O que é MTA

MTA, sigla em inglês para agente de transferência de mensagens, é o servidor que recebe a mensagem enviada pelo cliente através do protocolo SMTP.

Com base no domínio do endereço de destino da mensagem, o servidor MTA solicita ao seu servidor de DNS que encontre o nome dos servidores de e-mail responsáveis pelo recebimento de mensagens para esse domínio. Em outras palavras, o servidor DNS procura pelos registros MX (Mail Exchange) associados ao domínio de destino.

A figura abaixo ilustra o funcionamento básico do correio eletrônico

Linux está em todo lugar

O desenvolvimento do sistema operacional Linux contou com a colaboração de milhares de desenvolvedores desde então, e novos aplicativos foram adicionados que permitiram o uso do sistema nos mais diversos dispositivos e fins. Linux está em praticamente todo lugar.

O roteador da sua casa, por exemplo, muito provavelmente utiliza Linux, assim como o codificador da sua TV a cabo. A internet é em grande maioria sustentada por servidores com sistemas Linux e outras soluções sob licença GPL. Softwares dominantes como servidor web Apache, DNS Bind, linguagens de programação PHP, Java, Javascripts, bancos de dados MySQL, PostgreSQL e tantos outros são outras soluções sob licença GPL, preferencialmente executadas em sistemas Linux e que fazem a web ser como conhecemos hoje.

Facebook e Netflix rodam em Linux . Assim como a nuvem computacional mais popular do mundo, a Amazon AWS. O sistema operacional Android é baseado em Linux e de forma tão intima que muitos o consideram Linux.

O Zimbra não é simplesmente um MTA, é um groupware com recursos avançados de comunicação e colaboração. O MTA é apenas um dos componentes do Zimbra, que utiliza o software livre Postfix para entrega de mensagens.

Você gostou deste artigo?

Veja outros que temos:

Fique por dentro das novidades:

Conheça nosso blog, com diversos artigos técnicos

Fique por dentro das novidades relacionadas aos softwares open source usado em nossas soluções.

Conheça o mundo open source.

Faça nossos cursos gratuitos todos com certificado de conclusão!

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de E-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.