Segurança

Pentest: Reforce a Segurança com testes de penetração

O termo "pentest" é uma abreviação de "teste de penetração" (em inglês, "penetration testing"), e na área de segurança cibernética, refere-se a um processo controlado e autorizado de avaliação da segurança de um sistema de computador, rede ou aplicação, com o objetivo de identificar vulnerabilidades e fraquezas que poderiam ser exploradas por invasores.
O que é Pentest

A IA está revolucionando a educação. 

Aprenda de um jeito diferente com o Jedai.ai

A 4Linux é especialista em Linux, Cloud e DevOps.

Já executamos +1.500 projetos com software open source. Venha fazer o seu projeto com a 4Linux.

O que é Pentest?

O termo “pentest” é uma abreviação de “teste de penetração” (em inglês, “penetration testing”), e na área de segurança cibernética, refere-se a um processo controlado e autorizado de avaliação da segurança de um sistema de computador, rede ou aplicação, com o objetivo de identificar vulnerabilidades e fraquezas que poderiam ser exploradas por invasores.

Um pentest é conduzido por profissionais de segurança cibernética, conhecidos como testadores de penetração ou pentesters, que tentam simular os métodos e técnicas que um atacante real poderia usar para explorar as vulnerabilidades em um sistema. O objetivo final do pentest é fornecer informações úteis aos proprietários ou administradores do sistema, permitindo-lhes tomar medidas para fortalecer a segurança e mitigar os riscos.

Transforme-se em um profissional em Segurança requisitado pelo mercado.

Conheça nossa Assinatura de Cursos Segurança:

Composta por
4 cursos

Ícone de um relógio

+100 horas de conteúdo

Ícone de laptop

1 ano de acesso à plataforma

Ícone de foguete

Acesso imediato aos cursos

Com 2 principais vantagens:

  1. Única plataforma de curso com cursos práticos e aula ao vivo.
  2. Única escola que também implementa projeto trazendo a experiência para sala de aula.

Existem vários tipos de pentests, incluindo:

Pentest de Rede: Avalia a segurança da infraestrutura de rede, como firewalls, roteadores, switches e servidores.

Pentest de Aplicação Web: Concentra-se em identificar vulnerabilidades em aplicações da web, como sites e portais, que podem ser exploradas por meio de ataques na camada de aplicação.

Pentest de Aplicação Móvel: Avalia a segurança de aplicativos móveis, incluindo aplicativos para dispositivos Android e iOS.

Pentest de Infraestrutura Física: Envolve testes de segurança física, como tentativas de acesso não autorizado a edifícios, data centers e sistemas de controle.

Pentest de Engenharia Social: Avalia a resistência de uma organização a ataques de engenharia social, nos quais os atacantes tentam enganar os funcionários para obter acesso não autorizado.

Pentest de Red Team: Simula um ataque de um adversário real, testando a capacidade da organização de detectar e responder a uma ameaça em tempo real.

Pentest Interno vs. Externo: Pode ser conduzido a partir de dentro da organização (um testador com acesso interno limitado) ou externamente (um testador sem acesso prévio à rede ou sistemas).

Pentest de Caixa Branca vs. Caixa Preta: Em um pentest de caixa branca, os testadores têm conhecimento total da infraestrutura e sistemas, enquanto em um pentest de caixa preta, eles têm conhecimento limitado ou nenhum conhecimento prévio.

Os resultados de um pentest são documentados em um relatório que descreve as vulnerabilidades encontradas, os riscos associados a cada uma delas e recomendações para corrigir ou mitigar essas vulnerabilidades. Isso permite que as organizações tomem medidas proativas para melhorar sua postura de segurança cibernética e proteger seus ativos contra ameaças cibernéticas.

Você gostou deste artigo?

Veja abaixo outros que temos.

Hardening Sistema Operacional Linux

"Hardening" em sistemas operacionais, incluindo sistemas Linux e outros sistemas, refere-se ao processo de tornar um sistema mais seguro, reduzindo sua superfície de ataque e fortalecendo suas defesas contra ameaças cibernéticas.

Saiba mais

Devsecops: cultura de segurança

DevSecOps" é uma abordagem que combina as práticas de desenvolvimento de software (DevOps) com foco na segurança (Sec) desde o início do ciclo de desenvolvimento de aplicativos. O objetivo principal do DevSecOps é integrar a segurança de forma contínua e proativa em todo o processo de desenvolvimento e entrega de software, em vez de considerá-la como uma etapa isolada no final do ciclo de desenvolvimento.

Saiba mais

Diferença entre cibersegurança e segurança da informação

A cibersegurança, também conhecida como segurança cibernética, é o campo de estudo e práticas dedicado a proteger sistemas de computador, redes, dados e informações contra ameaças digitais, como ataques cibernéticos, hackers, malware, phishing e outras atividades maliciosas. O objetivo da cibersegurança é garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos digitais.

Saiba mais

Especialização em Segurança da Informação TI

Os profissionais de segurança da informação podem atuar em diversas áreas, e o campo oferece uma variedade de especializações de acordo com os interesses e objetivos de carreira.

Saiba mais

Linux e Windows: qual é mais seguro

A percepção de que o Linux é considerado mais seguro que o Windows está enraizada em vários fatores técnicos e culturais. É importante observar que não existe um sistema operacional totalmente seguro, e a segurança depende de como o sistema é configurado e mantido.

Saiba mais
plugins premium WordPress
Telegram logo
Whatsapp Logo

Você ganhou totalmente gratuito um curso da categoria Starter da 4Linux! São 9 opções de cursos para você escolher!

Cursos com 20h de conteúdo prático e certificado de conclusão para você dar uma upgrade na sua carreira.

Preencha o formulário ao lado e você receberá em até 24hr o e-mail com os dados de acesso ao conteúdo.