A Fundação precisava capacitar aproximadamente 14 mil professores – em diferentes localidades do Brasil – para corrigir cerca de 7 milhões de redações resultantes do maior exame de nível médio do Brasil organizado pelo MEC anualmente. Esta capacitação tinha que acontecer em um prazo muito curto e a escolha de uma solução open source – sem a necessidade de aquisição de licenças – agilizaria o processo, ainda mais porque todo o cenário seria desativado após a capacitação, servindo exclusivamente para atender uma necessidade pontual ou sazonal. O ambiente ainda precisava suportar picos de milhares de acessos consecutivos e simultâneos, onde toda autenticação dos usuários deveria ocorrer através de uma base interna via webservice.
Sobre o projeto
Desafios na implementação
O projeto previa o apoio da 4Linux para a estruturação – dentro do Moodle – dos cursos a serem usados na capacitação dos professores e estes deveriam – devido ao pouco tempo – ter entregas de tarefas em períodos específicos do dia, o que poderia gerar um impacto no desempenho dos servidores. A customização dos serviços para suportar milhares de conexões simultâneas, tanto dos servidores web quanto os de banco de dados, com certeza, foi um dos principais desafios.
Outra necessidade desafiadora seria o provisionamento de instâncias Auto Scaling, deixando-as prontas para suportar o Moodle sem que houvesse problemas em colocá-las em Loadbalance ou se a mesma fosse desligada.
Solução implementada
A solução escolhida foi o LMS Moodle rodando em nuvem com recurso de auto scaling ( cliente escolheu a Azure, mas poderia ter sido AWS ou GCP). A utilização de uma plataforma em Cloud trouxe grandes benefícios, pois além de não haver um processo para aquisição de novos servidores, este ambiente é muito flexível, o que facilitou o uso do auto scaling – recurso essencial para suportar os momentos de pico da plataforma. Com a infraestrutura definida, optar pelo Moodle foi uma escolha natural, uma vez que outras ferramentas de LMS precisavam de licenciamento e por se tratar de um projeto com um curto tempo de vida, não faria sentido envolver um alto custo de licenciamento anual, sendo que o projeto não iria durar todo esse tempo e ainda mais se existe uma plataforma Open Source que atendia todos os objetivos e requisitos do projeto. Assim, foi feita a customização de um plugin para autenticação dos usuários via webservice, onde o Moodle consumia este serviço.
Benefícios e resultados
- Todos os professores foram capacitados dentro do prazo, sem a necessidade de viagens ou encontro presenciais
- O gasto com a infraestrutura teve uma excelente relação custo-benefício, pois parte dos servidores foram ligados automaticamente somente em momento de pico.
- Tanto os responsáveis pela capacitação como os alunos ficaram muito satisfeitos com a experiência vivida nesta capacitação.
- Não houve a necessidade de gastos com licenças de software e nem com a compra de hardware.