Case:
Infraestrutura como serviço (IaaS) com OpenStack em gerenciamento de recursos para serviços de Telecom.
Setor: Telecom
Tecnologias:



O cliente é uma provedora de serviços de valor agregado para operadoras de telefonia móvel e neste projeto foi contratada pela maior operadora de rede celular do Brasil. Com clientes em mais de 90 países, no Brasil atua nas cidades de São Paulo , Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, contando com mais de 500 funcionários. Oferece serviços de mensagens, Internet móvel, conteúdo, pré-pago e soluções de suporte empresarial.
- Sobre o projeto
- Desafios na implantação
- Solução implementada
- Benefícios e resultados
Em meados de 2018, o cliente viu a necessidade de implementar uma plataforma de Cloud Privada para fornecer um sistema de bilhetagem de telefonia em 3 datacenters de São Paulo. Com isso, analisou e concluiu que a melhor alternativa era a criação de uma plataforma de Infraestrutura como Serviço (IaaS) utilizando ferramentas a solução de cloud privada OpenStack. Todos os ambientes teriam essa plataforma instalada, permitindo a administração de ambientes virtuais para um conjunto de aplicações e serviços de telefonia móvel. Para alcançar esse objetivo seria necessário não somente uma solução de cloud, mas também soluções de infraestrutura de storage , mensageria e soluções de cache.
- A aplicação ainda estava em desenvolvimento e seria testada no OpenStack conforme a cloud fosse sendo construida.
- Entregar três ambientes de cloud privada operacionais em um curto espaço de tempo
- Implementar uma integração via rede utilizando roteadores Cisco.
- Garantir alta disponibilidade de todos os serviços administrativos da plataforma.
- Segmentar todas as comunicações de rede utilizando soluções de VLANs.
- Redundância de gateway utilizando VRRP no caso o HSRP da Cisco.
Implementamos um Infraestrutura como Serviços (IaaS) baseada no OpenStack que permite o gerenciamento de recursos computacionais para fornecimento de uma solução de cloud privada, fazendo melhores entregas de serviços de TI. Optamos pelo OpenStack por ele por ser líder no seu setor, recebendo constantes atualizações e por ser uma solução de código aberto. Adicionamos uma camada de storage de alta disponibilidade entregue e gerenciada pelo Ceph Storage, sendo esse a solução mais utilizada em conjunto com o OpenStack. Para garantir a alta disponibilidade de todos os serviços de administração da plataforma fizemos uso do HAProxy, lider em sua categoria, servindo como balancer e proxy dos serviços. Usamos o conjunto Pacemaker e Corosync para gerenciamento dos recursos em alta disponibilidade.
- Facilidade de gerenciamento de recursos computacionais do datacenter, com possibilidade de rápida expansão.
- Resiliência, já que toda a Infraestrutura está em alta disponibilidade, garantindo os serviços sempre disponíveis.
- Storage distribuído, garantindo que cópias dos dados em diversos discos do cluster Ceph.
- Redução significativa de custos do projeto por usar uma solução open source sem gastos com licenciamento.