Setor:
Financeiro

Blockchain e Hyperledger Fabric no sistem de contratos distribuídos

Sobre o cliente:

O Banco de Brasília – BRB – possui mais de 120 agências, 600.00 clientes e 3.000 funcionários que são responsáveis pelo pagamento dos funcionários públicos do Distrito Federal. Atuando como um banco público voltado ao crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável do Distrito Federal e regiões de influência, com soluções inovadoras e atendimento com excelência. O BRB busca sempre se modernizar com as tecnologias atuais do mercado e se ajustar ao momento tecnológico atual.

Resultados

Ícone de uma seta para cima

Mentoring

Equipe técnica do cliente capacitada através de mentoring sobre a administração do ambiente.

Ícone de uma seta para cima

Gerenciamento eficaz

Uma vez que o serviço esteja totalmente funcional ele trará grande economia ao BRB ao consultar o sistema antes de realizar seus contratos de serviços de TI.

Tecnologias usadas

Sobre o projeto

O BRB precisava criar uma estrutura de Blockchain com o Hyperledger Fabric em sua infraestrutura local on-premise, para que pudesse ser interligada com o SCD – Sistema de Contratos Distribuidos – que será composto inicialmente pelos “nós” das seguintes organizações participantes: Serpro, BRB, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES. O objetivo deste sistema era tornar possível a distribuição de informações sobre contratos de TI realizados pelos membros do consórcio para os demais, desta forma é possível consultar e comparar os valores e o suporte fornecido pelos prestadores o que permite aos membros tomarem melhores decisões antes de contratar serviços de TI. Para isso, era necessário realizar toda a criação da infraestrutura para suportar a execução de um peer, além de interligar o mesmo com o orderer da rede blockchain estabelecida pelo órgãos primários. Por fim o BRB também necessitava que fosse realizado um mentoring para a equipe de TI interna que suportará e evoluirá o ambiente.

Desafios na implementação

  • Seguir uma série de processos burocráticos a serem aprovados junto aos órgãos criadores da rede, para se incluir um novo ‘peer’ na rede.
  • Apontar ao cliente os ajustes necessários na aplicação para que ela funcione com a segurança e performance almejada em uma rede permissionada.
  • Estabelecer comunicação entre os nós integrantes da rede, visto a necessidade de configuração de diversas regras de Firewall entre a rede do BRB e dos demais integrantes do consórcio.
  • Alinhar a configuração do peer do BRB com o responsável técnico do Orderer da organização primária, a fim de que o mesmo faça a inserção do peer na rede para que pudesse iniciar as transações válidas na rede.

Solução implementada

Foi implementado o Blockchain Hyperledger Fabric – framework que faz parte da família de softwares open source mantidos pela Linux Foundation e que está se tornando referência na construção de redes blockchain permissionadas e privadas.
Foi instalado um “peer” e um Client CLI, que foi interligado com a rede Blockchain do projeto SCD – Sistema de Contratos Distribuídos e o “Orderer” da rede ficou alocado sob responsabilidade do SERPRO. O ambiente provisionado foi executado em containers com o Docker e toda a configuração do ambiente foi provisionada sob o paradigma de Infrastructure as Code com docker-compose, sendo assim, todas as configurações necessárias para replicar a infraestrutura estão presentes em um arquivo docker-compose.yaml que pode ser facilmente utilizado para escalar e provisionar novos nós à rede com extrema facilidade.

Benefícios e resultados

  • Foi instalado 1 nó (peer) e o nó foi conectando a uma rede BlockChain de outros 5 nós (2 orderers e 3 peers).
  • O peer do BRB foi integrada com a rede SERPRO, e validado com a instanciação do Chaincode disponibilizado pelo SERPRO.
  • Equipe técnica do cliente capacitada através de mentoring sobre a administração do ambiente.
  • Com o peer funcional dentro do prazo, foi possível dar prosseguimento à próxima etapa do desenvolvimento da aplicação.
  • Uma vez que o serviço esteja totalmente funcional ele trará grande economia ao BRB ao consultar o sistema antes de realizar seus contratos de serviços de TI.

Acelere seu crescimento digital com a 4Linux

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade, você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

Apresentamos neste ebook uma variedade de cases de sucesso com detalhamento técnico de várias tecnologias.

Ícone

Linux Debian customizado para mais de 100.000 equipamentos (terminais lotéricos e caixas eletrônicos) da Caixa Econômica Federal

Ícone

Descubra neste ebook como fornecemos suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS.

Ícone

Saiba como implementamos uma solução baseada em Prometheus, TimescaleDB e Dashboards personalizadas no Grafana.

Projetos,
Consultoria,
Suporte.

Na 4Linux, estamos comprometidos em ajudar a transformar sua empresa. Nossas soluções sob medida são projetadas para impulsionar o crescimento, a eficiência e o sucesso do seu negócio. Preencha o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

Conheça outros cases

Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.