Um dos itens mais importantes do mundo DevOps, é o monitoramento. Acompanhar todo o ciclo de vida da aplicação em produção, encontrar defeitos, visualizar problemas e antecipá-los. Dessa forma, podemos prever que as aplicações, e/ou a infraestrutura tenham problemas graves, que poderiam ter sido evitados. Monitoramento também é muito usado no mundo DevOps para prever e agir para escalar ( escalabilidade do ambiente).
Além do monitoramento, conforme sua infraestrutura cresce, torna-se crucial ter um sistema de registro centralizado de logs. A centralização de log está se tornando um aspecto fundamental de várias tarefas de TI e fornece uma visão geral de todo o seu sistema. A melhor solução é agregar os logs de todos os contêineres, que são enriquecidos com metadados para fornecer a você uma melhor rastreabilidade.
Colocar um curso da 4Linux no seu LinkedIn faz toda a diferença!
Transforme a sua carreira agora, invista em um curso que não é palestra e sim cursos para quem quer aprender de verdade, colocando a ‘mão na massa’.
Aprenda com a única escola que também implementa projetos, trazendo essa experiência do mundo corporativo para a sala de aula.
Já treinamos +200.000 profissionais em nossos +40 cursos nas áreas de: Cloud, Containers, DevOps, Linux, Banco de Dados, Monitoramento de TI, Segurança.
Há uma grande oferta de aplicações de monitoramento e centralização de logs com ferramentas free and open source:
Zabbix: É uma ferramenta de software de monitoramento de código aberto para diversos componentes de TI, incluindo redes, servidores, máquinas virtuais e serviços em nuvem. O Zabbix fornece métricas de monitoramento, entre outras, utilização da rede, carga da CPU e consumo de espaço em disco.
Prometheus: Ferramenta que extrai informações de aplicações e infraestrutura, como uso de memória RAM, CPU e as expõe em um endpoint, que geralmente é usado em conjunto com outra ferramenta que usa essas informações para montar dashboards.
Grafana: Ferramenta que usada em conjunto com o Prometheus, usa os dados retirados por ele, para montar gráficos e dashbords inteligentes, que se atualizam constantemente, permitindo um acompanhamento em tempo real dos dados coletados.
Apache SkyWalking APM: Ferramenta usada para coletar e correlacionar informações internas de aplicações, como tempo de resposta de uma determinada classe, qual método é chamado em determinada função, verificar tempo de conexão com banco de dados e etc.
Elastic APM: Na mesma categoria do SkyWalking, temos o Elastic APM que possui uma versão open source mais simples, que possibilita a análise de tempo de resposta de aplicações em tempo real e etc.
Snyk: Dentro do conceito de monitoramento de segurança, o Snyk possui uma forma de monitorar eventos de segurança das aplicações em tempo real, procurando por vulnerabilidades, muito útil para você não ser pego de surpresa com um ataque.
Sentry: Ferramenta usada para fazer tracing das aplicações em busca de erros e possíveis causas; ele monitora em tempo real os erros e algumas soluções conhecidas.
ELK Stack: O conjunto Beat + ElasticSearch + Kibana é muito usado para retirar métricas, logs e informações de aplicações para geralmente serem visualizadas em uma dashboard no Kibana. O ELK uma solução completa de análise de log.
Graylog: Com a ideia de retirar logs do ambiente e os consolidar em um frontend com várias funções. Usado para juntar logs de diversas fontes em um mesmo local. Ferramentas como Graylog são necessárias para gerenciamento de log, agregação, análise e monitoramento em ambientes que fazem uso intensivo de contêineres Docker e plataformas de orquestração.
Istio: Ferramenta usada para monitorar os microsserviços, dentro de clusters kubernetes, onde podemos verificar as relações entre os microsserviços, para verificar possíveis problemas dentro dos sistemas.
Jaeger: É um software open source para rastreamento de transações entre serviços distribuídos. Ele é usado para monitorar e solucionar problemas em ambientes de microsserviços complexos.