Capacitação em Docker em Prefeitura para evitar dependência do ‘pioneiro’.

Assim como acontece em inúmeros projetos de implantação de tecnologias open source, a adoção evolui rápido e a dependência do desbravador - ou pioneiro - precisa ser eliminada para a continuidade segura na adoção.

Setor: TI - Governo

Tecnologias:

Sobre o cliente

O cliente é um município brasileiro e capital de estado da Região Norte do país e com uma população de aproximadamente 450.000 habitantes em 2021 e cuja prefeitura possui mais de 10.000 funcionários. Como a maioria das grandes cidades brasileiras, a área de informática está distribuída entre as secretarias sendo que as secretarias de educação, saúde e arrecadação acabam sendo os maiores usuários dos recursos tecnológicos devido ao seus orçamentos maiores. Cabe muitas vezes à secretaria de tecnologia definir padrões e criar aplicativos para outras secretarias. Nosso cliente, neste case é a secretaria de tecnologia que possui 40 funcionários e que implantou recentemente os conceitos de integração contínua, pipelines de desenvolvimento e versionamentos.

A secretaria de tecnologia já trabalha com conceitos de CI-CD ( continuous integration/continuous delivery) que é um método para entregar aplicações com frequência. Para isso, é aplicada a automação nas etapas do desenvolvimento de aplicações. Assim como acontece com grande parte dos projetos open source, com este não foi diferente: um dos ‘carinhas da TI’ pesquisou, testou, fez POC e trouxe a novidade para a equipe e esta – devido ao seu grande benefício – se espalha pela corporação com uma grande velocidade que passa a enxergar e colher os benefícios da escolha a ponto de se tornar um ambiente oficial. Neste cenário a empresa ou órgão público não podem – estrategicamente falando – deixar o conhecimento sobre esta nova tecnologia na mão deste único pioneiro. Neste cenário, a secretaria de tecnologia decidiu capacitar mais de uma dezena de profissionais entre desenvolvedores e sysadmins na tecnologia Docker.

  • Como as equipes de DEV e OPS já usavam o Docker, o curso e o professor precisavam ir além do conhecimento já existente nesta equipe. O cliente queria um curso tipo mão na massa para que os alunos pudessem de fato evoluir seus conhecimentos e um professor experiente e com vivência em CI-CD e containers para tirar dúvidas mais específicas do ambiente já existente, quase como se fosse um consultor.
  • Capacitar ‘simultaneamente’ as equipes de infraestrutura (OPS) e desenvolvimento (DEV) no mesmo curso. As equipes já estavam colhendo os benefícios do método da integração e entrega contínuas e tinham necessidades diferentes de evolução.
  • O curso precisava ser escolhido e contratado em regime de urgência pois o profissional sênior que implementou o conceito de CI-CD e o Docker estava se desligando da equipe.
  • Acomodar a agenda de todos os envolvidos encaixando o curso entre férias, feriados e momento de picos de trabalho que existem em uma prefeitura.

A 4Linux possui uma trilha de cursos extensa nos assuntos relacionados a containers e DevOps. Optou-se por capacitar os funcionários com o curso Docker: Administração de Containers – DCA ( 40 horas). A 4Linux também oferece cursos gratuitos e os alunos foram orientados para assistirem de forma antecipada os cursos gratuitos DevOps Essentials e Containers Fundamentals, que apesar de gratuitos, dá em suas 20h de cursos cada um uma boa base sobre Containers e CI-CD. Os cursos foram ministrados na modalidade LIVE Class para que houvesse uma grande interação entre alunos e destes com o professor. Na modalidade Live Class os alunos assistem o curso online em seu próprio computador e para isso a 4linux apoiou os alunos nas instalações das máquinas virtuais em seus computadores dias antes do início do curso para que os alunos não tivessem nenhum problema com a infraestrutura para realização dos exercícios práticos. Por contar tanto com alunos da área de DEV como de OPS, o instrutor foi orientado a enriquecer o curso com exemplos que atendessem ambas as necessidades.

  • Os funcionários que já estavam usando o Docker aumentaram sua produtividade pois passaram a entender melhor os conceitos de containers e a ferramenta Docker;
  • A prefeitura e a secretaria de tecnologia puderam avançar com mais segurança na adoção do Docker pois não havia mais a dependência de apenas uma única pessoa;
  • Em relação ao projeto de CI-CD que deu início a busca por essa capacitação, os bons resultados aumentaram e a famosa frase ” na minha máquina funcionou” estão se tornando coisas do passado.
  • Por termos professores próprio conseguimos flexibilizar os horários para atender a demanda do cliente de tal forma que a equipe conseguiu trabalhar e estudar simultaneamente;
  • Como os cursos in-company da 4Linux são cobrados por turma e não por alunos o cliente pode colocar um número maior de alunos do que ele estimava e inclusive pode convidar técnicos de outras secretarias para também assistirem o curso;
  • Os alunos ganharam acesso ao AIA ( Ambiente de Inovação em Aprendizagem) onde podem assistir vídeo aulas que ficam gravadas no ambiente de ensino virtual e assim acessar o conteúdo do curso quando tivessem dúvidas em algum assunto específico
plugins premium WordPress
Telegram logo
Whatsapp Logo