PostGIS inclui suporte para índices espaciais GiST e R-Tree, além de funções para análises básicas e processamento de objetos GIS ( Geographic Information System ) . Também segue os padrões definidos pela Open Geospatial Consortium, além de amplamento utilizado.
GiST (Generalized Search Tree) é uma estrutura de dados e API que pode ser usada para construir quase todo tipo de árvore de busca sob quase todo tipo de dado. R-Tree são estruturas de dados em árvore, usadas para métodos de acesso espacial, ou seja, para indexar informações multidimensionais, como coordenadas geográficas, retângulos ou polígonos.
O uso de PostGis é indicado para banco de dados que trabalham com armazenamento de dados geométricos e espaciais. Também é possível calcular distância entre posições de GPS – latitude e longitude, através de diversas funções disponíveis.
Colocar um curso da 4Linux no seu LinkedIn faz toda a diferença!
Transforme a sua carreira agora, invista em um curso que não é palestra e sim cursos para quem quer aprender de verdade, colocando a ‘mão na massa’.
Aprenda com a única escola que também implementa projetos, trazendo essa experiência do mundo corporativo para a sala de aula.
Já treinamos +200.000 profissionais em nossos +40 cursos nas áreas de: Cloud, Containers, DevOps, Linux, Banco de Dados, Monitoramento de TI, Segurança.
Em poucas palavras, o PostGIS adiciona funções espaciais como distância, área, união, interseção e tipos de dados de geometria especial para bancos de dados PostgreSQL de tal forma que esta extensão permite que o banco de dados armazenam e manipulam objetos espaciais como qualquer outro objeto no banco de dados.
Um banco de dados normal armazena dados de diferentes tipos (numéricos, texto, carimbos de data / hora, imagens …) e quando necessário, você pode consultar os dados para responder a perguntas. As perguntas podem ser sobre “quantas transações foram feitas em uma loja online”. As funções espaciais podem, em vez disso, responder a perguntas como “quão perto está a loja mais próxima”.
Os dados são armazenados em linhas e colunas. Como o PostGIS é um banco de dados espacial, os dados também possuem uma coluna geométrica com dados em um sistema de coordenadas específico definido pelo identificador de referência espacial (SRID).
Os Sistemas de Referência Espacial são gerenciados no banco de dados usando Identificadores do Sistema de Referência Espacial (SRID – Spatial Reference System Identifier ) que são definidos no catálogo do sistema. Cada SRID faz referência a um registro na tabela que fornece detalhes abrangentes sobre as propriedades do sistema de coordenadas atribuídas aos dados geoespaciais.
Quando uma nova tabela com um ou mais tipos de dados espaciais é criada ela é vinculada ao SRID que é designado. Esse relacionamento é usado por funções geoespaciais para determinar as informações do sistema de coordenadas.