Em uma maior ou menor intensidade, todas as médias e grandes empresas de todo o mundo estão passando pelo movimento de Transformação Digital, que é o processo de inserir a tecnologia como parte do negócio , seja ela dentro de processos, experiência de usuário, cultura empresarial e requisitos de negócio. Basicamente a transformação digital é trazer a empresa para o Digital de tal forma que TI é o negócio e não mais uma área de apoio ao negócio. Alinhado com esse movimento, existe uma estratégia na área de TI chamada Cloud First,que prioriza a execução de novos projetos em ambientes Cloud, devido a grande quantidade dos serviços disponíveis para uso com apenas alguns cliques e a transferência de custos de CAPEX para OPEX. A maioria das empresas enfrentam dificuldades em encontrar empresas e profissionais para auxiliá-las nessa transformação para o digital. Abaixo mostraremos cEm uma maior ou menor intensidade, todas as médias e grandes empresas de todo o mundo estão passando pelo movimento de Transformação Digital, que é o processo de inserir a tecnologia como parte do negócio , seja ela dentro de processos, experiência de usuário, cultura empresarial e requisitos de negócio. Basicamente a transformação digital é trazer a empresa para o Digital de tal forma que TI é o negócio e não mais uma área de apoio ao negócio. Alinhado com esse movimento, existe uma estratégia na área de TI chamada Cloud First,que prioriza a execução de novos projetos em ambientes Cloud, devido a grande quantidade dos serviços disponíveis para uso com apenas alguns cliques e a transferência de custos de CAPEX para OPEX. A maioria das empresas enfrentam dificuldades em encontrar empresas e profissionais para auxiliá-las nessa transformação para o digital. Abaixo mostraremos como a 4Linux poderá te ajudar nesta jornada e também mostraremos três cenários de usos para diferentes necessidade nas três principais clouds públicas do mercado ( AWS – Azure – GCP).
- Governança em Cloud Muitas empresas têm problemas ou dúvidas em como fazer o controle dos acessos nos ambientes e acabam gastando muito dinheiro provisionando clusters e contas para diferentes times dentro da mesma empresa. Na 4Linux temos scripts em Terraform que fazem o controle de acessos utilizando LDAP e RBAC, onde times podem utilizar o mesmo cluster de Kubernetes, porém de forma isolada onde um time um não tem acesso ao cluster do outro time.
- Kubernetes e Terraform O Kubernetes é atualmente a melhor plataforma para fazer o deploy de aplicações. Utilizando a tecnologia de Containers e possível trazer ambientes legados ‘do jeito que eles são’, para a Cloud e utilizar os recursos de escalabilidade e alta disponibilidade. Frequentemente esta ação é feita em conjunto com o Terraform que faz o provisionamento da infraestrutura, para garantir que ao rodar um workflow todo o ambiente poderá ser replicado em todas as Clouds (AWS, GCP, Azure). Este provisionamento pelo Terraform lhe dá uma grande flexibilidade de uso e também para migrações futuras.
- DevOps as a Service. A 4Linux é pioneira na implementação de pipeline DevOps e com experiência em grandes empresas. DevOps e Cloud tem uma grande sinergia. Oferecemos processos e controles para provisionar e gerenciar ambientes em Cloud (AWS, GCP e Azure), utilizando pipelines e infraestrutura como código (IaC) de maneira que possa ser replicado e reutilizados em todos os ambientes e para outras equipes dentro da mesma empresa.
- Internal Developer Platform (IDP) Devido à complexidade de se gerenciar muitos serviços na Cloud, Controle de Billing e Governança, é uma prática comum criar-se uma plataforma interna onde os desenvolvedores podem criar a infraestrutura que eles precisam para MVPs, PoCs e novos projetos, seguindo um workflow pré-definido e evitando com que se tenham serviços órfãos na Cloud, que são aqueles que são pagos e sem uso.
- DataOps Com a praticidade da Cloud, podemos fazer o provisionamento e controle de uma Data Platform, disponibilizando DataLakes, Workflow managers, Databases, Keyvaults e etc. Todos interconectados a partir do provisionamento e prontos para serem usados pela equipe de dados.
Veja abaixo três exemplos de arquiteturas para diferentes necessidades que podemos implementar em ambientes Cloud (GCP, Azure, AWS).
Pipeline de Aplicação na GCP com Cloud Run
Este é um exemplo simples de Pipeline para um time pequeno que não precisa utilizar todos os recursos do Kubernetes, mas ainda sim precisa rodar a aplicação em containers na Cloud, com escalabilidade e versionamento. O Cloud Run é uma plataforma que permite executar contêineres chamados por meio de solicitações ou eventos. O Cloud Run é serverless: ele abstrai todo o gerenciamento da infraestrutura.
Nesse workflow, as pipelines são gerenciadas pelo Github Actions, onde nele a equipe de DevOps pode definir qual será o Cloud run que será utilizado, o Cloud Storage é onde as imagens do Docker serão armazenadas assim como os objetos utilizados pela aplicação (imagens, documentos, objetos) Nenhum desenvolvedor tem acesso aos ambientes de produção ou as senhas, uma vez que todas elas estarão armazenadas dentro do serviço Secret Manager.
Provisionando uma Data Platform na Azure
Nesse exemplo temos o DataOps engineer, que provisionará todos os recursos necessários na Cloud para a criação de uma DataPlatform, inclusive o controle de acessos.
O DataEngineer terá acesso ao Azure DataFactory com acesso ao DataLake (Storage Account ADLS Gen2), que disponilizará esses dados transformados e limpos para o DataScientist.
O DataScientist utilizará serviços como o Azure MachineLearning para gerar os modelos de dados e o Azure Synapse para criar Spark notebooks que podem ser utilizados para fazer a exploração desses dados.
Kubernetes na AWS para diferentes equipes separados por namespace e controlados por RBAC
Nesse exemplo temos um servico EKS simples, onde o objetivo é mostrar que podemos ter o mesmo cluster compartilhado por vários times; onde cada time (MVP, POC, Website), tem um Namespace dentro do Cluster e eles não tem acesso aos outros namespaces, onde o controle e feito através de RBAC (Role Based Access Control)