O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) havia entregue centenas de milhares de computadores para a montagem dos laboratórios de informática das escolas públicas em todo o Brasil. Foram montados mais de 12.000 laboratórios e em mais de 120.000 computadores foi instalado o Linux Educacional, uma distribuição Linux baseada em Debian, especificamente criada para atender as demandas educacionais das escolas públicas.
Além do sistema operacional Linux o computador possuia vários outros softwares livres, e chegavam até os alunos repletos de conteúdos digitais, como hinos nacionais, 200+ objetos de aprendizagem, 800+ vídeos educacionais da programação da TV Escola, 1.800+ textos de literatura em português, espanhol e inglês, além de 50 aplicativos educacionais livres, contemplando as grades de física, química, biologia, matemática, geografia, história e português.
Do total de 12 mil laboratórios, nove mil foram entregues em escolas urbanas, com mais de 100 alunos. Os outros três mil laboratórios foram distribuídos em escolas rurais com mais de 50 alunos. Os equipamentos foram entregues, instalados e conectados a internet.
Capacitar os profissionais das escolas públicas que receberam os novos laboratórios a usarem o Linux Educacional e os conteúdos digitais instalados nos computadores.
Para entender como o MEC encaminhou esta necessidade é preciso entender o que são os Núcleo de Tecnologia Educacional. O NTE é uma estrutura descentralizada de apoio permanente ao processo de introdução de novas tecnologias nas escolas públicas. Nele estão sendo preparados os professores de 1º e 2º Graus e os técnicos de suporte à Informática Educativa das escolas. Os NTEs, têm entre outras funções, a de capacitar professores da rede pública de ensino cujo objetivo é introduzir os recursos da informática e das telecomunicações no processo ensino-aprendizagem. Os núcleos dispõem de uma equipe composta por educadores (multiplicadores), especialistas em Informática Educativa, que foram capacitados através de cursos de especialização, ministrados pelas principais universidades. Foram estes especialistas em Informática Educativa os profissionais escolhidos pelo MEC para receberem a capacitação no sistema Linux Educacional.
Capacitar especialistas em Informática Educativa em mais de 500 NTEs situados em centenas de localidades diferentes, a um preço acessível.
O custo de deslocamento de todos estes profissionais caso o curso tivesse que ser presencial poderia inviabilizar esta capacitação. Além disso, nada mais natural para a contratante SEED/MEC ( Secretaria de Ensino a Distância do MEC ) do que fazer a capacitação na modalidade online.
A convite da SEED/MEC, a 4Linux e outras empresas de capacitação Linux foram convidadas – em consulta pública – a apresentarem soluções para esta necessidade. A 4Linux ensina Linux pela internet desde 2002 e possui um ambiente de ensino online customizado para o ensino de TI, tendo o software livre Moodle como ambiente central . A SEED/MEC, com sua grande experiência neste tipo de capacitação, analisou as propostas, compilou as melhores ideias e conteúdos propostos e licitou através de edital público no início de 2008 a capacitação para 480 multiplicadores do NTEs. O Edital foi feito pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – que aportou recursos disponíveis para este fim. A 4Linux foi a empresa vencedora do certame licitatório e assinou contrato em maio/2008.
480 alunos foram divididos em 12 turmas de 40 alunos para assistirem os cursos na modalidade online LIVE Class.
Assim que o contrato foi assinado, a primeira etapa foi definir o cronograma dos cursos, horário das aulas e a divisão dos 480 alunos em 12 turmas de 40 alunos ( número máximo recomendado pela 4Linux – em termos pedagógicos- para uma sala virtual).Os alunos foram indicados pela SEED/MEC lotados nos NTEs espalhados pelas Coordenações Estaduais do Proinfo e da TV-Escola para que eles pudessem servir como facilitadores e multiplicadores desses conhecimentos em Linux junto às escolas beneficiárias do programa Pro-Info. Optou-se por aulas síncronas (na qual o aluno entra na sala de aula virtual e ouve o professor ao vivo e interage pelo chat) foram definidos 6 horários diários diferentes de aulas. Os alunos fizeram suas matrículas escolhendo um dos horários disponíveis. O curso de 60 horas ( 2 horas diárias ao vivo) também tinha a sua parte assíncrona ( aquela onde o aluno faz as tarefas na hora que mais lhe convier) onde ele participava de fóruns, resolvia exercícios, assistia vídeo aula, se preparava para a próxima aula, praticava o que está sendo ensinado nas máquinas virtuais, tirava dúvidas com o monitor ( toda turma tinha professor e monitor), lia os artigos recomendados pelos professores e fazia as pesquisas na internet. Para a parte assíncrona o aluno teve que se dedicar, para ter um bom aproveitamento, pelo menos outras 100 horas de estudo além das 60h em ‘sala de aula virtual’. Os cursos foram ministrados para as 12 turmas entre junho e setembro de 2008. Os alunos assistiam as aulas dos NTEs ou de sua própria residência.
Facilitou muito o trabalho da 4Linux a grande motivação dos alunos para aprender Linux. Muitos deles tinham ouvido falar do Linux e estavam bastante curiosos para aprendê-lo. Todos os alunos receberam individualmente no endereço que eles forneceram no ato da matrícula um kit de caráter motivacional contendo: 1 camiseta, 1 pasta e Cds para instalação do Linux. Toda esta logística foi idealizada e executada pela 4Linux.
