Capacitação de funcionários para implementar a cultura DevOps em unidade regional de respeitada instituição do governo federal.

Em meio a jornada de migração para containers para modernização do ambiente computacional, instituição aproveitou para implementar a cultura DevOps.

Setor: TI - Governo

Tecnologias:

Sobre o cliente

O cliente é uma instituição governamental que tem como responsabilidade a manutenção da ordem jurídica no Estado e a fiscalização do poder público em várias esferas. A área de TIC da instituição é composta pelo órgão central de coordenação da área, e pelas Coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação em cada unidade da Federação. Este projeto foi implementado em uma de suas unidades estaduais da região centro-oeste. Esta instituição é um órgão independente dos outros poderes do Estado. Ele não pode ser extinto ou ter atribuições repassadas. Isso significa que a instituição adquiriu algo essencial a qualquer órgão de fiscalização: independência. A instituição possui mais de 2700 funcionários e a equipe de TI conta com aproximadamente 80 funcionários para cuidar de toda a infraestrutura e das aplicações.

A gestão de TI desta instituição está passando por uma transformação digital e implementando conceitos de micro serviços e tecnologias de containers para modernizar suas aplicações. Em paralelo a isso, aproveita para implementar conceitos da cultura DevOps para não somente transformar software e infraestrutura, mas também transformar o modo de trabalhar. A cultura DevOps sustenta-se nos pilares: Integração Contínua: fácil transferência de conhecimento e experiências entre as áreas de Desenvolvimento, Operações e Apoio. Implantação Contínua: liberação rápida e contínua de novas versões de software ou serviços. Feedback contínuo: feedbacks frequentes das equipes envolvidas em todas as fases do ciclo de vida do software ou serviço.

  • Capacitar simultaneamente as equipes de infraestrutura (OPS) e desenvolvimento (DEV) para de fato integrar as equipes;
  • O orçamento era limitado e ao término do curso os funcionários precisariam conhecer a cultura DevOps mas principalmente estarem aptos a implantação de orquestração de containers;
  • Os funcionários não poderiam parar suas atividades pois o dia a dia do suporte continuaria o mesmo;
  • Para evitar custos com deslocamento aéreo e hospedagem, dado que o orçamento era limitado, os cursos deveriam ser online e as aulas gravadas para que quem perdesse pudesse assistir posteriormente durante o próprio cursos ou quando surgissem dúvidas na implantação.

A 4Linux possui uma trilha extensa tanto nos assuntos relacionados à containers e micro serviços bem como em DevOps. O curso Infraestrutura Ágil com Práticas DevOps juntamente com o curso Entrega Continua com Git, Jenkins, Nexus e Sonar, dariam para a equipe do cliente uma excelente visão sobre ferramentas da cultura DevOps mas não aprofundariam nos assuntos relacionados à containers e micro serviços que também era uma necessidade do cliente. Os alunos já possuíam conhecimento em containers e por isso optou-se por capacitar os funcionários com o curso Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis. A 4Linux oferece cursos gratuitos e os alunos foram alocados para assistirem de forma antecipada os cursos gratuitos DevOps Essentials e Containers Fundamentals, que apesar de gratuitos, dá em suas 20h de cursos uma boa base em DevOps e Containers. Apesar de ser um curso de Kubernetes, o professor foi orientando a direcionar bastante as explicações para práticas da cultura DevOps para atender ambas as necessidades do cliente.

  • Por ter professores próprio a 4Linux consegue flexibilizar os horários para atender a demanda do cliente de tal forma que a equipe conseguiu continuar prestando o serviço de suporte e estudar simultaneamente;
  • A gerência pode perceber já durante o curso uma integração maior entre as áreas de DEV e OPS com debates saudáveis no intervalo do curso e nos corredores sobre a melhor forma de implantação do Kubernetes e dos micro serviços;
  • Os alunos conseguiram implementar e colocar em operação o Kubernetes pois por ser um curso baseado em experiência real da área de consultoria da 4Linux os laboratórios são bem semelhantes a situações que os alunos encontraram quando foram implementar os software ensinados;
  • As aulas que ficam gravadas dão ao aluno o conforto de não deixar o cliente ‘na mão’ em caso de atendimentos emergenciais no horário da aula, assim como o aluno pode rever um determinado assunto quando for implementá-lo.
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