Setor:
Financeiro

Imagem Linux customizada nas loterias e nos caixas eletrônicos

Sobre o cliente:

Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

Resultados

Ícone de uma seta para cima

+10 MILHÕES

Economizados com a adoção do Linux customizado

Ícone de uma seta para cima

+28 MIL ATMS

E mais de 14.000 terminais financeiros nas agências da Caixa passam a utilizar.

Tecnologias usadas

Sobre o projeto

Usar o Linux nos terminais lotéricos e nos caixas eletrônicos fazia parte de um amplo projeto para conseguir maior independência tecnológica dos fornecedores de TI utilizando soluções open source, pois o poder de negociação junto a alguns fornecedores era inversamente proporcional à dependência tecnológica.

 

Do ponto de vista operacional a Caixa precisava utilizar soluções de baixo grau de complexidade e aderentes as suas especificidades e que a curva de aprendizagem pelas equipes técnicas não fossem tão longas e cujo processo de implementação não onerasse com a aquisição de novos hardwares e novas redes de telecomunicações.

 

Do ponto de vista econômico, devido a alta competitividade imposta pelo segmento bancário, a Caixa buscava a redução dos custos de TI para que seus produtos fossem mais competitivos.

Desafios na implementação

  • Por questões de segurança e compliance o setor financeiro é bastante conservador e convencer o cliente a aceitar um software mantido por uma comunidade foi um grande desafio.
  • Customizar o linux – sem gerar muitas imagens diferentes- para rodar em dezenas de hardwares diferentes adquiridos em diferentes licitações e com diferentes drivers para os periféricos.
  • Distribuir as imagens e atualizar as versões para milhares de periféricos de forma centralizada e monitorar este ambiente e inventariar o parque de forma segura em um ambiente muito visado por golpistas.
  • Manter e atualizar pacotes de customização e rotinas de atualização de forma remota para um parque de mais de 100 mil máquinas.
  • Recompilação do kernel, a fim de reduzir o mesmo para trabalhar apenas com as funcionalidades que são importantes para o ambiente.

Solução implementada

As soluções com software livres e open source resolviam as necessidades da Caixa nos aspectos operacionais pois adaptavam-se ao ambiente da Caixa; Estratégicos, pois permitia internalizar a inteligência do negócio tornando-se mais independente de fornecedores e econômico pois o modelos colaborativo de desenvolvimento do Linux e softwares livres permitiam a redução de custos. Optou-se pela distribuição Linux Debian devido ao seu licenciamento GPL para evitar possíveis ‘lock-in’, sua comunidade ativa e a facilidade de se fazer customizações, adaptações de drivers e geração das imagens. Além disto, a curva de aprendizagem necessária para começar a empacotar pacotes para a distribuição é baixa, o que torna-se uma grande vantagem para os envolvidos no projeto, que é uma das principais formas de distribuir atualizações a alterações ao ambiente. Para o controle desta infraestrutura adotou-se o OCSInventory para controle do parque instalado.

Benefícios e resultados

  • A economia anual com a adoção do Linux customizado em mais de 100.000 hardwares chega na casa das dezenas de milhões de reais.
  • A imagem Linux Debian que foi gerada é extremamente leve e com elevado grau de segurança. Com isso a Caixa consegue em um único dia, distribuir e atualizar versões de aplicativos ou softwares de infraestrutura para todos os mais de 45.000 TFLs (terminais financeiro-lotéricos) , dando agilidade ao negócio.
  • Depois do sucesso do Linux customizado nas loterias a Caixa expandiu o uso para os mais de 28.000 ATMs (caixas eletrônicos) e mais de 14.000 terminais financeiros nas agências da Caixa.

Acelere seu crescimento digital com a 4Linux

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade, você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

Apresentamos neste ebook uma variedade de cases de sucesso com detalhamento técnico de várias tecnologias.

Ícone

Linux Debian customizado para mais de 100.000 equipamentos (terminais lotéricos e caixas eletrônicos) da Caixa Econômica Federal

Ícone

Descubra neste ebook como fornecemos suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS.

Ícone

Saiba como implementamos uma solução baseada em Prometheus, TimescaleDB e Dashboards personalizadas no Grafana.

Projetos,
Consultoria,
Suporte.

Na 4Linux, estamos comprometidos em ajudar a transformar sua empresa. Nossas soluções sob medida são projetadas para impulsionar o crescimento, a eficiência e o sucesso do seu negócio. Preencha o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

Conheça outros cases

Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.