Case:
Suportando milhões de transações por dia com o banco de dados PostgreSQL na Caixa Econômica Federal

Setor: Financeiro

Tecnologias:

Sobre o cliente

Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

  • Sobre o projeto
  • Desafios na implantação
  • Solução implementada
  • Benefícios e resultados
Em 2008, a Caixa precisava modernizar seu sistema de autoatendimento feito pelos caixas eletrônicos, precisava também de maior economia no ambiente mainfame e banco de dados, além de um maior domínio sobre os dados e negócios, já que as operações eram terceirizadas. Ela havia acabado de implementar o Linux nos terminais lotéricos e financeiros com grande sucesso, qualidade e redução de custos. A busca por uma solução open source foi natural. Ela conseguiu estabilidade, qualidade e redução de custos com duas tecnologias open source: PostgreSQL e JBoss.

Qualquer nova solução a ser implementada na Caixa já é um desafio por si só:  devido aos volumes e ao legado de mais de 180 anos de história. Neste projeto:

  • A nova solução deveria contemplar o melhor uso de recursos e trazer o maior grau de independência tecnológica para a Caixa Econômica Federal;
  • A nova solução deveria se integrar não só aos modelos de segurança e auditoria de um banco como a Caixa, mas também aos modelos de desenvolvimento de software, operações em TI e acima de tudo manter ou aumentar o grau de satisfação dos clientes Caixa.
  • Reduzir os elevados gastos de processamento em plataforma alta (Mainframes IBM).
  • Internalizar a solução, já que as operações eram terceirizadas (pagos por transação bancária).

Solução Implementada

A Caixa escolheu a tecnologia JAVA EE e precisava decidir qual a infraestrutura que apresentava melhor relação custo x benefício para rodar esta aplicação. Decidiu, então, fazer um teste de benchmark. A CAIXA considerou 3 plataformas já existentes em seu ambiente de TI:

  •   plataforma alta:  zSeriesIBM - zOS - DB2 - Websphere
  •   plataforma intermediária: Sparc-Solaris-Oracle-SJSAS
  •   plataforma baixa: x86-Linux-PostgreSQL-JBoss

A Caixa solicitou para os fornecedores (entre eles a 4Linux) que montassem o ambiente de hardware e software para os testes de “estresse da solução Multicanal”. Como os outros fornecedores, a 4Linux construiu o ambiente para receber a aplicação Multicanal e fez inúmeros ajustes de tuning para que a infraestrutura tivesse a melhor performance.

A solução apresentada pela 4Linux foi escolhida, ocorrendo a criação da infraestrutura do ambiente multicanal com sistema Operacional Linux, servidor de aplicação JBoss e banco de dados PostgreSQL, todos eles em sua versão Open Source. Para monitoramento do ambiente a solução escolhida foi o Zabbix.

  • O ambiente Multicanal atende atualmente (2020) quase 50.000 caixas eletrônicos ATMs, picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia. Passam pelo multicanal mais de R$ 1 bilhão por mês.
  • O banco de dados PostgreSQL - com mais de 18.000.000 de transações de banco de dados por dia - passou a ser uma alternativa ao banco de dados Oracle e DB2 dentro da Caixa.
  • As metas de independência tecnológica não têm valor mensurável e foram conquistadas;
  • O sistema atende com fluidez os clientes Caixa;
  • A cadeia de TI da Caixa, dos desenvolvedores até o cliente final está satisfeita com o desempenho, escalabilidade e robustez do novo ambiente MultiCanal.
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