Setor:
Recursos Humanos

Migração de aplicações para containers dockers e micro serviços.

Sobre o cliente:

A Startup Rankdone é um spin off da 4Linux , foi criada em 2016 e é a maior plataforma brasileira para aplicação de testes em candidatos durante os processos seletivos. O produto é comercializado como SaaS e possui clientes como Sicoob, KPMG e DPascoal. Em 2017, foi uma das startups escolhidas pelo InovaBra (programa de inovação do Banco Bradesco) e com isso vem experimentando um crescimento exponencial.

Resultados

Ícone de uma seta para cima

Redução

Redução dos custos da empresa evitando desperdícios de recursos de infraestrutura.

Tecnologias usadas

Sobre o projeto

A Rankdone é uma aplicação composta de um backend em PHP, um frontend em TypeScript (Angular) e diversos micro serviços, escritos em diversas linguagens(Python, NodeJS, PHP…) , que agregam novas funcionalidades como um serviço de chat e um corretor de redações utilizando ferramentas de Machine Learning. Antes de ser migrada para Docker a aplicação enfrentava dificuldades nos deploys, que precisavam ser agendados devido a possibilidade de quebra do sistema em ambiente de produção, eram demorados e instáveis. Além disso a aplicação dependia dos serviços oferecidos pelo servidor utilizado que apresentavam instabilidade e constantemente exigiam manutenção por parte dos desenvolvedores.

Desafios na implementação

  • Mapear as dependências da aplicação e encontrar soluções Open Source que fornecem os mesmos serviços.
  • Mapear as dependências de infraestrutura da aplicação.
  • Automatizar o processo de deploy incluindo toda a bateria de testes antes de atualizar a aplicação em produção.
  • Centralizar os logs das possíveis réplicas da aplicação em um único local.
  • Criar um sistema de Service Discovery para os nós da aplicação já que os endereços são dinâmicos e não podem ser fixados no código.

Solução implementada

Para cada serviço da Rankdone (backend, frontend e os micro serviços) criamos um Dockerfile que encapsula a aplicação e um docker-compose.yml que versiona o ambiente da aplicação. Com o docker-compose o desenvolvedor consegue facilmente reproduzir toda a infraestrutura que a aplicação necessita (banco de dados, fila de mensagem, cache, etc) e o administrador pode utilizar o mesmo docker-compose como base para gerenciar a infraestrutura de produção. Implementamos pipelines, utilizando Jenkins, que utilizam essas imagens para rodar uma bateria de testes em cima do serviços e automaticamente atualizar a aplicação em produção caso erros não sejam encontrados.

Benefícios e resultados

  • Alta disponibilidade e escalabilidade horizontal da aplicação em ambiente de produção.
  • Redução dos custos da empresa evitando desperdícios de recursos de infraestrutura.
  • Melhoria na gestão de conhecimento e transparência por parte da equipe técnica (evitando “hacks” ou “macetes” que apenas um desenvolvedor conhece).
  • Centralização dos logs da aplicação em um único serviço.
  • Autonomia da equipe de desenvolvimento para provisionar recursos para a aplicação (não há mais a necessidade de solicitar um V.M).

Acelere seu crescimento digital com a 4Linux

Para atingir todos os seus objetivos de negócio e crescer digitalmente com velocidade, você precisa do melhor em criatividade, performance e tecnologia.

Apresentamos neste ebook uma variedade de cases de sucesso com detalhamento técnico de várias tecnologias.

Ícone

Linux Debian customizado para mais de 100.000 equipamentos (terminais lotéricos e caixas eletrônicos) da Caixa Econômica Federal

Ícone

Descubra neste ebook como fornecemos suporte 24x7 para mais de uma centena de servidores Linux CentOS.

Ícone

Saiba como implementamos uma solução baseada em Prometheus, TimescaleDB e Dashboards personalizadas no Grafana.

Projetos,
Consultoria,
Suporte.

Na 4Linux, estamos comprometidos em ajudar a transformar sua empresa. Nossas soluções sob medida são projetadas para impulsionar o crescimento, a eficiência e o sucesso do seu negócio. Preencha o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

Conheça outros cases

Telegram logo
Whatsapp Logo
small_c_popup.png

Quer receber todos os cases da 4Linux em formato de e-book?

Ele pode servir de inspiração ou rumo para o seu próximo projeto utilizando software open source.

Ao clicar em enviar você estará de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos LGPD.