A empresa utiliza uma aplicação (ERP) responsável por gerenciar todo seu fluxo de negócio, tal aplicação interagia com um banco de dados Firebird sob a plataforma Windows. Esta estrutura começou apresentar diversas ocorrências de lentidão e perda de conexão, o que têm atrapalhado o dia a dia dos usuários/colaboradores e consecutivamente do próprio funcionamento da clínica.
Assim, foi constatado que o gargalo do ambiente era o banco de dados, que devido ao seu crescimento em volume e também em número de requisições não estava mais suportando as novas demandas do ambiente, desta forma foi sugerido a migração para um ambiente mais robusto, utilizando como banco de dados a solução PostgreSQL, contemplando recursos para alta disponibilidade e mecanismos de back-up.
Sobre o projeto
Desafios na implementação
- Garantir redundância do ambiente para evitar que o negócio fosse interrompido em casos de falha.
- A nova solução precisava ser assertiva para resolver os problemas atuais.
- O chaveamento para a nova solução não poderia causar indisponibilidade no sistema do laboratório.
- O cliente não queria fazer nenhuma alteração na aplicação existente.
- Por tratar-se de imagens, os volumes de dados a serem migrados eram grandes.
Solução implementada
A 4Linux realizou a implantação do PostgreSQL em 2 servidores (master-slave) na infraestrutura local (on premise) do cliente.
Os dois servidores foram configurados para prover um ambiente redundante através de uma replicação assíncrona do tipo Primário/Secundário, onde foi escolhido o RepMgr (Replication Manager) recurso nativo do PostgreSQL para gerenciar a replicação entre os nós. Caso fosse necessário alternar os nós, esse chaveamento foi configurado para ser executado de forma manual, devido à questões de segurança (evitar o Split Brain).
Após a migração foi feito tuning nas configurações do PostgreSQL para garantir que o banco de dados use adequadamente os recursos de hardware e faça uso inteligente de toda memória disponível para otimizar processos envolvidos na gravação e leituras dos dados.
Benefícios e resultados
- Problema de performace do banco de dados foi resolvido.
- Ambiente redundante com servidores Primário/Secundário.
- Tunning após a implantação, onde foram analisados parâmetros e métricas de consumo do ambiente em seu funcionamento operacional, para identificar aspectos do PostgreSQL que poderiam ser ajustados para prover maior performance à utilização do cliente.
- Backup através de cópias contínuas com PITR (Point-in-Time Recovery) e cópias full das bases via pgDump garantindo maior resiliência ao ambiente.
- Após o projeto, foi contratado junto à 4Linux um contrato de suporte técnico em regime 8×5.