O que é Linux e porque utilizá-lo como meu servidor corporativo?

Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux em conjunto com outros aplicativos essenciais e bibliotecas, assim a Free Software Foundation recomenda a nomenclatura GNU/Linux para descrever o sistema operacional em si. Ao lado do Microsoft Windows e Mac OS, o GNU/Linux é um dos sistema operacionais mais utilizado no mundo, sendo mais conhecido por ser amplamente adotado para soluções de servidores, no entanto podemos encontrá-lo também em smartphones e tablets (no caso do sistema Android) e também em outros tipos de dispositivos com finalidades especificas, como o caso de caixas eletrônicos (atualmente os ATMs da Caixa Econômica Federal utilizam um sistema Linux embarcado, que foi customizado, implantado e ainda é suportado pela 4Linux ). Ao contrário de seus concorrentes mais famosos, o GNU/Linux não foi desenvolvido para fins comerciais, sendo desenvolvido com código aberto e disponibilizado sob a licença GPL (versão 2) , o que significa que qualquer pessoa possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente sua versão, de acordo com os termos da licença.

As equipes de TI se esforçam a cada dia para oferecer valor à suas instituições, com soluções que possam aumentar sua produtividade e permitam oferecer serviços mais rápido, sendo flexíveis o suficiente para incorporar inovações tecnológicas como nuvem, containers e processos automatizados, para que seus ambientes possam ser portáveis e escaláveis, onde para suportar tudo isso é necessário uma plataforma moderna, confiável e segura, o que encontramos nos sistemas GNU/Linux.

Assim, toda implantação que necessita de estabilidade, performance, flexibilidade e segurança para suportar grandes cargas de trabalho continuamente, é muito comum encontrar ambientes baseados no Linux – pois conseguem lidar com um grande número de processos simultaneamente, sem apresentar perda de desempenho - sendo uma solução que além de trazer todos esses recursos para o negócio, possui um baixo custo de investimento, tanto de software (que pode ser zero), quanto de hardware, pois estes sistemas consomem bem menos recursos que uma solução privada baseada em Windows Server.

Por isso é muito comum encontrar servidores Linux sustentando aplicações corporativas, como orquestração de containers, sustentação e administração de ambientes Cloud, softwares de monitoramento para infraestrutura, administração de bancos de dados e hospedagem de aplicações web.

A 4Linux é referência em Linux no Brasil desde 2001, com uma larga experiência em utilizar tecnologias Open Source em ambientes de missão crítica e está envolvida nos principais cases de sucesso baseados em padrões abertos, todo esse expertise nos qualifica para oferecer ao mercado serviços de consultoria e suporte em ambientes GNU/Linux com excelência e eficiência.

 

Infraestrutura Linux

Infraestrutura Linux

 

Precisa de ajuda para resolver um problema? Fale com a gente.

Solicite Contato
 

Serviços de Consultoria e Suporte para ambientes Linux

  • Assessment - Avaliação do ambiente existente para verificar as configurações do ambiente e propor melhorias ao atual cenário, como um Tunning, para garantir que a plataforma esteja em conformidade com as boas práticas de segurança e performance da comunidade Linux.
  • Consultoria para definição de arquitetura, contemplando as soluções mais adequadas às necessidades e ao perfil do cliente para ambientes Locais, in Cloud ou Multi-Clouds.
  • Criação de ambientes altamente disponíveis e performáticos, através de clusters, para redundância e balanceamento de carga em ambientes de missão crítica.
  • Construa sua Infraestrutura de TI com soluções Open Source baseado no sistema operacional Linux, contemplando os principais serviços de rede como: Serviço de DNS, DHCP e VPN, Serviço de autenticação com OpenLDAP e FreeIPA, Servidores Web com Apache e Nginx, Banco de Dados com MySQL, PostgreSQL e MongoDB, Serviço de monitoramento com Zabbix e Prometheus, solução de virtualização com oVirt, etc.
  • Contrato de suporte 8x5 ou 24x7 com regime de atendimento preventivo e/ou corretivo com SLA ideal para garantia de disponibilidade do ambiente de produção.
 
pontos fortes

Construa sua infraestrutura Linux com quem implementou a estrutura da Caixa Econômica Federal.

4linux

Escolha uma equipe qualificada e com as principais certificações Linux do mercado.

pontos fortes

Conheça também nossos treinamentos Linux.

Cases de Sucesso

Sangari - Migração da infraestrutura de TI para Linux e autenticação com OpenLDAP

A Sangari é uma empresa de produtos e soluções para ensino e pesquisa e precisa estar sempre na vanguarda de seu segmento e decidiu utilizar o Linux como servidor de arquivo e unificar toda a autenticação da rede em um único serviço através do protocolo OpenLDAP.

Projeto CDTC - Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento

O CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento) é um acordo de cooperação técnica entre o Governo Brasileiro (através do ITI) e a IBM Brasil para fomentar o uso do Linux e padrões abertos entre os órgãos públicos federais.

Caixa Econômica Federal - Linux nas loterias e nos caixas eletrônicos.

Quando você faz uma aposta nas loterias, quando você faz um saque ou consulta seu saldo do FGTS nos caixas eletrônicos da Caixa você está usando uma infraestrutura feita com Linux e Serviços da 4Linux.

Solicite Contato

Forma de contato preferencial
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.

Compartilhe esta página