O que é Rocket.chat e Live chat

Rocket.Chat é uma plataforma de comunicação para equipe de código aberto ( software open source) e com ele sua empresa pode substituir o e-mail por uma plataforma de comunicação em tempo real e centralizada.

O Rocket.chat pemite a colaboração no fluxo de trabalho dos funcionarios e engajamento omnichannel do cliente. Com oo Rocket.chat você controla e centraliza a comunicação, gerencia os dados melhorar a produtividade da equipe. Rocket.chat bate-papo é escalável e de código aberto, substitui o e-mail e aprimora o fluxo de trabalho corporativo digital.

Alguns dos recursos disponíveis no Rocket.chat são:

  • Conferências de áudio e vídeo;
  • Acesso de usuário convidado;
  • Compartilhamento de tela e arquivos;
  • Live Chat;
  • Autenticação LDAP, Group Sync, autenticação de dois fatores (2FA);
  • criptografia E2E, SSO;
  • dezenas de provedores OAuth.

Além de ser uma plataforma de comunicação interna ( para os funcionários) , o recurso OmniChannel permite a integração com qualquer website para comunicação com o cliente externo. Ao integrá-lo, o site passa a exibir uma tela de chat para interação – o LiveChat. Os usuários da empresa passam a ter uma única ferramenta de comunicação, seja para conversar com os colegas de trabalho ou seja para conversar com o cliente através do LiveChat.É possível configurar desde simples formulários para envio de emails , ou ainda utilizar bots e inteligência artificial para automatizar o atendimento e reduzir custos.

Sua empresa pode prestar atendimento online para um visitante do seu site: através de um ser humano (Live Chat) ou um robô com respostas padrão programadas (Chatbot).

O chatbot é um software utilizado para automatizar o atendimento de conversas via chat . Estas ferramentas permitem que você construa fluxos de atendimento para os diversos setores da sua empresa incluindo chatbot para vendas e até mesmo chatbot para ecommerce. O atendimento passa a funcionar 7 dias por semana 24 horas por dia. O Rocket.chat pode trabalhar integrado a diferentes ferramentas de chatbot.

Há a possibilidade de um atendimento híbrido ( chatbot + livechat) , iniciando a conversa com um robô para fazer um primeiro atendimento e posteriormente fazendo a transferência do atendimento para o funcionário da empresa. O chatbot é programado para atender a diversas demandas simulando a conversa humana. Mas quando compreende alguma solicitação em que não tenha a resposta exata, o contato é encaminhado de forma segmentada para a equipe de atendentes.

Conforme já foi dito acima com a mesma ferramenta de comunicação você pode fazer a comunicação entre os funcionários e destes com o público externos. Mas as empresas podem continuar usando o Rocket.chat para fazer o atendimento dos clientes que querem se comunicar com a empresa pelo WhatsApp.

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito utilizado. Ele e o Facebook juntos representam as maiores redes mundiais de troca de mensagens.

Por ser tão escalável, ele acaba sendo uma ótima ferramenta de comunicação não só para usuários, mas também para empresas. Desde 2018, o WhatsApp suporta ferramentas que otimizam conversas para as empresas através da versão para negócios, o WhatsApp Business.

Dessa maneira, uma solução de chatbot ( como por exemplo a Weni Plataform) integrada com o LiveChat do Rocket.chat e com a API do WhatsApp proporciona uma conversa inteligente com o seu usuário pois todas as funcionalidades do aplicativo de mensagens se expandem para o mundo profissional através da API do WhatsApp, permitindo a automação do atendimento com o chatbot e a integração com o sistema de suporte ao vivo, o livechat.

O poder e benefícios dos recursos de omnichannel do Rocket.chat não param por aí, pois além de ser uma interface única para comunicação interna, via chat ou via WhatsApp com os clientes você ainda pode integrar com outros canais de atendimento como – por exemplo – Telegram e Messenger.

Você gostou deste artigo?

Veja outros que temos:

Fique por dentro das novidades:

Conheça nosso blog, com diversos artigos técnicos

Fique por dentro das novidades relacionadas aos softwares open source usado em nossas soluções.
Imagem de uma pessoa na frente do computador

Conheça o mundo open source.

Faça nossos cursos starter, todos com certificado de conclusão!

Somos especialistas em implementar soluções Omnichannel e ChatBot

Desde a definição de arquitetura, planejamento de capacidade até o mentoring da equipe.

plugins premium WordPress
Telegram logo
Whatsapp Logo

Temos um presente para você!

Você ganhou totalmente gratuito um curso da categoria Starter da 4Linux! São 9 opções de cursos para você escolher!

Cursos com 20h de conteúdo prático e certificado de conclusão para você dar uma upgrade na sua carreira.

Preencha o formulário abaixo e você receberá em até 24hs o email com os dados de acesso ao conteúdo: