Setor:
Educação

Monitoramento Zabbix, Grafana e Graylog

Sobre o cliente:

Esta renomada instituição de ensino foi criada na Ásia em 1958, chegando ao Brasil em 1977 e hoje está presente em mais de 50 países, por meio de sua metodologia própria, visa incentivar nas crianças a autonomia de seus estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada uma por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado. Ocupa o 8º lugar no ranking de maiores redes de franquias no Brasil e foi eleita, por quatro anos, como a melhor microfranquia do país.

Resultados

Ícone de uma seta para cima

Comunicação eficiente

Transferência de conhecimento para que a equipe de TI local pudesse administrar o novo ambiente de forma independente.

Ícone de uma seta para cima

Experiência aprimorada

Dashboards gerenciais intuitivas e de fácil leitura para rápido diagnóstico e identificação de problemas.

Tecnologias usadas

Sobre o projeto

A instituição precisava monitorar seus recursos de infraestrutura de redes como Firewall e Switches e também seus demais ativos, como os servidores responsáveis por prover todos os serviços aos usuários. O ambiente conta com cerca de 100x servidores, divididos em ambientes Linux e Windows e possui também dispositivos como Firewall Juniper, Switches Dell e 3COM. Também deveria ser realizado o monitoramento de SLA de um dos serviços, além de contemplar uma solução para Backup.
As métricas precisavam ser expostas de forma intuitivas para que a alta gerência conseguissem interpretá-las sem dificuldades. O cliente também gostaria de ser mais pró-ativo em relação aos problemas que ocorriam em seu parque de TI, já que muitas vezes precisava recorrer aos logs dos recursos para o diagnóstico; desta forma, queriam centralizar esses logs para que a equipe conseguisse aumentar sua performance e tempo o de resposta aos incidentes.

Desafios na implementação

  • O cliente possuía diversas unidades descentralizadas que são suportados pela mesma equipe , portanto estes ambientes também precisavam estar com monitoramento ativo.
  • Capacitar a equipe para que ela pudesse administrar o novo ambiente de forma independente é sempre um desafio devido a falta de tempo dos profissionais de TI.
  • Análise de logs com viés de segurança (SIEM).
  • Disponibilizar um mapa da infraestrutura central com seus ativos sendo monitorados para fácil diagnóstico.
  • Dashboards analíticas com as métricas coletadas do ambiente – de fácil interpretação – para que pudesse ser usada pela alta gerência.

Solução implementada

Foi definido para este cliente uma stack de soluções open source que em conjunto pudessem entregar o resultado de uma plataforma robusta de monitoramento. Foi empregado o Zabbix para o monitoramento de servidores, ativos e serviços de rede; ele foi integrado ao Grafana para disponibilizar Dashboards analíticas e o Graylog para centralização e análise de logs do ambiente, que também ocorrem através de dashboards do próprio Graylog. O ambiente foi configurado para que alertas fossem disparados de acordo com a sua criticidade para um e-mail cadastrado e também para um grupo do Telegram.
Nas unidades remotas ainda foi utilizado o Zabbix Proxy, para que as métricas pudessem ser retidas em caso de uma falha de conexão com o ambiente central.

Benefícios e resultados

  • Plataforma de monitoramento completa e robusta, sem limitação de uso ou ativos monitorados (sem nenhuma cobrança ou custo de licenciamento mensal/anual).
  • Dashboards gerenciais intuitivas e de fácil leitura para rápido diagnóstico e identificação de problemas.
  • Análise dos logs centralizados através de dashboards, permitindo que eventos possam ser correlacionados e alertas sejam enviados quando uma anomalia é detectada, sendo aderente ao modelo SIEM.
  • Alertas enviados via correio eletrônico ou mensagem ao grupo do Telegram com a participação dos técnicos responsáveis.
  • Transferência de conhecimento para que a equipe de TI local pudesse administrar o novo ambiente de forma independente.

Acelere seu crescimento digital com a 4Linux

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade, você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

Apresentamos neste ebook uma variedade de cases de sucesso com detalhamento técnico de várias tecnologias.

Ícone

Linux Debian customizado para mais de 100.000 equipamentos (terminais lotéricos e caixas eletrônicos) da Caixa Econômica Federal

Ícone

Descubra neste ebook como fornecemos suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS.

Ícone

Saiba como implementamos uma solução baseada em Prometheus, TimescaleDB e Dashboards personalizadas no Grafana.

Projetos,
Consultoria,
Suporte.

Na 4Linux, estamos comprometidos em ajudar a transformar sua empresa. Nossas soluções sob medida são projetadas para impulsionar o crescimento, a eficiência e o sucesso do seu negócio. Preencha o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

Conheça outros cases

Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.