O que é DevOps MultiCloud e porque adotar essa prática em minha organização?

O DevOps que conhecemos hoje, com suas práticas tanto técnicas, quanto culturais, é o resultado de uma convergência de muitos outros movimentos filosóficos e gerenciais, que deram origem ao termo que se tornou tão popular hoje em dia. Aliás, o termo DevOps nasceu da junção das palavras Development (desenvolvimento) e Operations (operações), descrevendo assim um conjunto de práticas para integração entre essas equipes que tradicionalmente operam em silos totalmente diferentes de forma independente.

Um dos principais conceitos do DevOps é propor novos pensamentos sobre o trabalho, valorizando a diversidade, tanto de atividades, quanto de profissionais, pois não se trata apenas de uma integração entre “Dev” e “Ops” ou adoção de novas técnicas e ferramentas, mas sim de uma mudança do mindset organizacional – o que torna um grande desafio para as empresas - sendo uma cultura totalmente disruptiva, mas adaptativa e evolutiva, onde passa a ser essencial que a organização saiba em que nível de “maturidade” se encontra e quais são as atividades necessárias para evoluir para um nível superior. Por isso é fundamental contar com a colaboração de TODOS, através de uma integração holística, mobilizando toda a organização - do CEO ao responsável pela sustentação do produto. Atualmente, existe uma vasta pilha de tecnologias e ferramentas, que auxiliam as organizações à automatizar seus processos que historicamente sempre foram manuais, lentos e passíveis de erros. Com isso, selecionar as ferramentas corretas é um ponto crítico para o sucesso do DevOps nas empresa.

Um dos principais resultados de implementar o DevOps e processos automatizados é a criação de uma pipeline de integração e implantação contínua (CI/CD). Com este conjunto de cultura, ferramentas e práticas é possível entregar aplicações aos clientes com maior frequência e segurança, validando e testando a qualidade do software através de processos estruturados e automatizados, realizando o mínimo de intervenção humana possível. Uma etapa muito importante para este fluxo de CI/CD é o monitoramento contínuo sobre todo o ciclo de vida da aplicação e o feedback rápido entre as etapas, incluindo as etapas de integração, testes, entrega e implantação, indo além do monitoramento operacional, possibilitando identificar e corrigir problemas e defeitos rapidamente, antes mesmo do software entrar em produção.

É possível afirmar então, que o DevOps é a combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa em distribuir aplicativos e serviços, trazendo maior confiança às equipes de desenvolvimento e operações, possibilitando um melhor gerenciamento sobre o trabalho não-planejado e a resolução rápida de problemas, fazendo com que se tornem mais eficientes e inovem mais rápido, gerando assim mais valor - tanto para o negócio, quanto para os clientes - e competindo de forma mais eficaz no mercado.

Fluxo de valor baseado nas práticas DevOps

Fluxo de valor baseado nas práticas DevOps
 

Precisa de ajuda para resolver um problema? Fale com a gente.

Solicite Contato
 

Serviços de Consultoria e Suporte para DevOps

  • Assessment - Avaliação do ambiente do cliente para mapear e entender todo seu fluxo de desenvolvimento e entrega de software, realizando um diagnostico de maturidade das práticas DevOps com as equipes envolvidas, e assim, propor um plano de ação, para reestruturar o ambiente tradicional (rígido) para uma estrutura flexível, permitindo à TI responder rapidamente às novas demandas de negócio, realizando uma disrupção organizacional, para aderência às práticas da cultura DevOps;
  • Consultoria para definição de arquitetura e ferramentas para provisionamento de uma Infraestrutura Ágil contemplando uma Pipeline CI/CD, garantindo que as novas versões dos softwares, sejam validadas pelo processos de CI e possam ser liberadas com segurança em ambiente de Produção, seja ele local ou em Cloud;
  • Padronização das configuração com gerenciamento facilitado e centralizado, possibilitando um melhor gerenciamento nas mudanças e garantindo que todas mudanças no ambiente sejam registradas e portanto rastreáveis;
  • Redução dos riscos, através da metodologia TDD (Test Driven Development - Desenvolvimento Orientado a Testes) e BDD ( Behavior Driven Development - Desenvolvimento Orientado por Comportamento), onde testes automatizados são executados dentro da pipeline sendo possível validar todas as alterações ou nova implementação de software, antes mesmo de entrar em produção;
  • Os projetos da 4Linux sempre são apresentados com soluções Open Source, sem a necessidade de aquisição de qualquer licença pelo cliente;
  • Monitoramento da estrutura com as ferramentas nativas dos provedores, ou através das principais ferramentas Open Source do mercado como: Zabbix, Prometheus, Grafana e Graylog – usado para centralização dos logs.
  • Contrato de suporte 8x5 ou 24x7 com regime de atendimento preventivo e/ou corretivo com SLA ideal para garantia de disponibilidade do ambiente implantado.
 
pontos fortes

Escolha por uma equipe capacitada, onde os profissionais sejam certificados com a LPI DevOps Tools Engineer.

4linux

Conheça também nossos treinamentos, são mais de 300 horas de conteúdo voltado para DevOps.

pontos fortes

Saiba mais sobre DevOps em www.4devops.com.br e baixe nosso eBook gratuito.

Cases de Sucesso

Infraestrutura de Containers para startup de Recrutamento e Seleção

A Startup Rankdone foi criada pela 4Linux. Comercializado como SaaS possui clientes como clientes como BASF, Sicoob e Santander. Foi uma das startups escolhidas pelo InovaBra  (programa de inovação do Banco Bradesco) e com isso vem experimentando um crescimento exponencial.

Infraestrutura ágil para replicação de ambiente de forma padronizada.

A Secretaria Municipal da Educação da prefeitura municipal de São Paulo, precisava fazer o deploy de aplicações escritas em .Net de forma ágil em ambientes padronizados. Estava em curso uma grande reestruturação e como em todo legado de T.I., a falta de documentação de software e da infraestrutura de produção acabavam dificultando a replicação automática desses ambientes em caso de disaster recovery.

Infraestrutura Ágil para um dos maiores bancos do Brasil.

Um dos maiores bancos públicos do Brasil possuía um grande gargalo no provisionamento de infraestrutura, chegando as vezes a demorar até 3 meses para a criação de servidores para o deploy de novas aplicações, o que resultava em atrasos recorrentes nos projetos a serem desenvolvidos e desmotivação da equipe devido a burocracia durante todo este processo, O desenvolvimento precisava ser ágil mas o provisionamento da infraestrutura também.

Solicite Contato

Forma de contato preferencial
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.

Compartilhe esta página