Case:
Suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS que suportam a emissão de milhões de notas fiscais eletrônicas
Setor: Software
Tecnologias:



Sobre o cliente
A Eicon atua desde 1984 como integradora de soluções de gestão para o setor público e privado, sendo o carro chefe da empresa a emissão de notas fiscais eletrônicas para prefeituras. Conta com uma equipe de profissionais especializados e ferramentas de gestão que promovem a melhoria de recursos, redução de custos, padronização, controles inteligentes, monitoramento automático, auditoria e transparência. Através de um excelente trabalho, a Eicon apresentou um crescimento expressivo que se refletiu em um aumento do parque de máquinas e de software destinado ao atendimento de clientes.
- Sobre o projeto
- Desafios na implantação
- Solução implementada
- Benefícios e resultados
A Eicon buscava um parceiro para fornecer suporte tecnológico aos ambientes open source composto por mais de 100 servidores Linux que rodam a distribuição CentOS que em sua grande maioria rodam servidores de aplicação JBoss. A Eicon buscava:
- Suporte 24x7 aos ambientes em produção.
- Consultoria em regime 8x5 para modernização em mais de uma centena de servidores que utilizam softwares livre.
- Capacitação da equipe de tecnologia em alguns softwares livres já em uso pela Eicon.
- Redução de custos e maior eficiência operacional com a adoção e uso mais intensivo de softwares livres.
- Já havia ambientes de missão crítica em produção e outros sistemas novos que entrariam em produção. Havia o desafio de assumir um ambiente feito por terceiros e de ‘trocar a roda do carro com ele em movimento’.
- Conseguir o melhor desempenho usando racionalmente recursos computacionais. Isso exige o equacionamento da arquitetura mais eficiente junto com técnicas de otimização do uso de recursos.
- Para o uso mais intenso de softwares livres havia uma necessidade de capacitação da equipe técnica que estava sempre muito ocupada para manter os sistemas em produção e colocar os novos sistemas em produção.
A Eicon estabeleceu com a 4Linux um contrato de suporte ao ecossistema de software livre da EICON composto por:
- Suporte e manutenção aos ambientes que necessitam atendimentos aos problemas emergenciais em regime 24x7.
- Serviço técnico especializado de consultoria através de banco de horas para modernização e ampliação do ambiente atual.
- Capacitação para permitir que a equipe técnica adquirisse o conhecimento necessário para manter e evoluir o ecossistema de software livre de forma autônoma.
- Os ambientes que utilizam software open source mantiveram-se estáveis e performáticos e com alta disponibilidade, emitindo milhões de notas fiscais e deixando os clientes da Eicon (prefeituras) satisfeitos.
- Para os novos ambientes, novos softwares livres foram prospectados, testado e aprovado pela Eicon, atendendo aos requisitos de integração e de segurança com o novo ambiente operacional.
- Os profissionais, mesmo bastante atarefados , foram capacitados,pois os cursos da 4Linux possuem a característica de ser objetivo e ensinar os pontos relevantes de uma tecnologia: idealizados para equipes de TI bastante atarefada.