Case:
Suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS que suportam a emissão de milhões de notas fiscais eletrônicas

Setor: Software

Tecnologias:

Sobre o cliente

A Eicon atua desde 1984 como integradora de soluções de gestão para o setor público e privado, sendo o carro chefe da empresa a emissão de notas fiscais eletrônicas para prefeituras. Conta com uma equipe de profissionais especializados e ferramentas de gestão que promovem a melhoria de recursos, redução de custos, padronização, controles inteligentes, monitoramento automático, auditoria e transparência. Através de um excelente trabalho, a Eicon apresentou um crescimento expressivo que se refletiu em um aumento do parque de máquinas e de software destinado ao atendimento de clientes.

  • Sobre o projeto
  • Desafios na implantação
  • Solução implementada
  • Benefícios e resultados

A Eicon buscava um parceiro para fornecer suporte tecnológico aos ambientes open source composto por mais de 100 servidores Linux que rodam a distribuição CentOS que em sua grande maioria rodam servidores de aplicação JBoss. A Eicon buscava:

  • Suporte 24x7 aos ambientes em produção.
  • Consultoria em regime 8x5 para modernização em mais de uma centena de servidores que utilizam softwares livre.
  • Capacitação da equipe de tecnologia em alguns softwares livres já em uso pela Eicon.
  • Redução de custos e maior eficiência operacional com a adoção e uso mais intensivo de softwares livres.

  • Já havia ambientes de missão crítica em produção e outros sistemas novos que entrariam em produção. Havia o desafio de assumir um ambiente feito por terceiros e de ‘trocar a roda do carro com ele em movimento’.
  • Conseguir o melhor desempenho usando racionalmente recursos computacionais. Isso exige o equacionamento da arquitetura mais eficiente junto com técnicas de otimização do uso de recursos.
  • Para o uso mais intenso de softwares livres havia uma necessidade de capacitação da equipe técnica que estava sempre muito ocupada para manter os sistemas em produção e colocar os novos sistemas em produção.

Solução Implementada

A Eicon estabeleceu com a 4Linux um contrato de suporte ao ecossistema de software livre da EICON composto por:

  • Suporte e manutenção aos ambientes que necessitam atendimentos aos problemas emergenciais em regime 24x7.
  • Serviço técnico especializado de consultoria através de banco de horas para modernização e ampliação do ambiente atual.
  • Capacitação para permitir que a equipe técnica adquirisse o conhecimento necessário para manter e evoluir o ecossistema de software livre de forma autônoma.

  • Os ambientes que utilizam software open source mantiveram-se estáveis e performáticos e com alta disponibilidade, emitindo milhões de notas fiscais e deixando os clientes da Eicon (prefeituras) satisfeitos.
  • Para os novos ambientes, novos softwares livres foram prospectados, testado e aprovado pela Eicon, atendendo aos requisitos de integração e de segurança com o novo ambiente operacional.
  • Os profissionais, mesmo bastante atarefados , foram capacitados,pois os cursos da 4Linux possuem a característica de ser objetivo e ensinar os pontos relevantes de uma tecnologia: idealizados para equipes de TI bastante atarefada.
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.