Instituição do governo federal - durante migração para Cloud - aproveitou para implementar a cultura DevOps.

O objetivo era tirar o máximo proveito dos recursos da Cloud, e para isso reescreveu trechos de vários aplicativos e implementou conceitos como versionamento e deploys automático de aplicações.

Setor: TI - Governo

Tecnologias:

Sobre o cliente

O cliente conta com aproximadamente 900 funcionários e é uma instituição governamental que tem como responsabilidade a manutenção da ordem jurídica no Estado e a fiscalização do poder público em várias esferas. A área de TIC da instituição é composta pelo órgão central de coordenação da área, e pelas Coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação em cada unidade da Federação. Este projeto foi implementado em uma de suas unidades estaduais da região centro-oeste. Esta instituição é um órgão independente dos outros poderes do Estado. Ele não pode ser extinto ou ter atribuições repassadas. Isso significa que a instituição adquiriu algo essencial a qualquer órgão de fiscalização: independência.

A instituição migrou sua infraestrutura on-premise para a cloud AWS . Em um primeiro momento a migração foi apenas de transporte das máquinas virtuais on-premise para máquinas equivalentes EC2 na cloud, sem – com isso – extrair todos os benefícios que a cloud poderia trazer. Aproveitando este movimento de migração, a equipe de gestão de TI desta instituição julgou apropriado introduzir a cultura DevOps que sustenta-se nos pilares:
Integração Contínua: fácil transferência de conhecimento e experiências entre as áreas de Desenvolvimento, Operações e Apoio. Implantação Contínua: liberação rápida e continua de novas versões de software ou serviços. Feedback contínuo: feedbacks frequentes das equipes envolvidas em todas as fases do ciclo de vida do software ou serviço.

O cliente queria que o curso também abordasse aspectos de segurança na cultura DevOps e o curso de DevSecOps da 4Linux foi uma aspecto fundamental na escolha pela 4Linux pois é a única empresa do Brasil que oferece este tipo de conteúdo.

 

  • O cliente queria contratar todos os cursos em uma única instituição – inclusive o conteúdo de DevSecOps – para que eles tivessem uma sequência didática;
  • Capacitar simultaneamente as equipes de infraestrutura (OPS) e desenvolvimento (DEV) na mesma turma;
  • Ao término do curso os funcionários precisariam conhecer a cultura DevOps, versionamento de código, deploy automático de aplicação e segurança neste tipo de ambiente (DevSecOps) para poderem implementar e tirar o máximo proveito do ambiente em cloud;
  • Os funcionários não poderiam parar suas atividades pois o dia a dia do suporte continuaria o mesmo;
  • Para evitar elevados custos com deslocamento aéreo e perda de tempo dos alunos com deslocamentos, os cursos deveriam ser online e as aulas gravadas para que quem perdesse pudesse assistir posteriormente quando surgissem dúvidas na implantação.

A 4Linux é a única escola que possui uma trilha tão extensa e aprofundada de DevOps. O cliente até poderia montar uma trilha semelhante, mas teria que contratar cursos – em diferentes escolas – que não possuem relação entre si, ficando com o ônus de juntar o conhecimento de forma a aplicá-lo.

A 4Linux possui 2 trilhas para o público que procura a capacitação DevOps : DevOps para SysAdmin e DevOps para Desenvolvedores. Para a necessidade do cliente a 4linux agrupou as 2 trilhas em um formação DevOps Full Stack de 180h: Devops Essentials; CI/CD: INTEGRAÇÃO E ENTREGA CONTÍNUA COM GIT, JENKINS NEXUS E SONAR; INFRAESTRUTURA ÁGIL COM PRÁTICAS DEVOPS;
DEVSECOPS: SEGURANÇA EM INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO ÁGIL; e
PRÁTICAS DE CONTINUOUS MONITORING PARA UMA INFRAESTRUTURA ÁGIL. Esta trilha possibilitaria a equipe técnica do cliente a visão da cultura DevOps bem como mostraria o funcionamento de mais de uma dezena de ferramentas open source necessárias para a implantação da cultura DevOps.

  • Por ser uma trilha abrangente e com elevada carga horária prática ela deu aos alunos a visão ampla das ferramentas do mundo DevOps e a auto suficiência que o cliente precisava para implementá-las;
  • Os frutos já começaram a aparecer e a equipe do cliente implementou de forma autônoma o GIT para versionamento de código;
  • Por ser baseado em experiência da área de consultoria da 4Linux os laboratórios são bem semelhantes a situações que os alunos encontrarão quando foram implementar os software ensinados;
  • As aulas que ficam gravadas dão ao aluno o conforto de não deixar o cliente ‘na mão’ em caso de atendimentos emergenciais no horário da aula, assim como o cliente pode rever um assunto quando for implementá-lo.
  • Por termos professores próprios conseguimos flexibilizar os horários para atender a demanda do cliente de tal forma que as diferentes equipes ( DEV, OPS, segurança) conseguissem assistir o curso.
plugins premium WordPress
Telegram logo
Whatsapp Logo