Case:
Comunicação interna mais efetiva e segura com Rocket.Chat na Caixa Econômica Federal

Setor: Financeiro

Tecnologia:

Rocket.chat

Sobre o cliente

Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

A Caixa estava em busca de uma ferramenta de comunicação interna (chat) com protocolos de comunicação seguro e que usasse o protocolo XMPP para melhorar a comunicação entre os funcionários da equipe técnica. Devido ao sigilo das informações trocadas entre os funcionários as informações deveriam estar dentro da infraestrutura da Caixa e sob o controle da Caixa. O chat deveria ser open source e estar disponível tanto para desktop como para uso em celulares. Dependendo do sucesso do projeto, a solução também poderia ser usada para demais funcionários da Caixa e demandas externas ( atendimento a clientes das agências virtuais).

  • Possibilitar acesso estando fora da rede interna com integração de SSO. Autenticação no openLDAP.
  • A solução deveria ser capaz de Realizar videoconferência.
  • Ter fácil usabilidade assim como as principais ferramentas de comunicação do mercado (WhatsApp e Telegram), com disponibilidade do idioma nativo português-BR.
  • Prover recursos para auditoria das mensagens.
  • Cliente deveria usar o protocolo XMPP para aproveitar a infraestrutura já existente criada para o EjabberD.
  • Licença open source tanto no server como no cliente.
  • Uso em larga escala para suportar até 150.000 usuários.

Solução Implementada

Iniciamos a prospecção pelos clientes XMPP listados em  http://xmpp.org/software/clients.html e posteriormente expandimos a busca para soluções que usavam outros protocolos.
Após tal prospecção analisou-se mais de uma dezena de softwares (ex: ChatSecure, Monal, Xabber, Actor, Telegram, Ring, Letschat, Matrix, Slac), porém a escolha recaiu sobre o Rocket.chat.
Esta solução apresentou salas de chat encryptadas, chamadas de vídeo (através do Jitsi) e a facilidade de utilizar recursos para autenticação através assinaturas digitais.
Além disso, permite fazer uma bridge com salas IRC e outros protocolos e garante a integração com outras ferramentas de segurança, como SSO.

  • Mensageria interna da empresa em uma aplicação segura e navegando entre redes interna e externa.
  • Possibilitou enviar aquivos, áudios e ainda realizar chamada de vídeo.
  • Possibilitou criar um Livechat para integrar com as demais ferramentas do cliente. Como App de cartões, agência digital.
    • Facilitou a utilização de BOT para atendimento.
    • Performance robusta onde não apresentou em nenhum momento lentidão ou falha nos serviços.
    • Ferramenta agradou bastante a equipe técnica da Caixa que posteriormente adotou-o para atendimentos externos integrando-o ao WhatsApp. 
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