Case:
Percona XtraDB Cluster para inventariar de mais de 100 mil equipamentos com a ferramenta OCS Inventory

Setor: Financeiro

Tecnologias:

Sobre o cliente

Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

  • Sobre o projeto
  • Desafios na implantação
  • Solução implementada
  • Benefícios e resultados

Dada a grande variedade e quantidade de equipamentos de informática que a Caixa Econômica Federal possui, um problema recorrente era a necessidade de inventariar estes componentes e manter estas informações em um local unificado e centralizado.
Embora fosse possível gerar relatórios de cada um dos sistemas separados, era necessário um esforço manual para uma unificação que pudesse trazer uma visão completa do parque de máquinas. Além deste esforço manual, outro problema que existia, era a falta de padronização das informações trazidas por cada um destes sistemas.
Era necessário um sistema de inventário, combinado a um cluster de Banco de dados que fosse robusto o suficiente para aguentar uma carga de dados com mais de 400 mil conexões por dia, visto que cada equipamento reporta pelo menos quatro vezes ao dia.

  • Quantidade de requisições diárias em um parque computacional com mais de 100 mil máquinas realizando – em média - registros quatro vezes ao dia;
  • Necessidade de tunning não apenas no Banco de Dados mas também nas configurações do Sistema Operacional;
  • Refinar a configuração do Percona XtraDB Cluster para extrair o máximo de performance possível;
  • Realizar o balanceamento desta elevada quantidade de requisições para um pool de servidores Percona.

Solução Implementada

A fim de atingir todos os desafios informados, foi utilizada a ferramenta de inventários OCS Inventory, a fim de prover uma ferramenta robusta e open source para resolver os problemas de centralização e unificação do inventário. Como solução de persistência de dados, foi utilizado o Percona XtraDB Cluster, uma solução de alta disponibilidade, open source, para MySQL. Ele integra o Percona Server e Percona XtraBackup com a biblioteca Galera para permitir a replicação multimaster síncrona.
Para aumentar a capacidade, usuários simultâneos, e a confiabilidade da aplicação foi utilizado o balanceador de carga HAProxy por funcionar com o protocolo TCP/IP e ser rápido e eficiente.

  • Existe um serviço centralizado e consistente para consulta de informações dos ativos de TI de toda a CEF.
  • É possível dispor de um agente de comunicação customizável que reporta todas as informações que são persistentes às áreas de negócio e gerência da CEF.
  • A infraestrutura montada suporta mais de meio milhão de requisições diárias, entre requisições de inventário e consulta de informações.
  • A forma como a infraestrutura foi montada suporta alta disponibilidade do serviço além de prover um esquema de escalabilidade horizontal.
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.