Banco de dados

Solução de banco de dados relacional com PostgreSQL

O PostgreSQL é uma solução de banco de dados confiável de alto desempenho e com grandes cases de uso de missão crítica. Considerado o banco de dados relacional Open Source mais avançado e com a solidez de mais de 30 anos de história, é a alternativa mais adequada para grandes soluções de banco de dados proprietários. Dentre os recursos disponíveis podemos destacar a replicação (síncrona ou assíncrona) que pode ser física ou lógica e o backup P.I.T.R, que é um backup contínuo, em nível de transação, o que permite restaurações em qualquer ponto do tempo.

Como podemos te ajudar no PostgreSQL

Instalação, configuração e tunning inicial do PostgreSQL utilizando práticas de Infraestrutura como código.

Implementação de estratégia de backup P.I.T.R utilizando Barman

Soluções de replicação para aumento de disponibilidade e escalabilidade de leitura com repmgr e pgpool2

Análise de desempenho e causa raiz, envolvendo métricas de hardware, configuração e métricas de S.O. e banco e também questões de querys lentas

Solução de monitoramento para S.O. e PostgreSQL com Prometheus e Grafana para prevenção de incidentes e análise de performance.

Migração de base de dados de SGBDs proprietários para PostgreSQL (versão livre) ou para EDB Postgres Advanced Server (versão com subscrição)

Quer usar o PostgreSQL e encontrar uma ótima alternativa ao Oracle?

Solução com escalabilidade horizontal para leitura com alta disponibilidade e backup PITR

Solução de aplicação PostgreSQLNesta solução temos um PostgreSQL Master, o qual pode receber gravações e leituras, um PostgreSQL Slave conectado ao Master via Streaming Replication, o qual somente pode receber leituras. Abaixo deste slave, temos a replicação em cascata para outros slaves, que também podem ser utilizados para leitura.
O backup nesta arquitetura está sendo realizado a partir de uma das réplicas para não representar nenhum tipo impacto nesta solução. Mesmo utilizando os recursos nativos do PostgreSQL para backup PITR, neste cenário estamos utilizando a ferramenta Barman para facilitar a gerência do backup, com eles podemos comandar de maneira simples novos backups base, comandar restauração local ou remota, consultar estado de backups bem como definir políticas de retenção. Outro benefício de utilizar o Barman é redução de uso espaço em disco para o backup pois ele tem mecanismo para compactação dos WAL files e a de duplicação dos arquivos dos backups base através de recurso de backup incremental.

Essa arquitetura ainda prevê o uso do Pgpool-II, cujo papel é realizar o direcionamento de querys de escrita para o servidor master e o balanceamento das consultas de leitura entre os servidores slaves. Para a aplicação todo esse mecanismo é transparente, ela se conecta ao Pgpool-II da mesma maneira que trata uma conexão direta ao banco.
Para evitar que o Pgpool-II se torne um SPOF (Single Point Of Failure), ele mesmo já prove o recurso de alta disponibilidade através de IP flutuante.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source. Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI. com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!

small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.