Setor:
Educação

Implementacão e customizacão de ambiente LMS para um dos maiores centros de concurso do Brasil

Sobre o cliente:

A Fundação foi criada inicialmente para planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso vestibular de uma das maiores Universidades Públicas do Brasil. Além desta missão, desde 1988 a Fundação também realiza – além de exames vestibulares – concursos para diversas instituições públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de ordem Federal, Estadual e Municipal, atendendo também empresas privadas. Atualmente a Fundação conta com mais de 200 funcionários e avaliam cerca de 3 milhões de pessoas por ano.

Resultados

Ícone de uma seta para cima

Redução de custos

O gasto com a infraestrutura teve uma excelente relação custo-benefício, pois parte dos servidores foram ligados automaticamente somente em momento de pico.

Tecnologias usadas

Sobre o projeto

A Fundação precisava capacitar aproximadamente 14 mil professores – em diferentes localidades do Brasil – para corrigir cerca de 7 milhões de redações resultantes do maior exame de nível médio do Brasil organizado pelo MEC anualmente. Esta capacitação tinha que acontecer em um prazo muito curto e a escolha de uma solução open source – sem a necessidade de aquisição de licenças – agilizaria o processo, ainda mais porque todo o cenário seria desativado após a capacitação, servindo exclusivamente para atender uma necessidade pontual ou sazonal. O ambiente ainda precisava suportar picos de milhares de acessos consecutivos e simultâneos, onde toda autenticação dos usuários deveria ocorrer através de uma base interna via webservice.

Desafios na implementação

O projeto previa o apoio da 4Linux para a estruturação – dentro do Moodle – dos cursos a serem usados na capacitação dos professores e estes deveriam – devido ao pouco tempo – ter entregas de tarefas em períodos específicos do dia, o que poderia gerar um impacto no desempenho dos servidores. A customização dos serviços para suportar milhares de conexões simultâneas, tanto dos servidores web quanto os de banco de dados, com certeza, foi um dos principais desafios.
Outra necessidade desafiadora seria o provisionamento de instâncias Auto Scaling, deixando-as prontas para suportar o Moodle sem que houvesse problemas em colocá-las em Loadbalance ou se a mesma fosse desligada.

Solução implementada

A solução escolhida foi o LMS Moodle rodando em nuvem com recurso de auto scaling ( cliente escolheu a Azure, mas poderia ter sido AWS ou GCP). A utilização de uma plataforma em Cloud trouxe grandes benefícios, pois além de não haver um processo para aquisição de novos servidores, este ambiente é muito flexível, o que facilitou o uso do auto scaling – recurso essencial para suportar os momentos de pico da plataforma. Com a infraestrutura definida, optar pelo Moodle foi uma escolha natural, uma vez que outras ferramentas de LMS precisavam de licenciamento e por se tratar de um projeto com um curto tempo de vida, não faria sentido envolver um alto custo de licenciamento anual, sendo que o projeto não iria durar todo esse tempo e ainda mais se existe uma plataforma Open Source que atendia todos os objetivos e requisitos do projeto. Assim, foi feita a customização de um plugin para autenticação dos usuários via webservice, onde o Moodle consumia este serviço.

Benefícios e resultados

  • Todos os professores foram capacitados dentro do prazo, sem a necessidade de viagens ou encontro presenciais
  • O gasto com a infraestrutura teve uma excelente relação custo-benefício, pois parte dos servidores foram ligados automaticamente somente em momento de pico.
  • Tanto os responsáveis pela capacitação como os alunos ficaram muito satisfeitos com a experiência vivida nesta capacitação.
  • Não houve a necessidade de gastos com licenças de software e nem com a compra de hardware.

Acelere seu crescimento digital com a 4Linux

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade, você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

Apresentamos neste ebook uma variedade de cases de sucesso com detalhamento técnico de várias tecnologias.

Ícone

Linux Debian customizado para mais de 100.000 equipamentos (terminais lotéricos e caixas eletrônicos) da Caixa Econômica Federal

Ícone

Descubra neste ebook como fornecemos suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS.

Ícone

Saiba como implementamos uma solução baseada em Prometheus, TimescaleDB e Dashboards personalizadas no Grafana.

Projetos,
Consultoria,
Suporte.

Na 4Linux, estamos comprometidos em ajudar a transformar sua empresa. Nossas soluções sob medida são projetadas para impulsionar o crescimento, a eficiência e o sucesso do seu negócio. Preencha o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

Conheça outros cases

Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.