Infra Web

Infraestrutura Escalável para Aplicações Web

A maior parte das aplicações são WEB e a grande maioria tendem a atingir milhões de usuários. Para suportar esta quantidade de acessos, que muitas vezes não é constante, a 4Linux provê soluções através das principais ferramentas open source do mercado, como Apache HTTPD e Nginx para atuar como web server, HAProxy para realizar balanceamento de carga, RabbitMQ para filas, SOLR para indexação e pesquisa de dados, Memcached e Redis para realizar cache de dados e Docker para criar containers da aplicação. 

Como podemos te ajudar na escalabilidade de sua infraestrutura Web

Instalação, configuração e tuning de Apache ou Nginx utilizando práticas de infraestrutura como código.

Implementação de balanceamento de carga utilizando HAProxy.

Implementação de RabbitMQ para gerenciamento de filas utilizadas na comunicação entre micro serviços e offloading de tarefas complexas.

Implementação e tuning de Solr para indexação e pesquisa eficiente de dados.

Implementação de Memcached ou Redis para atuar como cache de dados ou para armazenamento de sessão centralizado.

Automação em clouds públicas para criação de ambientes autoescaláveis.

Quer usar automação em clouds públicas para criação de ambientes autoescaláveis?

Solução de infraestrutura web escalável com Nginx, HAProxy, SolrCloud e Memcached

Nesta solução temos uma aplicação web escrita em PHP distribuída em 4 nodes contendo PHP-FPM e Nginx. Para realizar o balanceamento de carga das requisições utilizamos o HAProxy configurado para trabalhar em camada 7, utilizando algoritmo de roundrobin, realizando health checks periódicos para avaliar a saúde dos nodes e realizar a terminação SSL. Neste ambiente foi incluído o Memcached para realizar cache de dados da aplicação e assim evitar consultas desnecessárias ao banco de dados, melhorando o tempo de resposta da aplicação e desonerar o banco. Outro uso para o memcached nessa arquitetura é mecanismo de armazenamento de sessão centralizado, evitando a necessidade de criar configurações do tipo “sticky session” no balanceador, o que por sua vez evita condições de “hotspot” onde determinados nodes da aplicação ficam sobrecarregados e outros não.

O uso de filas permite uma forma eficiente de comunicaçãoara serem executadas de forma assíncrona por workers especializados, sem a necessidade do usuário ficar aguardando pela finalização da tarefa. Após a infraestrutura provisionada podemos realizar testes de carga na aplicação através do JMeter e avaliar se a quantidade de nodes são suficientes para a demanda esperada. entre microsserviços e também permite o offloading de tarefas complexas para serem executadas de forma assíncrona por workers especializados, sem a necessidade do usuário ficar aguardando pela finalização da tarefa.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source. Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI. com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!