Capacitação em Elastic para implantação de projeto de centralização de logs em renomada instituição de ensino do Governo Federal.

O plano estratégico tinha como um dos seus objetivos a capacitação para fortalecer a rede de colaboração entre os funcionários de diferentes unidades.

Setor: Educação

Tecnologias:

Sobre o cliente

O cliente é uma instituição de ensino público (ligada ao governo federal), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica presente em todos os estados brasileiros e com polos educacionais distribuídos em centenas de cidades. Esta instituição, além da sede na capital do estado, possui 22 campi em cidades do interior e possui ainda 49 polos de educação a distância. Oferece desde cursos técnicos ao doutorado, possui mais de 36 mil alunos e mais de 3000 funcionários entre professores e servidores. Toda esta infraestrutura é suportada por uma equipe de TI enxuta com 90 funcionários. Assim como todas as empresas e órgão público esta instituição também sofre com a escassez de profissionais e traça e executa planos para reter talentos de TI. Capacitações e uma maior integração entre técnicos da sede com os campi ou entre técnicos de diferentes estados faz parte deste plano.

O plano estratégico do cliente prevê criar meios para uma maior sinergia entre as equipes técnicas da sede e dos campi de tal forma que elas possam ser de fato uma equipe que trabalhe integrada e colaborativamente. O projeto de centralização de logs além de resolver uma demanda técnica também serviria para capacitar e integrar as equipes. Por iniciativa pessoal de um dos funcionários o Elastic foi implementado em caráter de testes e devidos aos bons resultados alcançados decidiu-se implementá-lo como ferramenta oficial para a centralização de logs e para isso fazia-se necessário que outros funcionários também conhecessem a solução. O cliente exigia que a empresa vencedora fosse experiente em Elastic e nada mais natural de buscar a própria empresa Elastic ou um de seus parceiros de treinamentos ( a 4Linux NÃO é um dos parceiros oficiais da Elastic) mas esta opção foi abortada pois dois motivos: o cliente queria uma ementa customizada e os parceiros Elastic não podem alterar a ementa oficial e segundo foi o elevado custo desta opção de treinamento que estouraria o orçamento aprovado. A 4Linux foi a empresa escolhida pois comprovou a experiência e vivência em Elastic que o cliente queria, customizou a ementa para atender necessidades específicas da equipe técnica e ofereceu um preço que cabia no orçamento.

  • O professor precisava ter vivência prática comprovada em Elastic e possuir a certificação Elastic Certified Engineer;
  • Depois da nota de empenho já emitida, fez-se necessária a troca do instrutor que recebeu uma proposta de trabalho irrecusável para o exterior. Para aceitar o novo instrutor, mesmo com a certificação exigida, o cliente queria uma comprovação da sua qualidade e experiência. Como tínhamos acabado de ministrar este mesmo curso no TRT, este aceitou conversar com o cliente sobre sua experiência positiva com o curso e o professor.
  • Os funcionários não poderiam parar suas atividades pois o dia a dia de trabalho continuaria o mesmo. Não havia a possibilidade de curso noturno. Acomodar a agenda e horário de todos os envolvidos não era uma tarefa fácil.
  • O curso precisava ser prático para que os alunos pudessem sair auto-suficientes pois seriam os responsáveis pela implantação e suporte deste novo ambiente.
  • O curso precisava ser ministrado em língua portuguesa com material de apoio em português.
  • Para evitar elevados custos com deslocamento aéreo que consumiria parte do orçamento e perda de tempo dos alunos com deslocamentos, os cursos deveriam ser online e as aulas gravadas para que quem perdesse pudesse assistir posteriormente quando surgissem dúvidas na implantação.

A 4Linux possui - através de sua área de consultoria - uma grande experiência em projetos de centralização de logs com Graylog e Elastic. Esta experiência nos permitiu criar dois excelentes cursos relacionados ao tema: ESPECIALISTA ELASTIC STACK – ELASTICSEARCH, LOGSTASH, BEATS E KIBANA e PRÁTICAS DE CONTINUOUS MONITORING PARA UMA INFRAESTRUTURA ÁGIL. Os cursos em turma fechada da 4Linux são cobrados por turma e não por aluno e isso permitiu ao cliente fazer um melhor uso do seu orçamento já que pode colocar mais alunos que o inicialmente planejado e por ser um curso na modalidade online convidar outros técnicos de outros estados para assistirem o curso. Se aumentar a integração entre o time era uma dos principais objetivos, incluir técnicos de outros estados foi o máximo. Na modalidade on line Live Class os alunos assistem o curso em seu próprio computador e para isso a 4linux apoiou os alunos nas instalações da máquinas virtuais em seus computadores dias antes do início do curso.

  • Como os cursos in-company da 4Linux são cobrados por turma e não por alunos o cliente pode colocar um número maior de alunos do que ele estimava e inclusive pode convidar técnicos de outros estados para também assistirem o curso;
  • Por termos professores próprio conseguimos flexibilizar os horários para atender a demanda do cliente de tal forma que a equipe conseguiu trabalhar e estudar simultaneamente;
  • Por termos equipe própria conseguimos rapidamente repor o professor originalmente escalado para a capacitação;
  • Os alunos saíram do curso seguros para fazerem a implementação do Elastic pois por ser baseado em experiência da área de consultoria da 4Linux os laboratórios são bem semelhantes a situações que os alunos encontrarão no seu dia a dia;
  • As aulas que ficam gravadas dão ao aluno o conforto de não deixar o cliente 'na mão' em caso de atendimentos emergenciais no horário da aula, assim como o cliente pode rever um assunto quando for implementá-lo.
Telegram logo
Whatsapp Logo