A Caixa estava em busca de uma ferramenta de comunicação interna (chat) com protocolos de comunicação seguro e que usasse o protocolo XMPP para melhorar a comunicação entre os funcionários da equipe técnica. Devido ao sigilo das informações trocadas entre os funcionários as informações deveriam estar dentro da infraestrutura da Caixa e sob o controle da Caixa. O chat deveria ser open source e estar disponível tanto para desktop como para uso em celulares. Dependendo do sucesso do projeto, a solução também poderia ser usada para demais funcionários da Caixa e demandas externas ( atendimento a clientes das agências virtuais).
Sobre o projeto
Desafios na implementação
- Possibilitar acesso estando fora da rede interna com integração de SSO. Autenticação no openLDAP.
- A solução deveria ser capaz de Realizar videoconferência.
- Ter fácil usabilidade assim como as principais ferramentas de comunicação do mercado (WhatsApp e Telegram), com disponibilidade do idioma nativo português-BR.
- Prover recursos para auditoria das mensagens.
- Cliente deveria usar o protocolo XMPP para aproveitar a infraestrutura já existente criada para o EjabberD.
- Licença open source tanto no server como no cliente.
- Uso em larga escala para suportar até 150.000 usuários.
Solução implementada
Iniciamos a prospecção pelos clientes XMPP listados em http://xmpp.org/software/clients.html e posteriormente expandimos a busca para soluções que usavam outros protocolos.
Após tal prospecção analisou-se mais de uma dezena de softwares (ex: ChatSecure, Monal, Xabber, Actor, Telegram, Ring, Letschat, Matrix, Slac), porém a escolha recaiu sobre o Rocket.chat.
Esta solução apresentou salas de chat encryptadas, chamadas de vídeo (através do Jitsi) e a facilidade de utilizar recursos para autenticação através assinaturas digitais.
Além disso, permite fazer uma bridge com salas IRC e outros protocolos e garante a integração com outras ferramentas de segurança, como SSO.
Benefícios e resultados
- Mensageria interna da empresa em uma aplicação segura e navegando entre redes interna e externa.
- Possibilitou enviar aquivos, áudios e ainda realizar chamada de vídeo.
- Possibilitou criar um Livechat para integrar com as demais ferramentas do cliente. Como App de cartões, agência digital.
- Facilitou a utilização de BOT para atendimento.
- Performance robusta onde não apresentou em nenhum momento lentidão ou falha nos serviços.
- Ferramenta agradou bastante a equipe técnica da Caixa que posteriormente adotou-o para atendimentos externos integrando-o ao WhatsApp.