Case:
Suporte 24x7 em Jboss e WildFly para emissão de milhões de notas fiscais eletrônicas

Setor: Software

Tecnologias:

Sobre o cliente

A Eicon atua desde 1984 como integradora de soluções de gestão para o setor público e privado, sendo o carro chefe da empresa a emissão de notas fiscais eletrônicas para prefeituras. Conta com uma equipe de profissionais especializados e ferramentas de gestão que promovem a melhoria de recursos, redução de custos, padronização, controles inteligentes, monitoramento automático, auditoria e transparência. Através de um excelente trabalho, a Eicon apresentou um crescimento expressivo que se refletiu em um aumento do parque de máquinas e de software destinado ao atendimento de clientes.

  • Sobre o projeto
  • Desafios na implantação
  • Solução implementada
  • Benefícios e resultados

A Eicon buscava um parceiro para fornecer suporte tecnológico aos ambientes compostos open source composto por mais de 100 servidores com foco maior para os servidores de aplicação Java EE baseados em JBoss e rodando em Linux. A Eicon buscava:

  • Suporte 24x7 aos ambientes em produção.
  • Consultoria em regime 8x5 para modernização em mais de uma centena de servidores que utilizam softwares livre.
  • Capacitação da equipe de tecnologia em alguns softwares livres já em uso pela Eicon.
  • Redução de custos e maior eficiência operacional com a adoção e uso mais intensivo de softwares livres.

  • Já havia ambientes de missão crítica em produção e outros sistemas novos que entrariam em produção. Havia o desafio trocar a roda do carro com ele em movimento.
  • Conseguir o melhor desempenho usando racionalmente recursos computacionais. Isso exige o equacionamento da arquitetura mais eficiente junto com técnicas de otimização do uso de recursos.
  • Para o uso mais intenso de softwares livres havia uma necessidade de capacitação da equipe técnica que estava sempre muito ocupada para manter os sistemas em produção e colocar os novos sistemas em produção.

Solução Implementada

A Eicon estabeleceu com a 4Linux um contrato de suporte ao ecossistema de software livre da Eicon composto por:

  • Suporte e manutenção aos ambientes que necessitam atendimentos aos problemas emergenciais em regime 24x7.
  • Serviço técnico especializado de consultoria através de banco de horas para modernização e ampliação do ambiente atual.
  • Capacitação para permitir que a equipe técnica adquirisse o conhecimento necessário para manter e evoluir o ecossistema de software livre de forma autônoma.

  • Os ambientes que utilizam software open source mantiveram-se estáveis e performáticos e com alta disponibilidade, emitindo milhões de notas fiscais e deixando os clientes da Eicon (prefeituras) satisfeitos.
  • Para os novos ambientes, novos softwares livres foram prospectados, testado e aprovado pela Eicon, atendendo aos requisitos de integração e de segurança com o novo ambiente operacional.
  • Os profissionais, mesmo bastante atarefados, foram capacitados,pois os cursos da 4Linux possuem a característica de ser objetivo e ensinar os pontos relevantes de uma tecnologia: idealizados para equipes de TI bastante atarefada.
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.