Banco de dados

Banco de dados relacional com MySQL

O MySQL é a solução de banco de dados open source mais utilizada no mundo. Sua administração facilitada, flexibilidade para os mais variados tipos de dados e opções para alta disponibilidade ou fail-over fazem do MySQL a solução ideal tanto para ambientes de missão crítica como para aplicações web simples. Dentre a imensa lista de recursos podemos citar replicação, cluster multi-master ou single-master com chaveamento automático além de “horizontal scaling”.

Como podemos te ajudar com o banco de dados MySQL

Instalação, configuração e tuning inicial do MySQL utilizando praticas de Infraestrutura como código.

Implementação de estratégia de backup P.I.T.R ou “hot-backups” com Percona XtraBackup.

Soluções de replicação para aumento de disponibilidade e escalabilidade de leitura com InnoDB Cluster, Galera Cluster ou NDB Cluster.

Análise de desempenho e causa raiz, envolvendo, métricas de hardware, configuração e métricas de S.O. e banco e também questões de querys lentas

Solução de monitoramento para S.O. e MySQL com Prometheus e Grafana para prevenção de incidentes e análise de performance.

Migração de base de dados de SGBDs proprietários para MySQL.

Quer usar o banco de dados MySQL?

Solução multi-master com escalabilidade horizontal para leitura, failover e hot-backup

Nesta solução temos um cluster de MySQL/MariaDB podendo ser tanto um Galera Cluster como um InnoDB Cluster, ambos multi-master com capacidade de receber gravação e leitura em qualquer um dos nós, sem distinção. O proxy, que pode ser um HAProxy ou mesmo um MySQL Router, transfere as conexões de uma maneira a balancear a carga. O backup é feito através dos métodos comuns como dump mas também são complementados pelo hot backup do XtraBackup e os arquivos de log binário para PITR que são centralizados em uma máquina específica. Estes backups são incrementais, quentes e muito mais rápidos do que o processo de dump comum.

Esta arquitetura ainda pode ser facilmente modificada para cenários de grandes quantidades de escrita, podendo desativar a função multi-master do InnoDB cluster separando-os em primários e secundários que podem assumir o papel de primário a qualquer momento de forma transparente caso o primário vigente apresente problemas. Para evitar que o proxy se torne um SPOF (Single Point Of Failure) ele é configurado com o Pacemaker garantindo que caso um dos servidores apresente problemas, o segundo servidor assume todas as requisições de forma transparente as aplicações e ao próprio banco de dados através de um IP virtual flutuante. Em ambos os casos, multi-master ou mesmo primário e secundários, o banco de dados estará sempre disponível para escrita desde que existam ao menos duas máquinas em funcionamento, ou para leitura com ao menos uma em funcionamento. Caso qualquer uma das máquinas apresente problemas, o próprio banco de dados se encarregará de isolá-la do cluster e gerenciar os processos necessários para continuar a operar sem sacrificar a integridade dos dados.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source. Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI. com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!

small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.