Case:
Redis para o gerenciamento das sessões WEB e de aplicativos móveis em uma grande geradora de energia.

Setor: Energia

Tecnologias:

Sobre o cliente

O cliente é uma holding de capital aberto composta por 18 empresas, sendo 13 delas empresas de distribuição de energia elétrica, o que a torna o sexto maior Grupo de distribuição de energia do Brasil, com aproximadamente seis milhões de clientes e atendendo uma população de quase 16 milhões de pessoas. É uma das  mais respeitadas empresas de energia elétrica no Brasil, atuando em distribuição, transmissão, geração distribuída, comercialização e serviços. É reconhecida pela qualidade do serviço aos seus clientes, eficiência nas operações e rentabilidade aos acionistas.

A empresa utilizava uma estrutura de sistema monolítica, responsável por atender os clientes finais, como envio de consumo e fatura dos serviços. Esta estrutura sofria problemas de performance, com algumas quedas, o que resultava na insatisfação dos clientes, além da dificuldade da expansão dos serviços. A empresa então decidiu criar uma estrutura de microsserviços e remodelar seu ambiente MongoDB, com diversos servidores responsáveis por regiões do Brasil e com a implementação do REDIS com replicação em alta disponibilidade, para gerenciamento das sessões WEB e de aplicativos móveis.


• Garantir redundância do ambiente para evitar que o negócio fosse interrompido em casos de falha.
• 
A nova solução precisava ser assertiva para resolver os problemas atuais.
• 
Os bancos de dados MongoDB deveriam ser segregados por região.
• 
Os bancos de dados REDIS e MongoDB deveriam seguir as melhores práticas de segurança.
• 
Utilização de infraestrutura como código (IaC) para que expansões pudessem ser feitas sem intervenção humana.

Solução Implementada A 4Linux implementou 5 servidores MongoDB replicados e, um servidor árbitro central e também 2 servidores REDIS com replicação nativa, na infraestrutura local (On premise) do cliente. Estas instalações foram realizadas utilizando o conceito de infraestrutura como código (IaC) e ao final do projeto o código foi entregue para o cliente. Desta forma, caso seja necessária a instalação de mais alguma réplica, ou mais algum ambiente, o mesmo poderia ser feito sem intervenção humana. Todos os servidores foram configurados para prover uma infraestrutura em alta disponibilidade, que em caso de uma queda, as réplicas assumiriam, sem prejuízo para o cliente. Foi realizado o processo de tuning em todas as máquinas implantadas no novo ambiente, aplicando assim as configurações adequadas, conforme as melhores práticas de mercado para uma melhor utilização dos hardwares.
  • O Problema de performance do banco de dados foi resolvido e as falhas existentes foram solucionadas.
  • Passou a ter ambiente em alta disponibilidade, com servidores Primário/Secundário.
  • Após a implantação, foi realizado o processo de tuning em todos os servidores do ambiente.
  • Foi realizada a etapa de mentoring, processo de passagem de conhecimento para a equipe de sustentação do cliente, a fim de auxiliar o processo de administração do ambiente e suas tecnologias implantadas (REDIS e MongoDB) pelas melhores práticas de mercado.
  • Após o projeto, devido a satisfação do cliente com o ambiente implantado, contratou a 4Linux para suporte técnico nível 2 em regime 24x7.
Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.