O que é Monitoramento de TI

Monitorar é observar, analisar e ficar atento aos possíveis sinais de que algo não está normal.

Em tecnologia da informação termos como “não está normal” ou “temos uma anomalia” pode indicar indisponibilidade de um sistema ou indisponibilidade de componentes que compõem a estrutura do mesmo.

Estar pronto para ação, ou mesmo agir antes de algo acontecer, são resultados de um bom ambiente de monitoramento. Além disso, os dados históricos coletados por um bom sistema de monitoramento fornecem informações para que compras e upgrades de recursos tecnológicos sejam feitos de forma racional, baseado em um dado analítico (Capacity Planning).

Todo esse entendimento do estado do seu sistema é possível através das ferramentas de monitoramento que nos permitem que métricas sejam apresentadas de forma visual com gráficos e mapas. Informações como consumo de banda, CPU, memória, tempo de consultas do banco de dados, ou tempo de resposta de requisição web, podem ser rapidamente visualizadas, tanto com dados instantâneos como para dados históricos.

Um bom sistema de monitoramento permite a criação de alertas para eventos de anormalidade e envio de notificações com base nos eventos existentes.

Outra característica de um bom sistema de monitoramento é que ele deve ser suficiente para atender não só a área de tecnologia, mas também outras áreas como a área de negócios. Deve atender diversos tipos de ambientes, de modo a evitar que múltiplas ferramentas sejam usadas, dificultando correlações e tornando o ambiente ainda mais complexo.

Ganhos com o monitoramento da infraestrutura de TI

Visibilidade de recursos tecnológicos: Os softwares de monitoramento precisam garantir que as métricas dos recursos tecnológicos da infraestrutura sejam centralizadas para consulta e avaliação de toda a equipe de sustentação desses recursos.

Velocidade de identificação e resolução de incidentes: É possível habilitar – na maioria dos softwares de monitoramento – a comparação das métricas com valores satisfatórios de forma que seja possível identificar anomalias e, consequentemente, ganhar agilidade caso seja necessária a resolução de incidentes.

Avaliação de tendências: Graças a coleção de métricas centralizada, é possível consultar, de forma gráfica, as tendências no consumo de recursos, que podem se basear em um período específico, como por exemplo, no horário comercial ou então na data do lançamento de uma nova campanha na organização.

Redução de custos: O monitoramento, quando usado de forma inteligente, pode ser útil para redução de custos relacionados aos recursos tecnológicos, já que a identificação e resolução rápidas de incidentes, diminuem o tempo da indisponibilidade dos serviços.

O que pode ser monitorado?

  • Infraestrutura Cloud (Máquinas virtuais, serviços, armazenamento, API)
  • Infraesturutra On-Premisse (Máquinas físicas, máquinas virtuais, equipamentos de rede, armazenamento, ferramentas de backup, ferramentas de segurança)
  • Infraestrutura container (Kubernetes, OpenShift, Nomad, Rancher, Docker Swarm)
  • Ativos de rede (roteadores , switches, access points CISCO, Juniper) através de protocolos conhecidos como snmp, icmp, http, tcp
  • Redes (Links de Internet, MPLS, VPN,, taxa de erros, utilização da banda larga)
  • Diversos sistemas operacionais como Windows, Linux, AIX, Solaris, HP/UX
  • Serviços em execução como Apache HTTP, Apache Tomcat, PHP-FPM, Nginx, SSH, FTP, CIFS
  • Serviços de banco de dados, como Mysql, Postgresql, Oracle, Mongodb.
  • Serviços de mensageria como Zimbra, Postfix, Sendmail
  • Servidores de aplicações Java como Weblogic, Websphere, JBoss, Tomcat, Jboss e Jetty
  • Parâmetros de performance (Tempo de execução de uma query, tempo de resposta de uma requisição http, tempo de requisição de uma API)

Benefícios do monitoramento da infraestrutura de TI

Redução de paradas em ambiente produtivo: Quando bem feito, o monitoramento contínuo reduz as paradas em servidores críticos de produção, o que, dependendo do caso, pode resultar em uma grande economia além da prevenção de perdas consideráveis ao negócio.

Planejamento de modificações e substituições: Ao monitorar itens de hardware, podemos estimar comportamentos e prever falhas, como por exemplo, a falta de memória em determinado pico de uso de um serviço, ou então uma falha de hardware antecipadamente ao problema. Com esses dados em mãos, podemos planejar mudanças, escalonamento de recursos ou até mesmo a substituição de peças, sem risco de downtime do serviço em produção.

Relatórios para diversas áreas: Com o monitoramento podemos produzir diversos relatórios para as tomadas de decisão da empresa, como por exemplo, qual serviço é mais consumido e onde devemos comprar recursos para suprir a demanda, ou ainda, qual é o pico de uso de links de internet e qual departamento da empresa consome mais este recurso.

Ampliar a vida útil do hardware da empresa: Podemos usar um monitoramento adequado para reduzir ou até mesmo extinguir itens que sejam pouco e nunca utilizados e que ficam muito tempos ociosos, movendo esses recursos para outras áreas de forma que sejam melhores aproveitadas e/ou utilizados.

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