Capacitação de equipe em Kubernetes e Rancher para atender uma das maiores empresas de TI do mundo.

A empresa ganhou um aditivo contratual - absorveu novos ambientes e aplicações - e precisava capacitar os técnicos que já faziam o atendimento e tinham ótimos conhecimentos do ambiente do cliente.

Setor: TI - Automobilístico

Tecnologias:

Sobre o cliente

A empresa é líder em prover serviços de TI para o setor automotivo e manufatura;está presente em mais de 20 países, emprega cerca de 50 mil colaboradores mundialmente e possui mais de 182 mil clientes. No Brasil, a empresa tem mais de 1.600 clientes e cerca de 2 mil funcionários. Fornece soluções completas de Outsourcing de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT), Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos e Soluções para Indústrias até infraestrutura completa de TI e Telecom. A empresa também possui experiência nos setores financeiro, serviços, utilities, varejo e telecomunicações. A empresa é uma das principais parceiras globais da SAP e também da GCP com o objetivo de melhorar o fornecimento e a segurança do serviço em nuvem.

A empresa já possuía um contrato de outsourcing e suporte de TI com uma das maiores e das mais antigas empresas de automóveis e veículos comerciais do mundo, com sede na Alemanha. Um novo ambiente precisava ser criado e o seu suporte assumido pela equipe que já estava atuando dentro do cliente e possuía bons conhecimentos do ambiente do cliente. O curso não poderia ter um conteúdo superficial apenas para operação pois eles também seriam responsáveis por parte da implantação. As novas aplicações iriam rodar em cluster Kubernetes gerenciados pelo Rancher e seriam monitoradas pelos softwares Zabbix, Grafana e Prometheus. O tempo para a capacitação era curto e ao final do treinamento a equipe precisava estar auto suficiente com bastante conhecimento prático sobre as tecnologias envolvidas. Os alunos não poderiam parar suas tarefas do dia a dia, pois outros ambientes continuariam a ser suportados pela mesma equipe.

  • Capacitar simultaneamente 30 profissionais em 5 diferentes softwares;
  • Os funcionários não poderiam parar suas atividades pois o dia a dia do suporte continuaria o mesmo;
  • O prazo era curto pois o novo contrato já tinha sido assinado e o cliente precisaria assumir o novo ambiente imediatamente;
  • Ao término do curso os funcionários precisariam estar seguro e auto suficiente nas tecnologias envolvidas no projeto;
  • Para evitar perda de tempo dos alunos com deslocamentos, os cursos deveriam ser online e as aulas gravadas para que quem perdesse pudesse assistir posteriormente.

A 4Linux ofertou três cursos já existentes em seu catálogo: Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis - CKA; Rancher: Gerenciamento de Cluster Kubernetes na AWS-Azure-GCP; DevOps: Práticas de Continuous Monitoring para uma Infraestrutura Ágil, totalizando 120 horas de carga horária. Um conteúdo e uma carga horária sem igual no mercado brasileiro. Por terem seus conteúdos baseados em situações reais vividas pela equipe de consultoria e projetos da 4Linux a ementa estava bem aderente ao que o cliente precisava e não precisou ser customizada ( a 4linux - quando necessário - também customiza conteúdos de acordo com a necessidade do cliente). Os cursos foram ministrados no AIA ( Ambiente de Inovação em Aprendizagem de TI ) na modalidade LIVE Class ( aulas ao vivo pela internet com duração de 4 horas cada aula) para que a capacitação fosse feita na mesma cadência por todos os alunos. No LIVE Class, as aulas são agravadas para o aluno que teve algum contratempo possa assisti-la posteriormente.

  • Por serem cursos com elevada carga horária prática ele deu aos alunos a auto suficiência que o cliente precisava e este conseguiram implementar e suportar o novo ambiente;
  • Por ser baseado em experiência da área de consultoria da 4Linux os laboratórios são bem semelhantes a situações que os alunos encontrarão quando se depararem com o ambiente real, dando vivência e confiança aos alunos;
  • Por termos professores próprio conseguimos flexibilizar os horários para atender a demanda do cliente de tal forma que a equipe conseguiu trabalhar e estudar simultaneamente;
  • As aulas que ficam gravadas dão ao aluno o conforto de não deixar o cliente 'na mão' em caso de atendimentos emergenciais no horário da aula.
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