O BRB precisava criar uma estrutura de Blockchain com o Hyperledger Fabric em sua infraestrutura local on-premise, para que pudesse ser interligada com o SCD – Sistema de Contratos Distribuidos – que será composto inicialmente pelos “nós” das seguintes organizações participantes: Serpro, BRB, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES. O objetivo deste sistema era tornar possível a distribuição de informações sobre contratos de TI realizados pelos membros do consórcio para os demais, desta forma é possível consultar e comparar os valores e o suporte fornecido pelos prestadores o que permite aos membros tomarem melhores decisões antes de contratar serviços de TI. Para isso, era necessário realizar toda a criação da infraestrutura para suportar a execução de um peer, além de interligar o mesmo com o orderer da rede blockchain estabelecida pelo órgãos primários. Por fim o BRB também necessitava que fosse realizado um mentoring para a equipe de TI interna que suportará e evoluirá o ambiente.
Sobre o projeto
Desafios na implementação
- Seguir uma série de processos burocráticos a serem aprovados junto aos órgãos criadores da rede, para se incluir um novo ‘peer’ na rede.
- Apontar ao cliente os ajustes necessários na aplicação para que ela funcione com a segurança e performance almejada em uma rede permissionada.
- Estabelecer comunicação entre os nós integrantes da rede, visto a necessidade de configuração de diversas regras de Firewall entre a rede do BRB e dos demais integrantes do consórcio.
- Alinhar a configuração do peer do BRB com o responsável técnico do Orderer da organização primária, a fim de que o mesmo faça a inserção do peer na rede para que pudesse iniciar as transações válidas na rede.
Solução implementada
Foi implementado o Blockchain Hyperledger Fabric – framework que faz parte da família de softwares open source mantidos pela Linux Foundation e que está se tornando referência na construção de redes blockchain permissionadas e privadas.
Foi instalado um “peer” e um Client CLI, que foi interligado com a rede Blockchain do projeto SCD – Sistema de Contratos Distribuídos e o “Orderer” da rede ficou alocado sob responsabilidade do SERPRO. O ambiente provisionado foi executado em containers com o Docker e toda a configuração do ambiente foi provisionada sob o paradigma de Infrastructure as Code com docker-compose, sendo assim, todas as configurações necessárias para replicar a infraestrutura estão presentes em um arquivo docker-compose.yaml que pode ser facilmente utilizado para escalar e provisionar novos nós à rede com extrema facilidade.
Benefícios e resultados
- Foi instalado 1 nó (peer) e o nó foi conectando a uma rede BlockChain de outros 5 nós (2 orderers e 3 peers).
- O peer do BRB foi integrada com a rede SERPRO, e validado com a instanciação do Chaincode disponibilizado pelo SERPRO.
- Equipe técnica do cliente capacitada através de mentoring sobre a administração do ambiente.
- Com o peer funcional dentro do prazo, foi possível dar prosseguimento à próxima etapa do desenvolvimento da aplicação.
- Uma vez que o serviço esteja totalmente funcional ele trará grande economia ao BRB ao consultar o sistema antes de realizar seus contratos de serviços de TI.