Cloud

Cloud Privada com Openstack

A Computação em Nuvem é capaz de impulsionar um negócio através da agilidade e flexibilidade que ela oferece na entrega de serviços e recursos de TI, porém algumas instituições não conseguem aproveitar tal versatilidade disponibilizada pelos provedores do mercado por questões legais ou de compliance, nestes casos essas organizações tem a opção de construir seu próprio ambiente de nuvem, contando com todas as vantagens destes cenários em um ambiente privado, onde se tem o controle e gerenciamento de todos recursos físicos e lógicos, seja computacionais ou não.

Como podemos te ajudar na sua Cloud Privada com OpenStack

Consultoria para definir a arquitetura de seu ambiente privado de Cloud com Openstack, contemplando os componentes mais adequados para as mais diversas necessidades.

Consultoria para avaliação da infraestrutura Openstack já existente para verificar as configurações do ambiente e propor melhorias ao atual cenário, para garantir que a plataforma esteja em conformidade com as boas práticas de segurança e performance.

Consultoria para Tunning e Hardening do ambiente OpenStack, otimizando os recursos de virtualização Nova e KVM, melhorando a performance da plataforma Cloud.

Implementação da infraestrutura privada de Cloud Computing, considerando a alta disponibilidade dos recursos, provisionamento automatizado e gerenciamento centralizado das configurações com Ansible e Puppet.

Implementação de serviço para garantir o armazenamento dos objetos, blocos e sistemas de arquivos do ambiente Cloud, provendo alta disponibilidade, alto desempenho e alta resiliência com CEPH.

Monitoramento da estrutura com as principais ferramentas Open Source do mercado como: Zabbix, Prometheus, Grafana e Graylog – usado para centralização dos logs.

Arquitetura Típica de uma IaaS com OpenStack

O Openstack é um conjunto de soluções especializadas em cada uma das áreas necessárias para se gerenciar uma infraestrutura de Cloud Computing, onde temos elementos como o Nova, que gerência as instâncias virtuais, o Neutron, utilizado para prover os serviços de rede, o Cinder e o Swift para armazenamento de Blocos e Objetos e ainda o Keystone, usado para realizar a autenticação entre os serviços.
Toda essa infraestrutura fica transparente para o usuário por meio da dashboard do Openstack, representado pelo componente Horizon, que disponibiliza ao usuário o acesso a todos os serviços oferecidos pela plataforma de Cloud, como DBaaS, FWaaS, VPNaaS, Clusters de Kubernetes, Redes Privadas, Máquinas Virtuais e DNSaaS.

Por trás de toda essa infraestrutura possuímos elementos já conhecidos pelos analistas de infraestrutura (SysAdmins) como o KVM e Xen – recursos de virtualização – que aqui se tornam a camada principal da solução gerenciada pelo Nova – o serviço de compute do OpenStack. Essa solução também não se limita apenas em disponibilizar máquinas virtuais, podemos utilizar o Ironic, por exemplo – um serviço para solucionar o provisionamento de instâncias Bare Metal.

Confie na 4Linux

Desde 2001 focada em Linux e Open Source. Seja na versão ‘Community’ ou na versão ‘Enterprise’ possuímos consultores experientes e com as principais certificações profissionais do mundo open source.

Entendemos claramente a necessidade do cliente e entregamos o que prometemos.

Serviços além da implantação

Mentoring

Capacitamos a equipe com mentoring durante a execução do projeto ou treinamentos in-company.

Banco de Horas

Flexibilidade para cenários ainda em definição (backlog). As horas não utilizadas podem ser convertidas em treinamentos.

Pronto para transformar sua infraestrutura de TI com os benefícios do open software?

Preencha o formulário.

Fale com um especialista 4Linux!

small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.