentemente utilizado para acelerar sites dinâmicos orientados a banco de dados, cacheando dados e objetos na RAM para reduzir o número de vezes que uma fonte de dados externa (como um banco de dados ou uma API) deve ser acessada.

Zabbix
Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de nível empresarial voltada para a infraestrutura de TI, coletando métricas de diversos componentes cruciais para operação do negócio, como carga de CPU e memória em servidores, latências de rede em switches e roteadores, capacidade de armazenamento em storages, etc.

Prometheus
Prometheus é uma ferramenta de monitoramento e alerta de eventos focada em serviços. Ele grava métricas em tempo real em um banco de dados de séries temporais usando um modelo de recepção HTTP, com consultas flexíveis e alertas em tempo real. Mantido pela Cloud Native Computing Foundation onde é o segundo projeto em popularidade, depois do Kubernetes.

Grafana
O Grafana é uma plataforma para visualizar e analisar métricas por meio de gráficos. Ele tem suporte para diversos tipos de bancos de dados — tanto gratuitos quanto pagos —, e pode ser instalado em qualquer sistema operacional. Ele fornece tabelas, gráficos e alertas para a Web quando conectado a fontes de dados suportadas. É expansível através de um sistema de plug-in.

ELK Stack
ELK é o acrônimo para três projetos open source: Elasticsearch, Logstash e Kibana. O Elasticsearch é um mecanismo de busca e análise. O Logstash é um pipeline de processamento de dados do lado do servidor que faz a ingestão de dados a partir de inúmeras fontes simultaneamente. O Kibana permite que os usuários visualizem dados com diagramas e gráficos no Elasticsearch.

Graylog
O Graylog é utilizado para centralizar, ordenar e classificar os logs em forma de index a fim de analisá-los de maneira eficiente, direcionando todos os logs dos diversos ativos para um único host, facilitando uma auditoria e a identificação de algum problema. Possui funcionalidades que permitem ver histórico, estatísticas e comparativos para identificar e/ou antecipar problemas e necessidades.