Como instalar o Linux

Para quem deseja iniciar no Linux, existe a opção de testá-lo sem necessidade de instalação com a execução diretamente via CD ou pendrive. Apesar de simples e funcional, a performance é limitada e você certamente irá querer instalá-lo em seu computador cedo ou tarde.

Para ajudá-lo nesse processo, a 4Linux preparou este guia para instalação do Ubuntu Desktop 16.04 em uma máquina virtual para que você possa aprender Linux sem afetar a instalação do Windows atual. Além disso, como sistema virtualizado, você poderá criar pontos de restauração no linux e voltar uma alteração caso preciso e assim manter seu Linux sempre funcional enquanto realiza seus testes.

Criação da Máquina Virtual

Será usado o programa Virtual Box da Oracle para criar uma máquina virtual onde será instalado posteriormente o Ubuntu Linux. Esta é a solução mais usada e é gratuita. Baixe, instale e abra o Virtual Box no seu Windows. Depois siga os procedimentos abaixo para criar uma máquina virtual:

  • VirtualBox 5.1.6 for Windows.
  • Início: Na tela principal do VirtualBox, clique no botão Novo. Na tela seguinte, digite no campo Nome, uma descrição para sua máquina virtual, no campo Tipo escolha a opção Linux e em Versão selecione Ubuntu (64-bit).
  • Definição de memória: Informe a quantidade de memória que sua máquina virtual poderá usar. Não ultrapasse o limite definido na cor verde na barra de rolagem para não comprometer a velocidade do seu Windows. É preciso ao menos 2GB para instalação do Ubuntu. Aperte o botão Próximo.
  • Disco virtual: Agora adicione um disco para usar máquina virtual. Selecione a opção Criar um novo disco rígido virtual agora e aperte o botão Criar. Selecione a opção VDI (VirtualBox Disk Image) e dê Próximo. Marque Dinamicamente alocado e aperte Próximo. Na tela seguinte, informe quanto espaço do seu disco usado pelo Windows poderá ser usado pela máquina virtual. Aperte Criar.

Instalação do Ubuntu Desktop 16.04

  • Antes de tudo, baixe o arquivo de imagem do Ubuntu Desktop no site oficial. Não será preciso gravar a imagem em um DVD. O Virtual Box permite emular um leitor de DVD a partir da imagem baixada. URL: baixar Ubuntu Desktop 16.04 Assim que concluído o download da imagem, volte ao VirtualBox e siga as instruções abaixo para instalar o Ubuntu Desktop
  • Assistente de instalação: Escolha a máquina virtual que criou e clique no botão Iniciar na barra de ferramentas. Na janela que surgir, clique no pequeno botão destacado na imagem abaixo com o ícone de uma pasta. Navegue até o diretório onde salvou a imagem  dê um duplo clique sobre o arquivo que baixou. Aperte Iniciar.
  • Escolha o idioma: Aguarde o início da execução do programa de instalação do Ubuntu Desktop 16.04. Na janela que aparecer, escolha o idioma Português do Brasil no lado esquerdo e o botão Instalar o Ubuntu no lado direito. DICA: Se gravar a imagem em um DVD e iniciar com seu computador, poderá escolher a opção Experimentar o Ubuntu para executar o Linux no seu micro sem precisar de instalação e alterações nos dados existentes.
  • Disco para o Linux: Em seguida, se seu computador estiver conectado a internet, marque as opções Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu e Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardwares Wi-Fi, Flash, MP3e outras mídias. Aperte Continuar. Na tela seguinte, marque Apagar disco e reinstalar o Ubuntu. Será apagado o disco virtual e não o usado pelo seu Windows. Pressione Instalar agora e depois Continuar.
  • Configurações finais: Clique sobre a região que reside na imagem com o Mapa mundial que for exibida para definir o fuso horário a ser usado. Aperte Continuar. Defina então o layout do seu teclado e digite no campo disponível para verificar se está tudo certo. Pressione Continuar. Informe seu nome, um login e senha na tela seguinte e aperte Continuar.
  • Fim da instalação: Aguarde a transferência dos arquivos e no fim aperte o botão Reiniciar agora. Surgirá a mensagem Please remove the instalation medium, them press ENTER. Aperte ENTER para concluir a instalação. Concluído o reinício da sua máquina virtual, surgirá a tela de login do seu Ubuntu. Entre com seu usuário e senha definido na instalação e aperte ENTER para começar a usar o Linux

Fique por dentro das novidades:

Conheça nosso blog, com diversos artigos técnicos

Fique por dentro das novidades relacionadas aos softwares open source usado em nossas soluções.

Quer entrar para mundo Linux?

Conheça nosso curso online de Linux gratuito.

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de E-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.