O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) havia entregue centenas de milhares de computadores para a montagem dos laboratórios de informática das escolas públicas em todo o Brasil. Foram montados mais de 12.000 laboratórios e em mais de 120.000 computadores foi instalado o Linux Educacional, uma distribuição Linux baseada em Debian, especificamente criada para atender as demandas educacionais das escolas públicas.
Além do sistema operacional Linux o computador possuia vários outros softwares livres, e chegavam até os alunos repletos de conteúdos digitais, como hinos nacionais, 200+ objetos de aprendizagem, 800+ vídeos educacionais da programação da TV Escola, 1.800+ textos de literatura em português, espanhol e inglês, além de 50 aplicativos educacionais livres, contemplando as grades de física, química, biologia, matemática, geografia, história e português.
Do total de 12 mil laboratórios, nove mil foram entregues em escolas urbanas, com mais de 100 alunos. Os outros três mil laboratórios foram distribuídos em escolas rurais com mais de 50 alunos. Os equipamentos foram entregues, instalados e conectados a internet.
“Prestar serviço de capacitação para o Ministério da Educação com contrato assinado com a UNESCO nos encheu de orgulho e expectativas pelo porte e seriedade destas duas instituições. Me envolvi pessoalmente nesta capacitação. Quando – ao final- vimos as boas avaliações que tivemos e os comentários dos alunos colhidos nas avaliações ficamos ainda mais seguros que nossos cursos pela internet estão no caminho certo. Foram muitos aprendizados e evoluções desde 2002 quando ministramos a primeira turma”
O mundo mudou drasticamente nesse período e atualmente o ensino online não apenas possui muito mais aceitação entre os alunos com muitas tecnologias a sua disposição mas também ele hoje se apresenta com recursos superiores ao ensino presencial.
Tivemos três mudanças profundas que potencializaram o ensino online de uma maneira que existia apenas em imaginação. São elas:
A primeira mudança significativa seria a velocidade dos links de internet que hoje deixaram de ser um problema para o ensino online. Com o advento de filmes e séries pela internet, os protocolos de transmissão de vídeo evoluíram significativamente. Links mais poderosos e baratos e vídeos que consomem pouca banda são uma dupla excelente para o ensino online que – 14 anos depois -contam com o celular como um meio adicional abundante para disponibilizar as aulas e que dão flexibilidade para os alunos assistirem-nas.
A segunda seria a oferta significativa de cursos online de todos os tipos (devido à enorme procura), indo muito além de ‘professor fala e alunos ouvem’, com recursos de gamification à controle de presença, de exercícios online para praticar o aprendizado à metodologias que permite que cada aluno aprenda na sua velocidade e da sua maneira;
A terceira é a combinação de recursos tecnológicos avançados que exponencializam as possibilidades antes finitas em sala de aula presencial. Não é possível em sala de aula presencial o aluno assistir novamente essa mesma aula em outro lugar, ela se perde… O uso de Inteligência Artificial permite corrigir rotas de aprendizado que em sala de aula presencial seria impossível implementar, os exercícios de fixação e prática que são disponíveis aumentam muito a capacidade de assimilação que não seria possível presencial. A combinação destes recursos tecnológicos faz com que um curso presencial de 20 horas tenha mais que o dobro de tempo com mais diversidade de conteúdo, permitindo que o aluno aprenda mais..
No caso da 4Linux ela assimilou essas mudanças com os seguintes recursos:
O NetClass – ambiente de ensino online da 4Linux utilizado em 2008 – deu lugar ao AIA ( Ambiente de Inovação em Aprendizagem ) que traz para o ensino online uma série de recursos tecnológicos para exponencializar o aprendizado do aluno. Vamos citar apenas 2 recursos tecnológicos que não estavam disponíveis abundantemente em 2008: IA e Cloud.
O AIA Responde é uma Inteligência Artificial de verdade que responde dúvidas que o aluno tenha sobre qualquer tecnologia, comandos e seus parâmetros, arquivos de configuração e inclusive escrever códigos em qualquer linguagem. Imagine um super professor disponível 24 horas por dia para o aluno tirar dúvidas de tudo de tecnologia! Tudo mesmo!!! Muito além do curso! A inteligência artificial do AIA Responde proporciona isso.
No AIA LabCloud, servidores são provisionados na cloud para o aluno praticar em cenário real. Com a Cloud Computing os laboratórios dos cursos ficaram muito mais fáceis de serem executados pois passaram a depender menos do notebook do aluno que recebia as máquinas virtuais dos cursos.
“A 4Linux está sempre na vanguarda quando o assunto é ensino e aprendizagem de TI. Talvez seja a única escola do mundo que investe mais em P&D do que em Marketing. Fomos a primeira escola do mundo a ensinar – em 2002 – Linux online e somos até o momento o único centro de treinamento do Brasil a usar Inteligência Artificial de verdade para o ensino focado de TI”
© Cursos 4Linux • Exceto quando indicado em contrário, o conteúdo deste site é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.