Em JAVA EE, um servidor de aplicação é um software que fornece um ambiente para a execução das aplicações.
Isso significa que o servidor de aplicação provê:
- API padronizada para acesso a recursos Java EE. Isso permite que os desenvolvedores tenham caminhos prontos para necessidades estruturais e de infraestrutura e se dediquem a questões funcionais dentro de suas aplicações. Isso também permite que seja possível escolher entre diversas implementações de fornecedores distintos fomentando a competição e uso de padrões abertos.
- Uma implementação para o modelo de arquitetura JAVA EE para computação distribuída incluindo acesso e comunicação entre componentes locais e remotos. Isso facilita o trabalho de operações, já que o trabalho de integração de componentes já foi feito no servidor de aplicação. Recursos como alta disponibilidade e escalabilidade são comuns em servidores de aplicação.
- Uma ou mais interfaces de gerenciamento que permitam controle integrado dos recursos disponibilizados a aplicações.
Somos especialistas em implementar soluções de Infraestrutura e Open Source
Desde a definição de arquitetura, planejamento de capacidade até o mentoring da equipe.
As interfaces e API de gerenciamento que facilitem o gerenciamento e o provisionamento de recursos são diferenciais entre as diferentes implementações de servidores de aplicação.
JBoss AS e sua versão Wildfly são servidores de aplicação. Seguem o modelo de arquitetura JAVA EE, fornecem API de gerenciamento e acesso a recursos e provêm o ambiente de execução JAVA EE.
O Wildlfy é certificado como compatível com JAVA EE 7 tanto no “Web Profile” que define servidores Web baseados em JAVA EE quanto no “Full Platform” que define servidores JAVA EE que atendem a todos os subsistemas JAVA EE.