Capacitação em Docker para implementar um novo sistema de controle de processos em uma das 50 maiores cidades do Brasil.

Após a jornada de implantação de uma infraestrutura hiper convergente, prefeitura precisou implementar ambiente em containers para receber nova aplicação para controle de processos.

Setor: TI - Governo

Tecnologias:

Sobre o cliente

Esta capital de estado – apesar de jovem se comparado com outras cidades e capitais brasileiras – está entre as 50 cidades mais populosas do Brasil com uma população de aproximadamente 500.000 habitantes. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 16,64 bilhões, é um dos mais elevados de toda a região Norte. O município possui aproximadamente 16.000 funcionários e a área de TI é bastante enxuta e conta com aproximadamente 100 funcionários. Por ser a capital de estado com maior área territorial entre todas as capitais, possui seus desafios em conectar todas suas redes de informática e telefonia e suas unidades de saúde e educação.

A infraestrutura de TI desta prefeitura está passando por processo de modernização e implantação de uma infraestrutura hiperconvergente para ser 100% definida por software , onde combina armazenamento, computação e rede em um único sistema, em um esforço para reduzir a complexidade do data center assim como aumentar a escalabilidade. Em paralelo a isso, através de um acordo de cooperação técnica com cessão de softwares por outra prefeitura, iniciou-se a implantação de um sistema de controle de processos administrativos para todas as secretarias do município e esta aplicação roda em container Docker. Surgiu a necessidade de capacitar as equipes de infraestrutura e desenvolvimento para aprofundarem seus conhecimentos em container e orquestração de container para implementar e manter este novo sistema. Há também uma necessidade futura de conhecimento em Kubernetes para uma migração do Swarm.

  • Capacitar ‘simultaneamente’ as equipes de infraestrutura (OPS) e desenvolvimento (DEV) para conhecerem e aprofundarem o conhecimento em containers para entender a melhor maneira dos containers serem implementados dentro da nova infraestrutura hiperconvergente e como a nova aplicação para controle dos processos administrativos rodariam dentro dos containers.
  • O curso foi ministrado na modalidade presencial nos momentos finais da pandemia onde as pessoas ainda estavam inseguras de se aglomerarem.
  • Acomodar a agenda de todos os envolvidos encaixando o curso entre férias, feriados e momento de picos de trabalho que existem em uma prefeitura.
  • Deixar o conteúdo do curso gravado para caso surgissem dúvidas durante a implementação da aplicação em containers o curso pudesse ser revisitado.
  • O curso precisava ser prático do tipo mão na massa para que os alunos pudessem sair auto suficientes pois seriam os responsáveis pela implantação e suporte deste novo ambiente.

A 4Linux possui uma trilha de cursos extensa nos assuntos relacionados a containers e micro serviços. Optou-se por capacitar os funcionários com os cursos Docker: Administração de Containers – DCA ( 40 horas) e o curso Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis (40 horas). A 4Linux também oferece cursos gratuitos e os alunos foram orientados para assistirem de forma antecipada o curso gratuito Containers Fundamentals, que apesar de gratuito, dá em suas 20h de curso uma boa base em Containers. Os cursos foram realizados nas próprias instalações da prefeitura e de forma remota e antecipada a equipe 4Linux ajudou os alunos a prepararem seus notebooks para assistirem o curso assim como preparou deliciosos coffee-breaks pois consideramos a interação que acontecem neste momento muito importante para o aprendizado. Por contar tanto com alunos da área de infraestrutura e de desenvolvimento, o instrutor foi orientado a enriquecer o curso com exemplos que atendessem ambas as necessidades.

  • Por termos professores próprio conseguimos flexibilizar os horários para atender a demanda do cliente presencial do cliente em horário comercial;
  • Os alunos conseguiram implementar e colocar em operação o ambiente em containers e também a nova aplicação na metade do tempo estimado pelos gestores pois por ser um curso baseado em experiência da área de consultoria da 4Linux os laboratórios são bem semelhantes a situações que os alunos encontrarão quando foram implementar os software ensinados;
  • Mesmo sendo um curso na modalidade presencial, os alunos ganham acesso ao AIA ( Ambiente de Inovação em Aprendizagem) onde os alunos podem assistir vídeo aulas que ficam gravadas no ambiente de ensino virtual e assim acessar o conteúdo do curso – durante a implantação do sistema – quando tivessem dúvidas em algum assunto específico.
plugins premium WordPress
Telegram logo
Whatsapp Logo