Devops

Provisionamento e Automação com Ansible, AWX e Rundeck

Com a popularização do conceito de Infraestrutura como Código (IaC), os times de Operações estão transformado suas práticas passando a adotar processos automatizados para provisionamento e configurações de ambientes. Isso tem se tornado possível com o uso de ferramentas como o Ansible, uma solução altamente flexível e eficaz. Para orquestrar e garantir a periodicidade da execução das Playbooks Ansible é possível utilizarmos o AWX ou Rundeck, uma vez que ele é multi scripts, permitindo a execução de Shell Scripts, Powershell, Python.

Como podemos ajudá-lo com o Provisionamento e Automatização de sua Infraestrutura ?

Avaliação do ambiente existente para identificação de tarefas que podem ser automatizadas e definição de um plano de ação considerando as ferramentas ideais para a infraestrutura do cliente.

Criação de Roles do Ansible para provisionamento e gerenciamento automatizado das configurações da infraestrutura com Ansible e AWX

Centralização e implementação de rotinas automatizadas para orquestrar a execução de tarefas dentro de uma infraestrutura através do Rundeck

Automação de atividades relacionados à Segurança (Security as a Code) através de playbooks do Ansible, que podem garantir a execução de configurações específicas e até mesmo um Hardening completo.

Automação de etapas dentro de uma pipeline CI/CD, provisionando e removendo ambientes sob demanda e realizando Builds baseados em variáveis.

Implementação de fluxo automatizado para criação, configuração e versionamento de um ambiente Cloud completo, através do Ansible/AWX, baseado nas práticas IaC.

Quer usar o provisionamento e automatização de sua infraestrutura?

Infraestrutura ágil com provisionamento automatizado

Nesta solução temos, inicialmente, o versionamento das Playbooks e Roles do Ansible através do Git. É essencial possuir uma boa organização das Roles, pois toda a estrutura de chamada das playbook, variáveis e modelos partem desses arquivos.

É nesse ponto que o AWX se torna extremamente útil, pois com centralização de execução do Ansible é possível realizar um agendamento para validar se há alterações no repositório em que as Playbooks estão sendo versionadas. Para identificar todo o parque de máquinas que o Ansible irá aplicar suas configurações, é necessário configurar um “inventário”, onde em ambientes mais complexo e voláteis como a Cloud, isso pode ocorrer de forma dinâmica. E desta forma realizar um scheduler periódico para a execução das Playbooks, garantindo que mesmo se o ambiente sofrer uma alteração manual, o AWX fará a correção, retornando assim a configuração para a última versão válida armazenada no repositório.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source. Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!

small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.