Os cooperados precisam estar constantemente atualizados. Os treinamentos, já não eram mais ‘simples treinamentos’ pois o cliente começou a ministrar cursos de especialização e MBA na área de Cooperativismo e a plataforma de ensino a distância precisava ter melhor desempenho e uma estrutura com suporte a falhas. Outra necessidade conhecida era a falta de atualizações do Moodle, pois a versão que estava sendo utilizada já não era mais suportada e a falta de atualizações gerava problemas por não suportar novos plugins, falta de correção de bugs e o não acesso aos novos recursos disponíveis à plataforma que são liberados em suas releases. O cliente não tinha ambiente de testes e homologação e havia frequentes indisponibilidades no ambiente de produção. O cliente queria rodar o Moodle em nuvem.
Sobre o projeto
Desafios na implementação
O principal desafio do projeto foi a atualização da plataforma Moodle sem perdas de conteúdo e em tempo curto. A plataforma que estava em produção estava 9 versões majoritárias defasadas (mais de 100 versões minoritárias) o que representava mais de 4 anos de atualizações pendentes. Neste cenário, a perda de conteúdo era bastante possível.
Outro pré-requisito do projeto era o melhor desempenho da plataforma, para uma melhor experiência dos alunos, e para isso foi implementado tunning em todos os servidores envolvidos no projeto: Banco de Dados, Servidor Web, Clusterização dos dados e Servidor de Cache da Aplicação.
Solução implementada
Apesar de já usar o Moodle o cliente analisou outras opções de LMS mas optou por manter o Moodle. O Moodle atendia muito bem todas as necessidades do cliente. O investimento que seria feito para utilização de uma nova plataforma que não fosse o Moodle seria muito maior. Além do custo com licenças, haveria o custo com a capacitação da equipe e dos 4000 alunos que já estavam habituados no uso da plataforma. Outro ponto que foi considerado fortemente diz respeito a migração dos 600 cursos já existentes na plataforma e a necessidade de adaptação dos mesmos caso fosse para um novo LMS. Uma das premissas do projeto era a necessidade de migrar para um ambiente SaaS, com controle de versão e a possibilidade de atualizações mais constante da plataforma e que isso fosse suportado pela empresa contratada por especialistas tanto em Infraestrutura como no Moodle.
Benefícios e resultados
- O ambiente foi migrado para uma estrutura em Cloud com servidores em Cluster(o cliente optou pela AWS mas a 4Linux poderia fazer esta implementação também na Azure ou Google Cloud).
- O resultado da migração e do tuning apresentaram uma performance do ambiente melhor do que o esperado, pois além do tunning feito foi utilizado um novo tema na plataforma, que tornou a navegação ainda mais rápida.
- Além do ambiente de produção foi criado ambientes de teste e de homologação, separados da produção. Eliminando indisponibilidade em produção para testar um novo recurso ou plugin do Moodle.