No ensino a distância o controle de presença precisa ser diferente do controle de presença do ensino presencial pois no ensino a distância o aluno pode se ‘logar’ na aula, mas, ficar navegando na internet e não participar das aulas. Por este motivo é importante medir a participação dos alunos na aula e não a sua simples presença na sala de aula virtual.
Para medir esta participação, definiu-se que seriam lançados ‘ desafios’ durante as aulas que nada mais são do que exercícios lançados durante as aulas em momentos não agendados como forma de medir a presença, participação e o seu aproveitamento.
Uma taxa baixíssima de desistência e uma taxa de aprovação de 96%.
Dos 484 alunos matriculados, 455 concluíram os cursos. Uma taxa de desistência considerada baixíssima pela SEED/MEC. A grande maioria dos que não conseguiram concluir foi devido a problemas com conflito de horários entre o curso e suas tarefas diárias.
Durante o curso foram aplicados questionários de acompanhamento e após o término foram aplicados questionários de avaliação ( on-line) para medir a satisfação dos alunos e os resultados foram bastantes positivos e duas delas, que resumem bem a satisfação dos alunos, publicamos abaixo:
Você indicaria este curso para um amigo?
Sim: 96%
Não: 4%
Como o aluno se auto-avaliou:
Auto Avaliação
Notas 0 a 4
Notas 5 a 7
Notas 8 a 10
O curso atendeu suas expectativas.
6%
26%
68%
Qual seu conhecimento do assunto antes do curso
48%
40%
12%
Qual seu conhecimento do mesmo assunto após o curso
6%
35%
59%
“Prestar serviço de capacitação para o Ministério da Educação com contrato assinado com a UNESCO nos encheu de orgulho e expectativas pelo porte e seriedade destas duas instituições. Me envolvi pessoalmente nesta capacitação. Quando – ao final- vimos as boas avaliações que tivemos e os comentários dos alunos colhidos nas avaliações ficamos ainda mais seguros que nossos cursos pela internet estão no caminho certo. Foram muitos aprendizados e evoluções desde 2002 quando ministramos a primeira turma”
O mundo mudou drasticamente nesse período e atualmente o ensino online não apenas possui muito mais aceitação entre os alunos com muitas tecnologias a sua disposição mas também ele hoje se apresenta com recursos superiores ao ensino presencial.
Tivemos três mudanças profundas que potencializaram o ensino online de uma maneira que existia apenas em imaginação. São elas:
A primeira mudança significativa seria a velocidade dos links de internet que hoje deixaram de ser um problema para o ensino online. Com o advento de filmes e séries pela internet, os protocolos de transmissão de vídeo evoluíram significativamente. Links mais poderosos e baratos e vídeos que consomem pouca banda são uma dupla excelente para o ensino online que – 14 anos depois -contam com o celular como um meio adicional abundante para disponibilizar as aulas e que dão flexibilidade para os alunos assistirem-nas.
A segunda seria a oferta significativa de cursos online de todos os tipos (devido à enorme procura), indo muito além de ‘professor fala e alunos ouvem’, com recursos de gamification à controle de presença, de exercícios online para praticar o aprendizado à metodologias que permite que cada aluno aprenda na sua velocidade e da sua maneira;
A terceira é a combinação de recursos tecnológicos avançados que exponencializam as possibilidades antes finitas em sala de aula presencial. Não é possível em sala de aula presencial o aluno assistir novamente essa mesma aula em outro lugar, ela se perde… O uso de Inteligência Artificial permite corrigir rotas de aprendizado que em sala de aula presencial seria impossível implementar, os exercícios de fixação e prática que são disponíveis aumentam muito a capacidade de assimilação que não seria possível presencial. A combinação destes recursos tecnológicos faz com que um curso presencial de 20 horas tenha mais que o dobro de tempo com mais diversidade de conteúdo, permitindo que o aluno aprenda mais..
No caso da 4Linux ela assimilou essas mudanças com os seguintes recursos:
O NetClass – ambiente de ensino online da 4Linux utilizado em 2008 – deu lugar ao AIA ( Ambiente de Inovação em Aprendizagem ) que traz para o ensino online uma série de recursos tecnológicos para exponencializar o aprendizado do aluno. Vamos citar apenas 2 recursos tecnológicos que não estavam disponíveis abundantemente em 2008: IA e Cloud.
O AIA Responde é uma Inteligência Artificial de verdade que responde dúvidas que o aluno tenha sobre qualquer tecnologia, comandos e seus parâmetros, arquivos de configuração e inclusive escrever códigos em qualquer linguagem. Imagine um super professor disponível 24 horas por dia para o aluno tirar dúvidas de tudo de tecnologia! Tudo mesmo!!! Muito além do curso! A inteligência artificial do AIA Responde proporciona isso.
No AIA LabCloud, servidores são provisionados na cloud para o aluno praticar em cenário real. Com a Cloud Computing os laboratórios dos cursos ficaram muito mais fáceis de serem executados pois passaram a depender menos do notebook do aluno que recebia as máquinas virtuais dos cursos.
“A 4Linux está sempre na vanguarda quando o assunto é ensino e aprendizagem de TI. Talvez seja a única escola do mundo que investe mais em P&D do que em Marketing. Fomos a primeira escola do mundo a ensinar – em 2002 – Linux online e somos até o momento o único centro de treinamento do Brasil a usar Inteligência Artificial de verdade para o ensino focado de TI”
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