Devops

Pipeline de Integração e Entrega Continua - CI/CD – com Jenkins

Soluções de Continous Integration e Continous Deployment são o coração técnico do DevOps. O pipeline ou esteira, é uma solução de automação de entrega de software utilizando práticas já conhecidas do mundo Agile e Lean. Práticas como o Just In Time (JIT), nos permitem entregar software de acordo com a demanda, traduzindo para o CI/CD utilizamos as atualizações de código para disparar ações dentro de uma esteira que ao longo de seu processo garantirá que Testes Unitários, de Integração, de Performance, entre muitos outros testes. 

COMO PODEMOS TE AJUDAR COM A PIPELINE DE INTEGRAÇÃO E ENTREGA CONTINUA - CI/CD – COM JENKINS​

Avaliação do fluxo atual de deploy para identificar as tarefas que podem ser automatizadas e transposta para uma esteira CI/CD, definindo assim um plano de ação considerando as ferramentas mais adequadas para o cenário do cliente.

Implantação de pipelines CI/CD, considerando todas suas etapas, do build ao deploy utilizando soluções de software livre como Jenkins, SonarQube e Nexus.

Integração do Jenkins com ambientes de Cloud e Containers, realizando a construção de imagens, armazenando-as em um registry e entregando-as em um ambiente Kubernetes on-premise ou nos Cloud Providers: AWS e GCP.

Migração de processos antigos de deploy ou que não condizem com as práticas DevOps para um processo automatizado, seguro e confiável, podendo ser versionado através do Jenkinsfile.

Monitoramento do fluxo CI/CD acompanhando o sucesso ou a falha dos Jobs e do ambiente de TI como um todo, garantindo que os recursos não sejam sobrecarregados e levem ao atraso das novas entregas.

Implementação de ambientes dinâmicos através da IaC, para que possa atender a sazonalidade do negócio de forma automatizada.

Quer usar a orquestração de containers?

Arquitetura de um Pipeline CI/CD utilizando Jenkins, SonarQube e Nexus.

O cenário apresentado ao lado é um exemplo de como uma pipeline CI/CD pode ser definida.
Todo o processo se inicia com os commits e merge/pull requests realizados do lado de um repositório Git. Esse repositório pode ser um ambiente on-premises como Gitlab, Gogs, Gitea ou até mesmo um ambiente git bare próprio. Para soluções em cloud podemos ter o Github, Gitlab Cloud ou BitBucket. Independente de qual solução esteja utilizando, o fluxo acaba sendo o mesmo, onde cada alteração submetida ao repositório pode disparar um WebHook, que funciona como um gatilho, iniciando uma chamada de API do Jenkins, informando que novas alterações existem dentro do repositório.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source.

Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!